1 / 24

Pescado na Merenda Escolar: Avanços e Dificuldades

Pescado na Merenda Escolar: Avanços e Dificuldades. Inserir filme maquinario CMS. Inserir filme maquinario CMS. O maquinário para fabricação de CMS é muito compacto e ocupa pequeno espaço dentro do layout da planta processadora.

mura
Download Presentation

Pescado na Merenda Escolar: Avanços e Dificuldades

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Pescado na Merenda Escolar:Avanços e Dificuldades

  2. Inserir filme maquinario CMS

  3. Inserir filme maquinario CMS

  4. O maquinário para fabricação de CMS é muito compacto e ocupa pequeno espaço dentro do layout da planta processadora O cms ( picadinho) de peixe pode ser fabricado em pequenas unidades de beneficiamento

  5. Atualmente o PREME – Programa de Regionalização da Merenda Escolar - adquire, para o cardápio da merenda da rede de escolas públicas, cerca de 350 toneladas / ano de produtos derivados de pescado: Picadinho de Peixe (CMS) fabricado com matérias primas das espécies de Jaraqui, Branquinha e Cubiu, Curimatã, etc;Filé de Peixe de Mapará e Aruanã e o produto Pirarucu Salgado Seco, produtos adquiridos de agroindústrias instaladas nos municípios de Manacapuru, Itacoatiara, Iranduba, Maués e Maraã.

  6. O mercado potencial da merenda escolar no Brasil São 52 milhões de estudantes no ensino fundamental consumindo refeições diariamente durante oito meses do ano escolar. - A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças e jovens nessa fase escolar deva consumir 250 gramas de CMS de pescado por semana, fora outros produtos de origem animal,, ou 1,0 kg de CMS de peixe por mês, o que equivale a 8,0 (oito) quilos por ano. - Considerando estes números (52.000.000 alunos x 8,0 kg CMS) a merenda escolar tem potencial para demandar cerca de 416.000 toneladas de picadinho de peixes por ano, enquanto a produção de peixes no Brasil é estimada em menos de 1.500.000 de toneladas/ano.

  7. O mercado potencial da merenda escolar no Amazonas Atualmente no AM o PREME fornece produtos para merenda escolar de aproximadamente 900.000 estudantes da rede de escolas publicas (SEDUC e SEMED), que consomem refeições diariamente durante oito meses do ano escolar. - Considerando a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e levando em conta apenas as escolas que atualmente vem sendo atendido pelo PREME (900.000 alunos), o mercado da merenda escolar no AM tem potencial para absorver cerca de 7.200.000 quilos (900.000 alunos x 8,0 kg/ano = 7.200 toneladas) de picadinho e filé de peixe. - Para produzir este volume de produtos (CMS e filés) serão necessários cerca de 22.000 toneladas de matérias primas, cujo fornecimento às unidades de beneficiamento pode envolver os pequenos pescadores e piscicultores.

  8. PERSPECTIVAS x PROBLEMAS x SOLUÇÕES:- O Amazonas tem grande potencial de produção de peixes tanto da pesca artesanal, da piscicultura como de Unidades de Conservação de Uso Sustentável (+ 40 Ucs);- A íctiofauna do AM conta com mais de 2000 espécies de peixes, das quais menos de 50 concentra o esforço de pesca da frota artesanal que abastece o mercado local, e destas a maior parte é de espécies de baixo valor comercial (peixes populares de pequeno porte);- O Amazonas tem maior mercado consumidor de peixes do Brasil, cujo consumo percapita é tres vezes a média nacional e a maior produção de peixes de água doce: 150.000 / 180.000 ton / ano;;- São poucos os municípios do AM que possuem Entreposto de Pescado com Serviço de Inspeção;- O mercado da merenda escolar nos munícípios do interior pode ser explorado por pequenas agroindústrias destinadas a fabricação de CMS apoiadas pelas prefeituras das regiões de calhas de rios e pelo Programa Kit – Despolpadeira do MPA;- Formação de Consórcios deSegurançaAlimentareDesenvolvimento Local (CONSAD):Os Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (CONSAD) são arranjos territoriais em regiões de baixo índice de desenvolvimento com objetivo de promover a cooperação entre municípios, em prol da segurança alimentar e do desenvolvimento local,aproveitando as potencialidades regionais.

  9. A Merenda Escolar está inserida na política de Segurança Alimentar e Nutricionalque os Governos Federal, Estaduais e Municipais incentivam e apoiam por meio de ações, programas de estímulo à produção, à distribuição e ao consumo de alimentos, envolvendo várias instituições como: Ministério da Educação, Ministério da Pesca, MDA, MDS , MAPA / CONAB etc É a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos saudáveis, de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer a satisfação de outras necessidades essenciais, respeitando a diversidade cultural e que sejam ambiental, econômica e socialmente sustentáveis. É importante ressaltar que o direito a alimentação não envolve apenas os aspectos materiais como quantidade, qualidade e acesso, mas também os aspectos culturais da alimentação, ou seja, deve-se respeitar a cultura alimentar de cada um, e ,neste aspecto, o peixe no cardápio da merenda na rede de escolas publica do AM é de fundamental importância visto o principal produto do hábito alimentar do amazonense é o PEIXE!! A segurança alimentar está mais assegurada quando os alimentos são produzidos, processados, armazenados, distribuídos localmente, como é ocaso dos produtos regionais do Amazonas inseridos no PREME.

  10. O picadinho de peixe (CMS) na merenda escolar é uma inovação dos pesquisadores, técnicos e dirigentes de instituições do Estado do Amazonas, em especial a Agencia de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – ADS,com o PREME que se tornou uma referência e modelo para outros estados. O ex-Ministro da Pesca numa visita a Manaus para conhecer o PREME e participar da merenda que era servida o picadinho de peixe (CMS) numa escola da SEDUC.

  11. MISSÃO Contribuirpara o desenvolvimentoeconômico do Estado do Amazonas, com base nosrecursosflorestais, agropecuários, minerais e pesqueiros, garantindo a geração de renda local e conservação. VISÃO Ser referêncianacionalnaConstrução de soluçõessocioecômicaspara o desenvolvimentosustentável do agroextrativismonaAmazônia. PÚBLICO ALVO Agente catalisador das negociações entre os produtores rurais e extrativistas, suas associações e cooperativas e os mercados consumidores privados e governamentais.

  12. FUNDAMENTOS DA INEXIGIBILIDADE • Credenciamento de Produtores: inexigibilidade de licitação por inviabilidade de competição (Art.25, Caput da Lei № 8.666/93). • Apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais, priorizando as comunidades tradicionais... (Art. 2•, Inciso V da Lei N•11.947 de 16/06/09); • Programa Amazonas Rural – Ação interinstitucional para a interiorização do desenvolvimento, p.ex: produção x educação (Lei Delegada № 2 /2005); • Padronização – Mobiliário Escolar (Decreto Estadual № 25.316/2005); • Todos os credenciados fornecem segundo a sua capacidade de produção.

  13. RESUMO (2005 – 2013) | SEDUC E SEMED Lei Nº 3.454 de 10 de dezembro de 2009

  14. PRODUTOS QUE INTEGRAM O CARDÁPIO DO PREME/SEDUC - 2013 ORIGEM EXTRATIVISTA PRODUTO PROCESSADO

  15. PRODUTOS QUE INTEGRAM O CARDÁPIO DO PREME/SEMED - 2013 PRODUTOS REGIONAIS IN NATURA PRODUTO PROCESSADO

  16. RESULTADOS ALCANÇADOS- SEDUC TOTAL 2004-2013: R$ 132.811.000,00 PRODUÇÃO ADQUIRIDA: 35.349 Ton

  17. RESULTADOS ALCANÇADOS - SEMED TOTAL 2007-2013: R$ 28.402.127,80 PRODUÇÃO ADQUIRIDA: 8.058 Ton OBS: NÃO HOUVE CONVÊNIO EM 2012.

  18. FORNECEDORES DE GÊNEROS 2013

  19. REQUISITOS PARA CREDENCIAMENTO

  20. AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO AMAZONAS ADS Av. Getúlio Vargas, 1126 – Centro Manaus-AM CEP 69020-011 (92) 4009-8400 (PABX) (92) 4009-8469 (92) 4009-8434 (FAX) www.ads.am.gov.br rigobertopontes@yahoo.com.br rigoberto@ads.am.gov.br (92) 40098440; 84150549; 93117813

More Related