1 / 16

A QUEM SE DIRIGE O TRABALHO DA POLÍCIA:

A QUEM SE DIRIGE O TRABALHO DA POLÍCIA:. Novas exigências de foco de atuação e as distorções clássicas. Wagner Soares de Lima. Área do conhecimento: DIREITOS HUMANOS.

monifa
Download Presentation

A QUEM SE DIRIGE O TRABALHO DA POLÍCIA:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A QUEM SE DIRIGE O TRABALHO DA POLÍCIA: Novas exigências de foco de atuação e as distorções clássicas Wagner Soares de Lima

  2. Área do conhecimento: DIREITOS HUMANOS Palavras-chaves: Polícia de Estado, Polícia do governo, Polícia da Sociedade, Estado Policial, Corporativismo, Estado Democrático de Direito.

  3. A quem se dirige os esforços do aparato policial? Governo Sociedade Estado Polícia

  4. Classificação por foco de atuação Corporativismo Polícia de Estado Estado Policial Polícia do Governo Polícia Cidadã

  5. Polícia de Estado “[...] em um Estado de Direito, então as instituições estatais precisam servir de instrumento de manutenção da ordem pré-estabelecida.” Trata-se de uma polícia de características mais permanentes, mais autônoma, não se submete aos intentos dos governos transitórios

  6. Polícia de Estado Apesar de ser uma condição desejada no meio jurídico, pode levar a um formalismo em demasia, considerando a lei como letra seca Perdendo a capacidade de por em prática o bom senso da flexibilidade que é exigido no trato com pessoas.

  7. Polícia doGoverno “[...] a polícia – acaba sendo usada como mero complemento condutor dos interesses do eventual e temporário dirigente no poder, não passando de mera fórmula para atingir, camuflados em atuações de interesse público, objetivos políticos, e outros, distanciados da sua verdadeira atribuição”

  8. Polícia de Estado “É normal que a linha partidária do governo indique caminhos diferentes para a gestão desses órgãos, conforme o plano de governo planejado[...]” mas quando isso dá lugar à “politicagem”, fins meramente eleitoreiros ou de nítido benefício de grupos de poder, a polícia passa a ser servil e subserviente

  9. Corporativismo Governo Sociedade Estado Polícia Corporativismo

  10. Corporativismo “Quando uma instituição cresce o suficiente e se firma com sua dinâmica interna própria [...]” “[...] ela se volta para si mesma, desprezando os interesses de quem são a razão primeira dela existir.”

  11. Estado Policial Sociedade Estado POLÍCIA Governo

  12. Estado Policial “O avanço dessa situação é quando integrantes dos órgãos de segurança chegam ao governo” “A polícia deixa de solucionar os problemas da segurança, promovendo paz e passa a ser um dos instigadores da violência.” (Zaverucha, 2003)

  13. Alternância e simultaneidade Todas essas distorções ocorrem simultaneamente, com a alternância entre fases em que se destaca uma ou outra situação

  14. Modelo acertado para o contexto atual: Combinação entre uma Polícia de Estado com atuação cidadã

  15. Modelo acertado para o contexto atual: Como construir esse modelo? Como reformar a polícia atual?

  16. cidadaossp.worpress.com wagnersoaresdelima@yahoo.com.br

More Related