U04 as for as do mercado
Download
1 / 15

U04 – As Forças do Mercado - PowerPoint PPT Presentation


  • 51 Views
  • Uploaded on

U04 – As Forças do Mercado. Grupo 0 8F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende. Em um passado não muito distante o conceito de logística representava um enfoque funcional segmentado do processo de produção.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' U04 – As Forças do Mercado' - mimis


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
U04 as for as do mercado

U04 – As Forças do Mercado

Grupo 08F

Thiago Moraes

Raíssa Ávila

Carolina Lossio

Renata Rezende


Em um passado não muito distante o conceito de logística representava um enfoque funcional segmentado do processo de produção

  • A globalização, a união de mercados (alianças), o aumento da competitividade e o acesso a tecnologias mudaram o cenário corporativo.


Sendo assim a Logística precisa ser entendida como ferramenta que abarca o processo produtivo desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto acabado na casa do cliente

A Logística deve caracterizar-se pela integração das áreas


A preocupa o primordial da log stica deve ser o controle de estoque

A preocupação ferramenta que abarca o processo produtivo desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto acabado na casa do clienteprimordial da Logística deve ser o controle de estoque

Ter ou não ter Estoque?

(pergunta para reflexão/debate do grupo e turma)


Consequências ferramenta que abarca o processo produtivo desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto acabado na casa do cliente de se seguir o enfoque tradicional da logística:

  • Falta de foco no cliente;

  • Níveis de serviço abaixo do desejado;

  • Custos de Logística elevados;

  • Excesso de capital operacional empregado em estoques;

  • Ciclos longos de produção e pouca flexibilidade

O antigo conceito da área de logística (um enfoque funcional segmentado) está com os dias contados devido à pressão da mudança do papel da logística.


Fatores de press o da mudan a do papel da log stica

Fatores ferramenta que abarca o processo produtivo desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto acabado na casa do clientede Pressão da Mudança do Papel da Logística

Competição externa - fatores competitivos como preço baixo, qualidade alta e entrega rápida geram objetivos de desempenho que se cumpridos agregam valor à empresa.


Ciclo de vida do produto ferramenta que abarca o processo produtivo desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto acabado na casa do cliente- os produtos estão ficando obsoletos num espaço de tempo cada vez mais curto. Inovar em tecnologia e elaborar produtos novos destacam a empresa dentre as outras e mantém a sua imagem ligada à inovação e preocupação com o cliente.


Clientes mais exigentes e mais bem informados ferramenta que abarca o processo produtivo desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto acabado na casa do cliente- Os clientes estão melhor informados e exigem mais das empresas. Portanto se uma empresa consegue fidelizar um desses clientes, com certeza será difícil uma migração para outra empresa que não ofereçeos mesmos benefícios da atual.


Racionalização da base de fornecedores ferramenta que abarca o processo produtivo desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto acabado na casa do cliente- as empresas estão minimizando o quantitativo de fornecedores e incorporando a eles parte do processo produtivo para que etapas da produção sejam abarcadas pelo fornecedor, ficando a cargo da empresa a finalização/acabamento do produto final. Otimização dos recursos, diminuição dos gastos e parcerias estratégicas são as consequências dessa racionalização.


Papel mais restritos dos distribuidores ferramenta que abarca o processo produtivo desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto acabado na casa do cliente- Com o intuito de nunca deixar que o produto esteja acessível ao consumidor, após o produto finalizado, a empresa deverá se preocupar em não seguir várias linhas de distribuição. A entrega rápida e eficiente reduz custos e otimiza lucros. Etapas da entrega que atrasam a chegada ao varejo devem ser limadas e os distribuidores melhor selecionados. Se a empresa arcar com uma tarefa a mais poderá eliminar a distribuição terceirizada e fazer ela mesma o contato com o varejo e por consequência perceberá peculiaridades de seu mercado.


Demanda por parcerias ferramenta que abarca o processo produtivo desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto acabado na casa do cliente- As empresas estão fazendo alianças com outras e trazendo seus fornecedores pra junto do negócio a fim de receber insumos especializados e trabalhar junto em bloco para enfrentar cenários desafiadores.


Cadeia de log stica integrada ou supply chain

Cadeia ferramenta que abarca o processo produtivo desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto acabado na casa do clientede Logística Integrada ou SupplyChain

Essa pressão pela mudança do papel da logística promove a adoção do conceito de:


Trata-se de uma abordagem macro da logística que considera não somente a etapa produtiva mas todos os processos que compõe a elaboração do produto. Desde a obtenção da matéria prima, passando pelos fornecedores de demais insumos e o ciclo produtivo, e indo além da fase de distribuição e entrega do produto ao consumidor, a cadeia de logística integrada é o modo inteligente e estratégico de se administrar o ciclo de produção. Demais áreas como Finanças, RH e Marketing também estão inseridas nessa visão. Desta forma os atores podem participar desse ciclo e os feedbacks otimizam o universo da cadeia maximizando os ganhos de todos os envolvidos, até do consumidor final que recebe um produto com maior qualidade e com preço justo.


Slides elaborados pelo subgrupo 1 thiago e renata

Slides elaborados não somente a etapa produtiva mas todos os processos que pelo Subgrupo 1: Thiago e Renata


ad