Alimento espiritual semanal 29 09 07 05 10 07
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 9

ALIMENTO ESPIRITUAL SEMANAL 29.09.07 – 05.10.07 PowerPoint PPT Presentation


  • 48 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

ALIMENTO ESPIRITUAL SEMANAL 29.09.07 – 05.10.07. Formatado por: [email protected] (Atenas).

Download Presentation

ALIMENTO ESPIRITUAL SEMANAL 29.09.07 – 05.10.07

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Alimento espiritual semanal 29 09 07 05 10 07

ALIMENTO ESPIRITUAL SEMANAL29.09.07 – 05.10.07

Formatado por:

[email protected]


Alimento espiritual semanal 29 09 07 05 10 07

(Atenas)


Alimento espiritual semanal 29 09 07 05 10 07

29.09.07 – sábado – LUZ NO TÚNEL (leia o Salmo 27)1 Coríntios 15.58 – Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.

Fui escolhido para transportar um grupo de crianças a um programa de estudo bíblico em Ndalatando, Angola. Naquela época os horrores da guerra tornavam perigoso viajar pela estrada que eu teria que tomar. Eu sabia de casos de pessoas desaparecidas ou mortas e de ônibus que eram queimados. Minha família me aconselhou a considerar o risco de viajar até ali, mas as palavras do Salmo 27.1 me vieram à mente: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?”.

Orei, me preparei e saí em viagem. Por toda a estrada, as marcas da guerra eram tão óbvias que todas as pessoas do ônibus permaneceram em silêncio. Era o Poder de Deus que nos sustentava.

Chegamos sãos e salvos em Ndalatando. Trabalhei ali com centenas de crianças no estudo bíblico. Assim como Deus me guiou, Ele também guiará você, mesmo em lugares difíceis.

Oração: Amado Deus, traz a Paz aos lugares em que há guerra. Ajuda-nos a participarmos disso. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nos guia e nos protege.

Oremos pelas crianças nos países em guerra.


Alimento espiritual semanal 29 09 07 05 10 07

30.09.07 – domingo – DOCE OU AZEDO? (leia 1 Pedro 3.8-12)Provérbios 16.24 – Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.

Em nossos relacionamentos diários, com que freqüência abençoamos uns aos outros por meio das nossas palavras? Será que o oposto é verdadeiro? Serão nossas palavras maldições?

Minha filha adolescente está deixando um emprego no qual seu patrão tem um temperamento difícil. Suas palavras mordazes são como maldições ao coração sensível dela. Este é seu primeiro emprego e, até agora, ela nunca tinha estado exposta a uma linguagem ríspida e à crítica constante.

A situação dela me faz lembrar do tema de uma conferência para mulheres da qual eu tinha participado no ano anterior. Os palestrantes falaram sobre o fortalecimento e as bênçãos que podemos levar uns aos outros quando falamos coisas úteis e positivas. Percebi a necessidade de abençoar as pessoas em minha vida. Comecei, então, a escrever palavras especiais de amor e de gratidão em cartões. Um parente disse que aquele fora o melhor presente de aniversário que já havia recebido. Ele nunca ouvira alguém dizer coisas tão boas sobre ele, e as palavras que escrevi trouxeram lágrimas aos seus olhos.

Oração: Senhor amado, oramos para que nossas palavras sempre tragam a cura. Que elas edifiquem, e não destruam. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: As palavras que escolhemos podem fazer a diferença na vida de alguém.

Oremos para que nossas palavras abençoem os que nos cercam.


Alimento espiritual semanal 29 09 07 05 10 07

01.10.07 – segunda-feira – AGUARDANDO SILENCIOSAMENTE (leia Lamentações 3.22-33)Lamentações 3.25-26 – Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio.

Quão admirável é o Deus de toda a História também agir em nossas vidas individuais. Ele oferece a cada um de nós um relacionamento pessoal, manifestando-se nos detalhes da vida. Se ao menos eu pudesse aguardar silenciosamente não deixando de vê-Lo em ação! Deus apresenta perguntas e respostas para me ensinar e me acalmar. Às vezes, no meio de um dia atarefado ou quando estou afastado de tudo e de todos, sinto a Sua Presença trazendo, silenciosamente, o sustento para minha alma. Eu posso estar buscando a Deus ou posso ser surpreendido por Ele. Posso ter buscado um momento tranqüilo para me aproximar de Deus. No entanto, é ainda mais provável que Ele irrompa na correria desatenta de minha vida com um momento que me leve a perceber a Sua Presença.

Creio que aprender a esperar silenciosamente está no centro da nossa herança de fé. Por toda a Bíblia, as palavras desta passagem de Lamentações são ilustradas por fiéis lutadores: Noé, Ana, Elias, Daniel, Pedro, Paulo, Maria e muitos outros. Eles me desafiam a “aguardar silenciosamente” em meu relacionamento com Deus.

Oração: Amado Deus, obrigado pelo Teu convite para que eu me encontre Contigo neste mundo tão corrido. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como Deus irrompe em minha vida tão agitada?

Oremos pelas pessoas ocupadas demais para passar um tempo silencioso com Deus.


Alimento espiritual semanal 29 09 07 05 10 07

02.10.07 – terça-feira – GERAÇÕES (leia Deuteronômio 11.8-21)Salmo 145.4 – Uma geração louvará a outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos.

Em 1942 uma vizinha convidou minha avó para participar de um culto em sua casa. Ela aceitou, lembrando-se da Escola Dominical que tinha freqüentado na Espanha e dos hinos que aprendera quando criança.

Minha avó continuou a freqüentar os cultos. Cheia de entusiasmo, ela trouxe suas filhas e netos a Cristo. Então, meu avô aceitou a Cristo como seu Salvador.

Os anos passaram e nossa família permaneceu fiel ao Senhor. Meus filhos e netos sabem que Deus os ama e que Jesus Cristo é o seu Salvador. Por cinco gerações temos sido fiéis a Cristo.

Graças a uma vizinha, que alimentou a semente do Evangelho no coração da minha avó, temos colhido as Bênçãos de Deus há gerações.

Oração: Obrigada, ó Deus, por enviares a Tua Palavra, que não volta vazia (veja Isaías 55.10-11), mas reúne os fiéis. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nós plantamos as sementes do Evangelho; Deus traz a colheita de fé.

Oremos pelos nossos vizinhos.


Alimento espiritual semanal 29 09 07 05 10 07

03.10.07 – quarta-feira – AS ESCOLHAS DO DIA-A-DIA (leia 2 Timóteo 3.10-17)2 Timóteo 3.14 – Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste.

Às vezes me pego esperando por algum acontecimento significativo – talvez uma promoção no trabalho ou uma idéia inovadora – que venha trazer uma nova dimensão à minha vida. Mesmo em minha vida espiritual, é fácil me acomodar aguardando que algo me empurre a um relacionamento mais profundo com Deus.

Ao ler as instruções de Paulo a Timóteo, em 2 Timóteo 3.10-17, percebo que ele o orienta a se concentrar em manter um padrão de fidelidade, ao invés de esperar que um único evento traga uma mudança instantânea. Paulo recomenda a Timóteo que se mantenha fiel ao caminho que escolheu, que ele próprio refletia em seu ensinamento, propósito, paciência, amor e persistência no sofrimento por Jesus. O padrão da vida de Paulo se refletiu nas decisões e acontecimentos ao longo de toda a sua existência.

Paulo aconselhou Timóteo a continuar naquilo que havia aprendido. Em essência, Paulo estava dizendo a Timóteo para desenvolver seu próprio padrão de vida pela obediência a Deus nas coisas do dia-a-dia. Eu tiro grande encorajamento desse conselho. Ele me diz para olhar minhas escolhas e atitudes diárias – como amar minha esposa e meus filhos, ser honesto no trabalho, ajudar alguém que está sofrendo, confiar em Deus – como o caminho para o desenvolvimento espiritual.

Oração: Ó Deus, mantém nossos corações concentrados na obediência e serviço nos eventos diários da vida. Ajuda-nos a honrar-Te e a servir-Te bem neles. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como meus amigos caracterizariam o “padrão” da minha vida?

Oremos para que percebamos a importância das escolhas diárias.


Alimento espiritual semanal 29 09 07 05 10 07

04.10.07 – quinta-feira – A IMAGEM DE CRISTO (leia Colossenses 3.12-17)Colossenses 3.11 – (...) Cristo é tudo em todos.

Seu nome era Harry. Creio que sempre há alguém como ele em todo grupo de turismo – barulhento, chamando a atenção, tomando demais o tempo do líder e difícil de controlar. Com um radar atento, ele me escolheu para ser o objeto de suas constantes alfinetadas – de brincadeira, é claro. Era difícil e penoso lidar com ele.

Mais ou menos na metade da viagem, já quase em lágrimas, eu orei fervorosamente a Deus pedindo que desviasse a atenção de Harry de cima de mim. No entanto, uma frase que eu havia lido alguns anos atrás continuava a me vir à mente. O autor sugeria que, ao conhecer pessoas novas ou difíceis, o cristão se perguntasse: “Ó, Cristo, serás Tu?”. A imagem de Cristo estaria em Harry? Será que eu poderia enxergá-la?

À primeira provocação de Harry, na manhã seguinte, eu me virei e o envolvi numa conversa sobre suas viagens anteriores e seus interesses. Conversamos muito naquele dia. No começo tive que me lembrar, várias vezes, que eu estava procurando o Cristo em Harry. Aos poucos ele se tornou mais manso e menos ofensivo.

Harry deixou o grupo cedo. Não estou certa de ter desvendado a totalidade de Cristo que havia nele, mas tive alguns vislumbres. Talvez tão importante quanto isso tenha sido perceber que o Cristo em mim pôde procurar Harry com uma sensação de paz que antes não existia.

Oração: Ó Deus, ajuda-nos a receber-Te em todos os que encontrarmos hoje e a mostrar-lhes o Cristo em nós. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como posso procurar a Cristo naqueles que encontro?

Oremos pelos “Harrys” que conhecemos.


Alimento espiritual semanal 29 09 07 05 10 07

05.10.07 – sexta-feira – DIVINA SABEDORIA (leia 1 Coríntios 13)Salmo 8.2 – Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, (...)

Como a noite estava agradável, decidi montar o aquário que meus filhos tanto queriam. O trabalho era demorado e meticuloso, e as crianças logo desistiram de me ajudar e foram para a cozinha preparar um lanche. Carolina, de 10 anos, e Jônatas, de 7, faziam ovos mexidos, enquanto Ester, com 3 anos, brincava no chão.

Enquanto isso, minha esposa e eu acabávamos de limpar e montar o aquário. De repente ouvimos o som de vidro se quebrando na cozinha. Corremos para ver o que tinha acontecido e encontramos Jônatas debaixo de um armário, rodeado por pedaços de louça quebrada. Carolina estava assustada e chorando. Minha reação, depois de verificar que meu filho não estava machucado, foi de irritação. Eu havia dito a eles para não mexerem naquele armário.

Apesar da minha raiva, Ester começou a cantar o refrão de um hino que diz que o Amor de Deus jamais nos deixará. As palavras, falando da paciência e benignidade do amor, encheram meu coração de compreensão e paz. Elas também me fizeram lembrar da Sabedoria Divina, que freqüentemente usa os lábios das crianças para o perfeito louvor e nos mostra as verdades de que nos esquecemos.

Oração: Maravilhoso Deus, que sempre cuidas de Teus filhos, nós Te louvamos porque nos comunicas o Teu Amor continuamente. Ajuda-nos a ouvirmos a Tua Voz em meio às irritações das nossas vidas. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus freqüentemente nos fala e nos orienta pelas palavras daqueles que estão ao nosso redor.

Oremos pelos pais e mães de crianças pequenas.


  • Login