1 / 35

Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação na UFSM

Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação na UFSM. Relação da Pós-graduação com o Ensino e a Educação Básica. Participantes:. - Educação, - Educação em Ciências, - Educação Matemática e Ensino de Física, - Educação Física,

lorand
Download Presentation

Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação na UFSM

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação na UFSM Relação da Pós-graduação com o Ensino e a Educação Básica.

  2. Participantes: - Educação, - Educação em Ciências, - Educação Matemática e Ensino de Física, - Educação Física, - Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

  3. Educação Básica A educação básica é o primeiro nível do ensino escolar no país e compreende três etapas: - a educação infantil; - o ensino fundamental e - o ensino médio.

  4. PNPG – 2011-2020 • O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020 tem como objetivo definir novas diretrizes, estratégias e metas para dar continuidade e avançar nas propostas para política de pós-graduação e pesquisa no Brasil.

  5. Fonte: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/Livros-PNPG-Volume-I-Mont.pdf

  6. PNE – 2011/2020 O Plano Nacional da Educação (PNE) traça objetivos e metas para o ensino no País em todos os níveis (infantil, básico e superior) para serem cumpridos até 2020. 

  7. META 16 Formar em nível de pós-graduação 50% dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. Fonte: http://portal.mec.gov.br

  8. CENSO ESCOLAR 2009

  9. Alguns números

  10. Principais fontes de fomento • PIBIC • PROBIC • PROLICEN • PROEXT • OBEDUC • PIBID

  11. Projetos diretamente relacionados à Educação Básica • Realizados por professores em exercício na rede pública de Ensino (não necessariamente bolsistas de programas específicos a estes alunos) • 5 pesquisas - Doutorado • 6 pesquisas –Mestrado • Realizados por não professores da rede pública de ensino básico • 6 pesquisas - Doutorado • 5 pesquisas -Mestrado

  12. ALCANCE

  13. EXEMPLOS • Projeto é sobre as Olimpíadas de Física (OF), que são provas aplicadas à estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio e da última série do Ensino Fundamental em âmbito nacional. Durante o projeto, estamos analisando, dentre outras informações, o impacto da OBF nas escolas públicas e particulares, desempenho dos alunos gaúchos em relação aos outros estados, abstenção nas provas e principais dificuldades enfrentada pelos alunos e professores.

  14. EXEMPLOS • O trabalho busca melhorar os processos de ensino aprendizagem, através da contextualização da realidade local, utilizando o Rio Uruguai com temática. Tem o intuito de facilitar a construção de conhecimentos pela contextualização e utilização de diferentes estratégias pedagógicas baseadas na problematização. Entre as ações desenvolvidas estão práticas de avaliação, intervenção e formação continuada de professores.

  15. EXEMPLOS: Proposta Pedagógica para o Ensino Médio do Estado do Rio Grande do Sul - gestão 2011/2014 - e sua relação com a Educação Física e o mundo do trabalho • O presente estudo parte da Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do Estado do Rio Grande do Sul- gestão 2011/2014. Objetiva analisar as características das mudanças da referida proposta e como será o ensino da Educação Física enquanto politécnico e apresentando o trabalho como princípio educativo. Para isso usaremos a base teórica do Materialismo Histórico Dialético e como técnica de pesquisa a análise documental, questionários e entrevistas.

  16. EXEMPLOS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO PIBID - “CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA” E SUAS REPERCUSSÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEFD/UFSM • O objetivo desta pesquisa: Analisar a Organização do Trabalho Pedagógico do PIBID - “Cultura Esportiva da Escola” e suas repercussões para a formação inicial de professores de Educação Física do CEFD/UFSM. Os objetivos específicos são:Analisar os objetivos e as ações desenvolvidas pelo PIBID - “Cultura Esportiva da Escola”; Caracterizar e compreender a Organização do Trabalho Pedagógico no contexto da educação (objetivo/avaliação; conteúdo/método);Analisar as percepções quanto à Organização do Trabalho Pedagógico do PIBID - “Cultura Esportiva da Escola” vivenciadas pelos alunos participantes;Avaliar as implicações da Organização do Trabalho Pedagógico do PIBID - “Cultura Esportiva da Escola” para a formação inicial dos alunos participantes.

  17. A ARTICULAÇÃO DO PPGE COM A EDUCAÇÃO BÁSICA ENVOLVE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, INTEGRANDO A PÓS-GRADUAÇÃO COM A GRADUAÇÃO (LICENCIATURAS EM GERAL ATENDIDAS PELOS DEPARTAMENTOS DIDÁTICOS DO CE). Contamos com fomentos do PIBIC, PROBIC, PROLICEN, PROEXT (03) e OBEDUC (03). PROJETOS DE INTEGRAÇÃO DO PPGE COM A EDUCAÇÃO BÁSICA EM ANDAMENTO

  18. LEM: TOCAR E CANTAR Programa SOM – formação e orientação em música. Realização de Evento: III Seminário Estadual Música na Escola - Formação musical de alunos e professores em diferentes contextos de educação básica; evento de formação de professores como o III Seminário Estadual Música na Escola; mapeamento dos professores de arte da região das missões dentre outros. A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR. As práticas de sensibilização na inclusão de escolar de deficientes. As politicas de formação continuada de professores no contexto da educação especial e inclusiva e seus efeitos na educação básica.

  19. Educação Básica: TIC livres na educação politécnica: produção colaborativa no ensino de língua portuguesaEDUCAÇÃO BÁSICA Exemplos de temas: democracia, autonomia e qualidade na educação básica.SISTEMAS DE ENSINOExemplo de temas: Secretarias Municipais de Educação: PPP Municipal, Organização e projetos para a rede de escolas. Conselhos Municipais de Educação: legislação , Regimento,  Estatuto, representação social, atribuições e funções.

  20. RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA - REDE/SISTEMA PÚBLICO COM AS QUESTÕES DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL NA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: Práticas pedagógicas escolares e as especificidades do currículo, da formação, da gestão das políticas públicas para as crianças da Educação Infantil, da atividade docente e das crianças no contexto da Educação 2013 - A qualidade da educação infantil nas escolas municipais de Santa Maria/RS: um estudo a partir da gestão escolar democrática; "quem vai? quem fica? e o que vamos fazer lá?” Interlocuções sobre a educação infantil em uma EMEI do PROINFÂNCIA; práticas pedagógicas no berçário e política pública de educação infantil: um estudo em Santa Maria/RS; Ouvindo crianças: o que elas pensam/sabem/ falam sobre “professores”; O arranjo da ação pedagógica por meio da atividade docente em uma Escola Municipal de Educação Infantil de Santa Maria; Currículo e espaço: investigando a qualidade das práticas educativas cotidianas na educação infantil; A transição da escola infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental sob a perspectiva das crianças.

  21. PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (CAPES)  Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas da organização do ensino. Que envolve quatro escolas de Educação Básica da rede estadual de Santa Maria, e participam doutorandos, mestrandos e graduandos.Cursos para professores da rede pública. Em andamento: a) EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O FAZER PEDAGÓGICO DIANTE DAS NOVAS PERSPECTIVAS CONJUNTURAIS (PROJETO "GUARDA-CHUVA") Projeto de extensão denominado : "O fazer pedagógico inclusivo noa anos iniciais do ensino fundamental". Tal projeto iniciou-se em 2007 e foi finalizado em dezembro de 2012. Participaram três escolas e aproximadamente 50 professores.

  22. PROJETO INOVAR - INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO NOS SISTEMAS EDUCACIONAIS PÚBLICOS, financiado pelo PROLICEN, PIBIC e PROEXT- • Mapeamento de recursos tecnológicos disponíveis nas escolas. • Levantamento de necessidades de formação. • Pesquisa-formação com educadores e estudantes para integração das TDIC nos processos de ensino-aprendizagem. • Suporte pedagógico e tecnológico em experiências com o Moodle em escolas.

  23. OUTROS PROJETOS DE PESQUISA • IEPAM “Inovações Educacionais e as Políticas Públicas de Avaliação e Melhoria da Educação no Brasil” • DECOM “Desafios para a Consolidação de Melhorias decorrentes da Incidência de Políticas Educacionais em Práticas Escolares e em Processos Formativos de Professores” • DEPROCOM “Desafios para Promoção e Consolidação de Melhorias na Organização e no Desenvolvimento de Práticas Educativas e de Processos Formativos de Professores

  24. PROFMAT UFSM

  25. Dissertações Versam sobre tema específico pertinente ao currículo de Matemática do Ensino Básico e que deverão ter impacto na prática didática em sala de aula. Apresentada na forma de uma aula expositiva sobre o tema do projeto e de um trabalho escrito, com a opção de apresentação de produção técnica relativa ao tema. Banco das Dissertações concluídas (689) (Trabalhos de Conclusão de Curso) em http://bit.profmat-sbm.org.br. 7 - UFSM

  26. www.ufsm.br/papmem

  27. 1 aluno da UFSM

  28. Contribuições Adicionais • 1oSimpósioNacional da Formação do Professor de Matemática (UnB, 27-29/set/2013, http://simposio.sbm.org.br). • Criação da ANPMat – AssociaçãoNacional dos Professores de MatemáticanaEscolaBásica (http://anpmat.sbm.org.br). • Criação do periódicoacadêmicoProfessor de Matemática Online da SBM (http://pmo.sbm.org.br). • Estudo de PerfilQuem é o Professor de Matemática da EscolaBásica?

  29. Contribuições na Educação Básica • Auxilia o professor para no conhecimento da matéria que vai ensinar e habilita a empregar esses conhecimentos; • Traz a comunidade acadêmica e científica para atuar nos problemas do ensino básico em cada área. • Formação continuada. • Produção e publicação de material relevante para a prática do professor .

  30. Desafios • Buscar recursos das agências de fomento com aplicabilidade direta na Educação Básica. • Publicizar os resultados de pesquisas junto às escolas e aos educadores, por meio de publicações de fácil acesso, redes virtuais, círculos de diálogo, seminários, etc. • Continuar promovendo a participação dos educadores da Educação Básica nos Grupos de Pesquisa.

  31. Desafios • Como promover e ampliar a pesquisa acadêmica na área de atuação do programa? • Como efetivamente acompanhar a melhoria nas escolas dos egressos? • Como promover acesso dos educadores da Educação Básica aos cursos de mestrado e doutorado? • Como motivar os educadores a continuarem no curso?

More Related