1 / 15

Administrar o tempo é planejar a vida

Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” LES 0180 – Introdução a Administração Prof. Responsável: Evaristo Marzabal Neves Apoio Didático: Natália de C. Trombeta e Aline C. Fermino. Administrar o tempo é planejar a vida. Eduardo C. Chaves. Piracicaba, 2009.

landry
Download Presentation

Administrar o tempo é planejar a vida

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” LES 0180 – Introdução a Administração Prof. Responsável: Evaristo Marzabal Neves Apoio Didático: Natália de C. Trombeta e Aline C. Fermino Administrar o tempo é planejar a vida Eduardo C. Chaves Piracicaba, 2009

  2. Administrar o tempo é planejar a vida • Administrar o tempo não é uma questão de ficar contando os minutos dedicados a cada atividade: é uma questão de saber definir prioridades.

  3. Administrar o tempo é planejar a vida 2. Dentre as coisas que vamos listar como prioritárias, algumas estarão ali porque nos são importantes, e, outras, porque são urgentes.

  4. Administrar o tempo é planejar a vida 3. Não somos donos de todo o nosso tempo. Não temos, em relação ao nosso tempo, toda a autonomia que gostaríamos de ter.

  5. Administrar o tempo é planejar a vida 4. Acontece, porém, que geralmente usamos mal o tempo que dedicamos ao trabalho/estudo ou mesmo o tempo que passamos em casa (muitas vezes usamos o nosso tempo para fazer o que não é nem importante, nem urgente, mas apenas algo que sempre fizemos, pela força do hábito)

  6. Administrar o tempo é planejar a vida 5. Administrar o tempo é ganhar autonomia sobre a sua vida, não é ficar escravo do relógio.

  7. Administrar o tempo é planejar a vida 6. O tempo é distribuído entre as pessoas de forma bem mais democrática que muitos outros recursos de que nós dependemos (como, por exemplo, a inteligência). Todos os dias cada um de nós recebe exatamente 24 horas (a menos que seja o último dia de nossas vidas). O importante é perceber que o tempo, apesar de democraticamente distribuído, é um recurso altamente perecível.

  8. Administrar o tempo é planejar a vida 7. Há os que afirmam, hoje, que o recurso mais escasso em nossa sociedade não é dinheiro, não são matérias primas, não é energia, não é nem mesmo inteligência: é tempo.

  9. Administrar o tempo é planejar a vida 8. Quem tem tempo não é quem não faz nada: é quem consegue administrar o tempo que tem de modo a poder fazer aquilo que quer.

  10. Administrar o tempo é planejar a vida 9. Ser produtivo é, em primeiro lugar, saber administrar o tempo, ter sentido de direção, saber aonde se vai.

  11. Administrar o tempo é planejar a vida 10. Administrar o tempo, em última instância, é planejar estrategicamente a nossa vida. Em 1º lugar, saber aonde queremos chegar (definir objetivos, buscando orientação). Em 2º lugar estabelecer estratégias, transformar objetivos em metas e decidir como as metas serão alcançadas. Em 3º lugar, criar planos táticos e explorar as alternativas específicas disponíveis. Em 4º lugar, fazer o que tem de ser feito.

  12. Administrar o tempo é planejar a vida 11. Tudo começa com uma velocidade tão simples: se você não sabe aonde quer chegar, provavelmente nunca vai chegar lá – por mais tempo que tenha.

  13. Administrar o tempo é planejar a vida 12. Quando o nosso tempo termina, acaba a nossa vida. Não há maneira de obter mais. Por isso, tempo é vida. Quem administra o tempo ganha vida, mesmo vivendo o mesmo tempo.

  14. As quatro perguntas Matadoras • O que estou fazendo que não precisa ser feito? (P. Drucker) • O que estou fazendo que poderia ser feito por outra pessoa? (P. Drucker) • O que eu estou fazendo que só eu posso fazer? (P. Drucker) • O que eu deveria fazer que não estou fazendo? (A. Matos e D. Monteiro)

  15. Obrigado!

More Related