1 / 29

Décima sétima aula

Décima sétima aula. Exercícios de instalações de bombeamento com medidores, tanto de velocidade como de vazão. .

kynton
Download Presentation

Décima sétima aula

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Décima sétima aula Exercícios de instalações de bombeamento com medidores, tanto de velocidade como de vazão.

  2. 1 - Ao ser instalado um tubo de Pitot no eixo do tubo de diâmetro D da instalação a seguir, qual seria o desnível do mercúrio (fluido manométrico) utilizado no manômetro diferencial instalado com o tubo de Pitot?Dados do óleo, que é o fluido que escoa: g = 850 kgf/m³ e m = 0,01 (kgf*s/m²)

  3. Trecho onde será instalado o tubo de Pitot

  4. Esquema do tubo de Pitot instalado

  5. Na aula anterior a instalação em questão foi estudada e para o seu funcionamento obteve-se a vazão do escoamento igual a 7,78*10-3 m³/s, vazão esta constante (equação da continuidade para um escoamento incompressível em regime permanente)

  6. Pela condição de escoamento incompressível em regime permanente, pode-se determinar a velocidade média de escoamento na tubulação de diâmetro D:

  7. Com a velocidade média pode-se estabelecer o tipo de escoamento na tubulação de diâmetro D, para isto deve-se calcular o número de Reynolds:

  8. Por outro lado, para o escoamento laminar em uma tubulação forçada com seção transversal circular, tem-se:

  9. Se o escoamento fosse turbulento em uma tubulação forçada com seção transversal circular, teríamos:

  10. R r Tubulação de seção transversal circular:

  11. E se a tubulação não fosse forçada, ou não fosse com seção transversal circular, teríamos:

  12. Para o nosso caso trata-se do escoamento laminar em uma tubulação forçada com seção transversal circular, portanto:

  13. Calculou-se a velocidade máxima por ela ser uma velocidade real, a qual seria “lida” pelo tubo de Pitot quando o mesmo estivesse instalado no eixo da tubulação, que foi a condição estabelecida para este exercício.

  14. Equacionamento do tubo de Pitot:

  15. equação da energia aplicada entre (2) e (1)

  16. onde:

  17. portanto:

  18. Exercício proposto:2 - Se o tubo de Pitot fosse instalado na tubulação de diâmetro d (5 cm) e ainda a sua posição fosse r=R/2, qual seria o denível do mercúrio (fluido manométrico)?

  19. 3 – Ao ser instalada uma placa de orifício no trecho indicado da instalação a seguir, sabendo-se que o diâmetro do orifício é 13,3 mm, que os coeficientes de vazão e contração da placa em questão são respectivamente 0,72 e 0,90, pede-se determinar o desnível do mercúrio (fluido manométrico) utilizado no manômetro diferencial acoplado à placa de orifício.

  20. Quando todas as válvulas encontram-se abertas os níveis permanecem constantes o que garante o escoamento em regime permanente local onde a placa de orifício foi instalada bomba R5 Água – g = 1000 kgf/m³ e n = 10-6 m²/s R6

  21. Na aula anterior a instalação em questão foi estudada e para o seu funcionamento obteve-se a vazão do escoamento d’água igual a 2*10-3 m³/s, que é uma vazão real do escoamento.

  22. Evocando os estudos ligados a placa de orifício:

  23. No equacionamento da placa de orifício aplica-se a equação de Bernoulli de (1) a (2):

  24. Aliada a equação da continuidade e a manométrica possibilita o cálculo da vazão teórica, isto porque não se considerou a perda de carga na placa do orifício:

  25. Evocando-se o conceito de coeficiente de vazão, pode-se determinar a vazão teórica:

  26. Por outro lado, para sedeterminar a área contraída, deve-se evocar o coeficiente de contração:

  27. Portanto:

  28. 4 - Se ao invés de ter instalado a placa de orifício, houvéssemos instalado um medidor de vazão tipo Venturi, qual seria o novo desnível do mercúrio?

  29. Esquema do Venturi

More Related