1 / 7

A Itinerância da Equipe Itinerante “Um pé dentro e um pé fora”

A Itinerância da Equipe Itinerante “Um pé dentro e um pé fora”. Objetivo

kolya
Download Presentation

A Itinerância da Equipe Itinerante “Um pé dentro e um pé fora”

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Itinerância da Equipe Itinerante “Um pé dentro e um pé fora” Objetivo Escutar, despertar, incentivar, apoiar pessoas, grupos e projeto de iniciativa d@s ribeirinh@s, indígenas e pessoas das periferias urbanas, através da itinerância, do apoio e da articulação com grupos e entidades comprometidas com a luta, para que @s pobres e excluíd@s se tornem sujeitos históricos de sua libertação e se reconheçam como filh@s preferid@s de Deus, para que por meio dos valores evangélicos, humanizem os ambientes mais agressivos, injustos e opressores, onde a VIDA está mais ameaçada, as culturas desrespeitadas e os direitos socioambientais e cósmicos ignorados. Pe. Cláudio Perani sj (+08/08/2010) “Andem pela Amazônia e escutem o que o povo fala... Participem da vida cotidiana do povo... Observem e registrem tudo cuidadosamente... Não se preocupem com os resultados, o Espírito irá mostrando o caminho... Coragem! Comecem por onde possam...”

  2. Três perguntas fundamentais para discernir a missão na Amazônia • Como chegar e atravessar as fronteiras, onde as feridas estão mais abertase a vida mais ameaçada? 2. Onde estão esses rostos, as feridas socioambientais mais abertas e a vida mais ameaçada na Amazônia? 1. Com quem Deus nos convida a comprometer profeticamente nossa vida em missão na Amazônia? I t i n e r â n c i a Nas fronteiras geográficas e simbólicas da Amazônia as feridas estão mais abertas, os direitos socioambientais e cósmicos mais desrespeitados e a vida mais ameaçada. n s e r ç ão Inter-Fronteiriço Fronteiras Geográficas e Simbólicas Sozinh@ ninguém pode!Há que SOMAR para chegar nas fronteiras da Amazônia. InterinstitucionalidadeIntercongregacionalidade A pergunta inicial não foi o que vamos fazer na Amazônia, nem a gestão dos recursos para desenvolver a missão. Isto vem no segundo momento. O primeiro, foi contemplar os rostos e colocar-se à escuta para discernir com quem Deus nos convida a comprometer nossa vida em missão na Amazônia. MissãoINTER “Jesus obrigou os discípulos a entrar na barca e ir para a outra margem do mar.” (Mt 14,22). “Devemos nos formar como discípulos missionários sem fronteiras, dispostos a ir à outra margem.” (DAp 376) “Chamad@s a atravesar as `fronteiras´ nos dois sentidos.” (Pe. Adolfo Nicolas sj, Manaus, Set/2008) O Papa Bento XVI denuncia a “devastação ambiental da Amazônia e as ameaças à dignidade humana de seus povos.” (DAp85)

  3. Missão Itinerante: Inspiração e Fundamento Jesus “Profeta Itinerante”:“Jesus andava por cidades e povoados anunciando a Boa Notícia do Reino de Deus. Os discípulos e algumas mulheres iam com Ele”. (Cf. Lc 8,1) Igreja missionária sem fronteiras, móbil e leve: Nos inícios da Igreja, Paulo de Tarso com alguns leig@s desenvolvem um serviço missionário itinerante, de comunidade em comunidade. Atra- vessam as fronteiras geográficas e culturais do mundo judeu... Séculos depois, Francis- co de Assis, Domingos, Inácio de Loyola e tan- t@soutr@s, continuam até hoje esse serviço missionário itinerante. Jesus envia e recomenda aos discípul@s que sirvam com gratuidade e simplicidade, que levem poucas coisas: uma túnica, uma sacola, um par de sandálias, pouco dinheiro... (Cf. Mt 10,5-15; Mc 6,6-13; Lc 9,1-6) “Jesus obrigou os discípulos a entrar na barca e ir para a outra margem do mar” . (Mt 14,22) “A Igreja se faz carne e planta sua tenda na Amazônia.” (CNBB, Documento de Manaus, 1997) “Devemos nos formar como discípulo missionários sem fronteiras, dispostos a ir à outra margem”. (DAp 376, 2007) Visão “desde dentro”, Territorial, Socioambiental e Geopolítica da Pan-Amazônia: A Itinerância como serviço complementário...Todos somos membros do mesmo corpo que tem Jesus Cristo por cabeça (cf. 1 Cor 12). O serviço itinerante complementa os outros serviços mais inseridos e institucionais do corpo missionário. Cada serviço contribui com sua especificidade: + “Criar nas Américas [e no mundo] consciência sobre a importância da Amazônia para toda a humanidade [e o Planeta]. Estabelecer entre as igrejas [organizações, instituições, comunidades]locais de diversos países sul-americanos que estão na bacia amazônica, uma pastoral [missão] de conjunto, com prioridades diferenciadas, para criar um modelo de desenvolvimento que privilegie os pobres e sirva ao bem comum”. (DAp474, 2007) • Serviço Institucional: Continuidade e estabilidade. • Serviço de Inserção: Proximidade e encarnação. • Serviço de Itinerância: Conectividade e inclusão, tecer redes de relações.

  4. E q u i p e I t i n e r a n t e Visão • “Desde dentro” • Territorial • Socioambiental • Pan-Amazônica • Geopolítica Rostos: • Marginaliza-d@sUrban@s • Indígenas • Ribeirinh@s • Mãe-Terra Missão Componentes: • Itinerância • Inserção • Inter-Institucional • Inter-Fronteiriço • Mística e EspiritualidadeItinerante • Recursos:Humanos,Materiais eEconômicos • Organização Itinerante Corpopara a missão

  5. Espiritualidade Itinerante Itinerância Geográfica-Exterior “Aceita as surpresas que transtornam teus planos, derrubam teus sonhos, dão rumo totalmente diverso ao teu dia e, quem sabe, a tua vida. Não há acaso. Dá liberdade ao Pai, para que Ele mesmo conduza a trama de teus dias”. (D. Helder Câmara) Uma não acontecesem a outra! Itinerância Simbólica-Interior Espiritualidade e compromisso com a justiça socioambiental (Reciprocidade) Bênção da Itinerância Estar com quem ninguém quer estar. • Que o Deus Itinerante: • Caminhe à tua frente para te guiar, te dar confiança, te mostrar o rumo e te dar esperança na utopia do Reino e sua Justiça! • Caminhe atrás de ti para te empurrar, te cutucar, te inquietar, te questionar! • Caminhe ao teu lado para te acompanhar, te alegrar e te fazer sentir Sua presença! • Caminhe abaixo de ti para te sustentar, te fortalecer e te dar coragem, firmeza e segurança! • Caminhe sobre ti para te abençoar, te iluminar, te proteger e te defender! • Caminhe dentro de ti para te fazer sentir Seu perdão, Sua paz, Sua liberdade, Seu carinho e Seu amor sem condições! • O Deus Itinerante, que é Pai, Filho e Espírito Santo te abençoe. Amém! • Paco Almenar sj... Estar ondeninguém quer estar. Dar algo de nós mesmos! Vicente Cañas sj, assassinado em 6/4/1987 Estar comoninguém quer estar. Pepe Henestrosa sj (+31/5/2004)

  6. T r ê s S e r v i ç o s M i s s i o n á r i o s “Membros de um mesmo corpo” (1 Cor 12) Teologia Trinitária Teologia Batismal 1. Serviço Institucional Continuidade e Estabilidade Teologia da Vida Religiosa ReiRainha Pai Mãe Obediência 2. Serviço de Inserção Proximidade e Encarnação Filho Filha Sacerdote Sacerdotisa Pobreza 3. Serviço de Itinerância Conectividade e Inclusão Profeta Profetiza EspíritoSanto Castidade

  7. A T r a v e s s i a Jesus chamou os que quis, para estar com Ele e enviá-los em missão (Mc 3,13-15) Contemplação-Ação 5 Jesus convida e anima a “avançar para águas mais profundas e lançar as redes para pescar” (Lc 5,4) 1 Jesus chama na beira da praia: Pedro e João, Tiago e André (Mt 4,18-22); E Mateus é chamado para a beira (Mt 9,9) 4 Jesus atravessou para a outra margem e uma mulher siro-fenícia o “converte” abrindo o horizonte de sua missão.(Mt 15,21-28; Mc 7,24-30) 3 A tempestade acalmada. Jesus questiona: “Por que são tão medrosos?” Em quem colocamos nossa confiança?(Mt 8,24-27; Mc 4,35-41) 2 “Jesus obrigou os discípulos a entrar na barca e ir para a outra margem do mar” (Mc 6,45; Mt 14,22)

More Related