1 / 21

Fundamentos das Ciências Sociais

Fundamentos das Ciências Sociais. Marina Senne. Aula 9. Objetivos desta aula. A Sociologia de Max Weber. Conceito de ação social. Max Weber e a Sociologia Compreensiva (1864-1920) Ação intelectual e não política. http://www.versobooks.com. Weber: transformações.

Download Presentation

Fundamentos das Ciências Sociais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Fundamentos das Ciências Sociais Marina Senne Aula 9

  2. Objetivos desta aula • A Sociologia de Max Weber. • Conceito de ação social.

  3. Max Weber e a Sociologia Compreensiva (1864-1920) Ação intelectual e não política http://www.versobooks.com

  4. Weber: transformações Rejeitava qualquer teoria geral do desenvolvimento histórico. Rejeitava o materialismo dialético de Marx. Não era apenas o conflito de classes e as contradições dos modos de produção que faziam a história andar para frente.

  5. Weber: transformações Não acreditava numa separação cada vez maior entre burguesia e proletariado. Não considerava a ruína do capitalismo como algo inescapável.

  6. Max Weber: avanços Levou em consideração outros fatores além do conflito entre dominadores e dominados. Para Weber, diversas formas de ação humana, como as práticas religiosas, influenciam na economia, apesar de não serem explicitamente econômicas.

  7. Max Weber e a Sociologia Compreensiva As proposiçõesgerais somente podem ser demonstradas a partir da compreensão do particular, de análises e comparações históricas. Sendo assim, o entendimento do real não é uma cópia do real e, sim, apenas uma elaboração conceitual acerca deste. http://www.versobooks.com

  8. Ação Social Ao contrário de Durkheim, que buscava a explicação dos fenômenos através da noção de “fatos sociais” que existiriam para além dos indivíduos, Weber vai observar as ações dos indivíduos, a fim de captar seu sentido. E diferentemente de Marx, que via os indivíduos submetidos às estruturas do sistema capitalista, Weber vai analisar como os indivíduos constroem a realidade dentro deste sistema.

  9. O Conceito de AÇÃO SOCIAL • Ação é a conduta humana que possui um significado, dado por quem a executa. Portanto, apenas a ação que tenha um sentido é objeto de estudo da sociologia. • Parte sempre da observação das ações dos indivíduos, e não de alguma totalidade que existiria anteriormente a eles.

  10. A Ética protestante e o espírito do capitalismo Weber realizou uma pesquisa histórica com o objetivo de analisar as ações dos indivíduos da religião protestante, tentando captar o sentido que lhes atribuíam, e os efeitos que acabaram gerando.

  11. A Ética protestante e o espírito do capitalismo Ninguém sabia quem seria salvo. Se esforçavam para fazer o bem para a sua comunidade. Se trabalhassem com dedicação, se seguissem a sua “vocação”, iriam prosperar.

  12. A Ética protestante e o espírito do capitalismo A ética protestante acabou ajudando a moldar o que ele chamou de “espírito do capitalismo”. Weber argumentou que o capitalismo foi a consequência, na esfera da economia, de um processo de racionalização que teve na ética do trabalho protestante um dos seus principais motores e não apenas na economia.

  13. O processo de racionalização envolve: • Intelectualização e desencantamento; • Processo de especialização; • Objetivação e despersonalização da economia da política do Estado e direito; • Desenvolvimento dos meios técnicos de controle; • Deslocamento da orientação tradicional para ação racional.

  14. Racionalização Trata-se, portanto, de um desenvolvimento prático, que irá “contaminar” todas as esferas da vida, como religião, direito, arte, ciência, política, economia... Para Weber, todas as esferas que compõem a vida moderna são cada vez mais organizadas por sobre princípios e procedimentos racionais.

  15. Racionalização Tendência à organização, burocratização e dessacralização. Se por um lado ganhamos em produtividade, técnica e científica, por outro o preço que pagamos foi aquilo que chamou de desencantamento do mundo.

  16. Música - A Televisão “O homem da ruaFica só por teimosiaNão encontra companhiaMas prá casa não vai nãoEm casa a roda já mudouQue a moda mudaA roda é tristeA roda é mudaEm volta lá da televisão... No céu a luaSurge grande e muito prosaDá uma volta graciosaPra chamar as atençõesO homem da ruaQue da lua está distantePor ser nego bem falanteFala só com seus botões... Prá mostrar evoluçõesO homem da ruaNão percebe o seu chamegoOs namoradosJá dispensam seu namoroQuem quer risoQuem quer choroNão faz mais esforço nãoE a própria vidaAinda vai sentar sentidaVendo a vida mais vividaQue vem lá da televisão... O homem da ruaPor ser nego conformadoDeixa a lua ali de ladoE vai ligar os seus botões”

  17. O Desencantamento de Mundo Para Weber a burocratização da vida, o progresso da técnica leva os indivíduos a um processo descrença nos poderes mágicos, levando a uma perda do sentido sagrado da vida. O real torna-se cansativo e utilitário, marcado por um vazio que os homens buscam preencher com agitações.

  18. A burocratização Um dos efeitos deste processo de racionalização é o que Weber chama de tendência a burocratização, isto é, a formação de quadros profissionais técnicos responsáveis pela administração. A organização burocrática afasta-se da sociedade, em que desenvolve um procedimento formal.

  19. Fundamentos das Ciências Sociais Marina Senne Atividade 9

  20. Exercício 1 Analise a charge abaixo e descreva sua interpretação. http://afuriosa.blogspot.com.br

  21. Exercício 2 * Relacione a imagem com os estudos de Weber. * Por que, segundo Weber, vivemos um desencantamento do mundo? * Qual é a ideia de racionalização da sociedade defendida por Weber?

More Related