1 / 20

Uma análise do Efficient Consumer Response (ECR) no supermercado SUPERMAIA

Uma análise do Efficient Consumer Response (ECR) no supermercado SUPERMAIA. Logística.

jin
Download Presentation

Uma análise do Efficient Consumer Response (ECR) no supermercado SUPERMAIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Uma análise do EfficientConsumerResponse(ECR) no supermercado SUPERMAIA

  2. Logística Logística é o conjunto de Planejamento, Operação e Controle do Fluxo de Materiais, Mercadorias, Serviços e Informações da Empresa, integrando e racionalizando as funções sistêmicas desde a Produção até a Entrega, assegurando vantagens competitivas na Cadeia de abastecimento e a consequente satisfação dos clientes.

  3. Pressão nos supermecados Os grandes supermercados estão em constante pressão o tempo todo, pois trabalho com uma pequena margem de contribuição. MC=Preço de Venda- Custo da Merc Vendida- Desp Variável

  4. Mercado de Supermercados no DF O Mercado de supermercados não é consolidado ainda existindo alguns pontos para serem explorados, pois Brasília e as cidades-satélites estão em franco crescimento, por isso as empresas devem acompanhar esse desenvolvimento para não perder os seus clientes.

  5. A rede de supermercados SuperMaia pode ser considerada uma das principais no Distrito Federal. Conta com aproximadamente 20 lojas espalhadas pelo DF e entorno. Com um crescimento rápido na última década, consolidou-se como uma das principais referências em redes de supermercados.

  6. Conceito de ECR Resposta Eficiente ao Consumidor ou em inglês Efficient Consumer Response (ECR), consiste numa estratégia utilizada principalmente na indústria de supermercados na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidor final (LAVRATTI, 2002, p.1).

  7. Bases do ECR • 1. Introdução eficiente de produtos: objetiva maximizar a eficácia do desenvolvimento e lançamento de novos produtos. • 2. Sortimento eficiente da loja : visa a otimizar os estoques e espaços da loja, objetivando encontrar o mix de mercadorias que satisfaça às necessidades dos consumidores. • 3. Promoção eficiente: maximiza os benefícios de todo o sistema de promoção de venda ao varejo e ao consumidor final. • 4. Reposição eficiente: busca otimizar o tempo e o custo do sistema de reposição.

  8. Operacionalização do ECR • . EDI. O eletronic data interchange (EDI) pode ser entendido como a troca de documentos comerciais e financeiros entre empresas, realizada por computadores, em um formato padrão. • . Reposição contínua. Trata-se da reposição próxima ao just in time, com base nas informações do ponto de venda. • .Crossdocking: atividade de mover "produtos do caminhão do fornecedor, através do centro de distribuição, para outro caminhão com destino às lojas, sem colocá-los nas áreas de armazenagem ou de preparação do pedido". • . Emissão de pedidos por computador, ou computerassistedordering (CAO), com base nas informações coletadas pelos PDVs. • . Gerenciamento de categorias. Consiste na definição de categorias de produtos como unidades estratégicas de negócios, sempre considerando as necessidades do consumidor. • .Activitybasedcosting (ABC). Para identificação, análise e alocação de custos. • . Parcerias. Acordos objetivando maximizar os retornos da cadeia.

  9. Operacionalização do ECR

  10. ECR no O Supermercado analisado utiliza o método ECR para melhor gerir os seus negócios, pois buscam um convívio harmônico com seus fornecedores. Tendo o mesmo tratamento com os grandes fornecedores e com os pequenos até os das colônias agrícolas próximas a Brasília.

  11. Central de Distribuição • Essa Central também é responsável pelos pedidos, que são realizados a partir da análise de um sistema integrado que computa todas as entradas e saídas de mercadorias no momento exato da sua venda ou recebimento. Os leitores de código de barra, presentes em todas as lojas, provêm as informações necessárias no que se refere aos pedidos que devem ser feitos.

  12. Profissionais O SuperMaia dispõe de profissionais treinados responsáveis pelo recebimento dos produtos e que devem reconhecer falhas ou imperfeições. Mercadorias com prazos de validade limitada são levadas às lojas diretamente e com frequência diária, mantendo assim a qualidade das mercadorias ao consumidor.

  13. Sistema Informatizado Um sistema informatizado e moderno traz agilidade ao processo de logística, permitindo avaliar as necessidades de cada loja da rede a partir de suas vendas. Pedidos podem ser feitos exclusivamente para certo mercado, às vezes por uma maior demanda de mercadorias em certas localidades do DF.

  14. Pedidos Os pedidos são emitidos por computador, via Intercâmbio Eletrônico de Dados (Electronic Data Interchange – EDI), o que é um condição vital da estratégia ECR, pois permite que a gestão da loja fique focada em outras atividades que agreguem valor e não percam tempo nem atenção com verificação de produtos nas prateleiras e emissão manual de pedidos.

  15. CheckOuts O SuperMAia trabalha com check outs automatizados, e assim coleta a informação da entrada dos produtos no centro de distribuição e nos depósitos das lojas, disponibilizando a informação da necessidade de reposição, e permitindo que as mercadorias sejam repostas de forma contínua e automatizada. Para isso utiliza leitores óticos.

  16. Promoção A rede SuperMaia de supermercados divulga promoções em diversos meios de comunicação que levam aos clientes informações sobre preços dos produtos, ampliando a proximidade cliente/empresa. Pode-se classificar esse método de venda como empurrada, de modo que os produtos ficam estocados e são divulgados aos clientes.

  17. Fornecedores Destaca-se que há períodos de maior rotatividade de produtos, como exemplo, podemos citar a Páscoa, época em que negociações são feitas entre a empresa e fornecedor para quantificar as necessidade e negociar sobras e preços.

  18. Integração Nota-se uma ligação entre todas as lojas da rede, que podem fornecer produtos entre si, evitando faltas ou falhas. Podendo assim ter um melhor atendimento ao cliente e evitando de haver falta de mercadorias.

  19. Conclusão A utilização do ECR pela empresa Supermaia é de grande valor, pois melhor satisfaz o cliente e aumenta assim os lucros da empresa. Levando assim a possibilidade de gerir melhor a empresa.

  20. FIM

More Related