1 / 25

Exemplo de Modelagem de Processos - DRE

Exemplo de Modelagem de Processos - DRE. Prof. Msc. Adailton Magalhães Lima adailton@ufpa.br. Propósito. O propósito do processo Desenvolvimento de Requisitos (DRE) é definir os requisitos: do cliente , do produto e dos componentes do produto. Etapas Principais.

jerrod
Download Presentation

Exemplo de Modelagem de Processos - DRE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Exemplo de Modelagem de Processos - DRE Prof. Msc. Adailton Magalhães Lima adailton@ufpa.br

  2. Propósito • O propósito do processo Desenvolvimento de Requisitos (DRE) é definir os requisitos: • do cliente, • do produto e • dos componentes do produto.

  3. Etapas Principais Inicialmente as necessidades, expectativas, restriçõese interfaces do cliente são levantadas e traduzidas em requisitos do cliente; Posteriormente os requisitos do cliente são refinados e descritos em termostécnicos originando os requisitos funcionais e não-funcionais do produto e dos componentes do produto;

  4. Etapas Principais Uma definição desses requisitos, bem como dos cenários e conceitos operacionais requeridos também devem ser elaborados em um nível de detalhe que permita a realização de projetos (design) técnicos e a construção da solução do software para resolver o problema em questão;

  5. Resultados Esperados DRE 1. As necessidades, expectativas e restrições do cliente, tanto do produto quanto de suas interfaces, são identificadas; DRE 2. Um conjunto definido de requisitos do cliente é especificado e priorizado a partir das necessidades, expectativas e restrições identificadas; DRE 3. Um conjunto de requisitos funcionais e não-funcionais, do produto e dos componentes do produto que descrevem a solução do problema a ser resolvido, é definido e mantido a partir dos requisitos do cliente; DRE 4. Os requisitos funcionais e não-funcionais de cada componente do produto são refinados, elaborados e alocados; DRE 5. Interfaces internas e externas do produto e de cada componente do produto são definidas; DRE 6. Conceitos operacionais e cenários são desenvolvidos; DRE 7. Os requisitos são analisados, usando critérios definidos, para balancear as necessidades dos interessados com as restrições existentes; DRE 8. Os requisitos são validados.

  6. Visão Geral

  7. Elicitação A atividade normal Elicitação de Requisitos é desenvolvida no inicio do processo, através de reuniões e entrevistas feitas com cliente, também é realizada a construção de cenário e analise das tarefas do cliente, através do acompanhamento da realidade operacional. Artefatos produzidos: Documento de Requisitos Detalhado, Matriz de Rastreabilidade (requisitos x casos de uso) e Caso de uso;

  8. Elicitação Para a produção dos artefatos desta atividade foram utilizados os seguintes recursos: Word, Excel e Astah. Estão alocados nesta atividade: Gerente de Requisitos, Equipe de Requisitos e Cliente.

  9. Brainstorming A atividade normal Reunião de Brainstormsobre Restrições de Sistemas, acontece após a Elicitação de Requisitos, a equipe de requisitos se reúne para discutir como atender as solicitações do cliente e restrições do sistema, aprimorando os requisitos funcionais e identificando os requisitos não-funcionais para tornar a documentação de requisitos mais detalhada.

  10. Prototipação de Interfaces Produz os artefatos: Padrão de Telas do Sistema e os Diagramas de Implantação e Componentes Recursos utilizados para a produção destes artefatos são: Dreamweaver CS5 e o Astah. Estão alocados nesta atividade: Analista de Requisitos e o Prototipador. Esta atividade atende o resultado esperado do item DRE 5.

  11. Análise e Avaliação de Requisitos A equipe faz uma analise no artefato Documento de Requisitos Detalhado para verificar o que deve ser retirado e/ou modificado, que irá produzir a atualização deste documento de requisitos. Para este objetivo foi usado o recurso Sala de Reunião, e alocados a Equipe de Requisitos e o Gerente de Requisitos. Esta atividade atende o resultado esperado do item DRE 7.

  12. Gerência de Alterações Gerência de Alteração de Requisitos: é a atividade guarda-chuva do processo, einicia quando ocorre uma solicitação de mudança e é desenvolvida em paralelo com a atividade que estiver sendo executada. Esta atividade atende o resultado esperado do DRE 3. Essa atividade é um sub-processo, decomposto nas atividades: Receber Alterações do Cliente, que inicia quando há uma solicitação de mudança pelo cliente que utiliza os artefatos: Documentação de Requisitos Detalhada, Matriz de Rastreabilidade, Caso de Uso, Padrões de Tela, Diagrama de Estados, componentes e implantação, e produz o artefato Registro de Mudança de Requisitos.

  13. Gerência de alteração de requisitos

  14. Gerência de Alterações Essa atividade é um sub-processo, decomposto nas atividades: Receber Alterações do Cliente, que inicia quando há uma solicitação de mudança pelo cliente; Artefatos: Documentação de Requisitos Detalhada, Matriz de Rastreabilidade, Caso de Uso, Padrões de Tela, Diagrama de Estados, componentes e implantação, e produz o artefato Registro de Mudança de Requisitos.

  15. Resultados Esperados DRE 1. As necessidades, expectativas e restrições do cliente, tanto do produto quanto de suas interfaces, são identificadas; DRE 2. Um conjunto definido de requisitos do cliente é especificado e priorizado a partir das necessidades, expectativas e restrições identificadas; DRE 3. Um conjunto de requisitos funcionais e não-funcionais, do produto e dos componentes do produto que descrevem a solução do problema a ser resolvido, é definido e mantido a partir dos requisitos do cliente; DRE 4. Os requisitos funcionais e não-funcionais de cada componente do produto são refinados, elaborados e alocados; DRE 5. Interfaces internas e externas do produto e de cada componente do produto são definidas; DRE 6. Conceitos operacionais e cenários são desenvolvidos; DRE 7. Os requisitos são analisados, usando critérios definidos, para balancear as necessidades dos interessados com as restrições existentes; DRE 8. Os requisitos são validados.

  16. Como aplicar o Processo: Alocar equipe Informar ao superior da empresa a necessidade de alocar pessoas para realizar o processo Informar o papel de cada membro da equipe Gerente de requisitos, Analista de requisitos, Prototipador e Validador de Requisitos Alocar pessoal para os papeis Os funcionários serão alocados aos papeis de acordo com seus conhecimento e habilidades, para realizar o processo Cada atividade deve ser alocada uma ou mais pessoas da equipe

  17. Possuir recursos específicos Local para reuniões, Ferramentas de texto, planilha, UML, registro de erros e mudanças, e codificação Todos os artefatos produzidos e utilizados devem seguir o processo proposto Os artefatos só serão produzidos e utilizados nas atividades que estão especificadas no modelo Treinamento para a equipe alocada Entender o processo e aprender as funções que irão desempenhar

  18. Implantação Para este processo ser implementado deve-se alocar quatro pessoas da empresa que será a equipe de requisitos. Cada um da equipe terá um papel especifico: Gerente de requisitos, Analista de requisitos, Prototipador e Validador de Requisitos. Todos os membros da equipe deveram passar por treinamento para entender o processo que irão aplicar na empresa e aprender como desempenhar a função que estiver exercendo dentro da equipe.

  19. Implantação A empresa precisa utilizar os seguintes recursos: Word, Excel, Astah, Dreamweaver CS5, Mantis e possuir ou alugar uma sala de reuniões. Também é necessário possuir conexão com a internet para utilizar o recurso: Mantis. Todos os artefatos produzidos e utilizados nas atividades devem seguir o processo proposto, ou seja, só poderão ser produzidos e utilizados nas atividades especificadas no modelo do processo.

  20. Exemplo de Modelagem de Processos - DRE Prof. Msc. Adailton Magalhães Lima adailton@ufpa.br

More Related