1 / 5

Ludgero José Faleiro Serrano

Solbarco. Ludgero José Faleiro Serrano. EBI/JI de Alcáçovas. Alcáçovas - Évora. 5+1. 9º Ano – CFQ - Área de projecto - Ciência. Os alunos desenvolveram vários projectos de barcos na turma e chegaram à conclusão de que o que seria mais eficaz seria o catamaram ou o trimaram.

inigo
Download Presentation

Ludgero José Faleiro Serrano

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Solbarco Ludgero José Faleiro Serrano EBI/JI de Alcáçovas Alcáçovas - Évora 5+1 9º Ano – CFQ - Área de projecto - Ciência

  2. Os alunos desenvolveram vários projectos de barcos na turma e chegaram à conclusão de que o que seria mais eficaz seria o catamaram ou o trimaram. Recorrendo sempre a materiais reciclados, como por exemplo as caixas de fruta e restos de esferovite construiram o seu barco.

  3. De acordo com a flutuabilidade do barco, decidiu-se utilizar quatro placas solares. Usaram-se as placas ligadas em série duas a duas e estas por sua vez ligadas em paralelo. Para optimizar o rendimento das placas foi feito um suporte para as mesmas que permite fazer dois movimentos em simultâneo, podendo sempre apanhar a melhor inclinação em relação ao sol.

  4. Os alunos decidiram produzir um modelo tipo sustentado por dois flutuadores, procurando informação em vários sites da internet. Surgiu depois o problema em relação ao número de placas e respectivo peso. Os alunos ainda andam a fazer ensaios para decidir se vão usar duas ou quatro placas, neste momento o modelo tem quatro placas associdas em paralelo duas a duas. Neste momento temos utilizado em situação de aula quatro blocos de 45 minutos, no entanto os alunos tem desenvolvido trabalho em casa que não é fácil contabilizar. Este projecto desenvolve-se de uma forma dinâmica e pensamos ir fazendo sempre melhoramentos, quer ao nível da flutuabilidade quer ao nível do nº de da associação de placas solares.

  5. Este projecto contribui para mobilizar saberes culturais, cientificos e tecnológicos para compreender a realidade e abordar situações problemas do quotidiano. • Permite também realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa, assim como cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns . • No dominio das ciências físico-químicas foram abordados os seguintes conteudos: • Circuitos em série • Circuitos em paralelo • Potencial • Intensidade da corrente • Rendimento • Associação de geradores em série e paralelo • Densidade • No final do ano lectivo haverá uma exposição na escola dos materiais produzidos assim como uma pequena prova.

More Related