1 / 21

I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas

I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. Webquest como recurso pedagógico na EaD. Camila Gonçalves dos Santos ( UCPEL/UFPEL). Estrutura da apresentação. Objetivo Justificativa Produção de materiais na EaD Webquest Webquest e EaD : um par perfeito?

Download Presentation

I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas Webquest como recurso pedagógico na EaD Camila Gonçalves dos Santos ( UCPEL/UFPEL)

  2. Estrutura da apresentação • Objetivo • Justificativa • Produção de materiais na EaD • Webquest • Webquest e EaD: um par perfeito? • Considerações finais

  3. Objetivo Este trabalho tem como objetivo tecer reflexões sobre a produção de materiais na modalidade a distância, apontando a metodologia Webquest como recurso pedagógico na EaD.

  4. Leituras do mestrado sobre Webquest Reuniões e reflexões no grupo de pesquisa Prática em EaD - Tutoria Prática em EaD – Professor Pesquisador II

  5. Justificativa • Preocupação em articular conteúdos e objetivos • A EAD não se resume a um material instrucional que apresenta uma seqüência ordenada de conteúdos, apresentada de forma que o educando possa assimilá-los (SILVA;LIMA;PEREIRA, 2007, p. 3) • Preocupação com a lógica interna do conteúdo (SILVA;LIMA;PEREIRA, 2007)

  6. Ainda segundo os autores...

  7. Pesquisar é preciso • Será que os materiais em cursos online contribuem para a formação do aluno como pesquisador? • Será que as atividades propostas fazem com que os alunos se tornem críticos, pesquisadores, criativos e atuante para produzir conhecimento? • Segundo Padilha (2006) o ensino superior não tem alcançado qualidade significativa no aprendizado, uma vez que quando os alunos são pedidos para pesquisar na web esses acabam copiando e colando informações, ao invés de utilizar a pesquisa em seu benefício e estratégia de ensino.

  8. O uso da internet

  9. Metodologia Webquest Uso orientado da internet Tarefas onde toda a informação é proveniente da internet Aprendizagem colaborativa Professor -Autor

  10. A ideia surgiu em 1995 na Universidade Estadual da Califórnia . • Criar softwares educacionais que estivessem ligados a um contexto onde as pessoas pudessem buscar informações referentes ao mesmo e transformá-las em conhecimento. • O projeto piloto foi além das suas expectativas, pois os alunos participaram ativamente das tarefas e alcançaram • domínio significativo do conteúdo. Quando tudo começou

  11. WEB – teia, tecido, rede QUEST – pesquisa , procura, grupo enviado para executar uma busca O que é uma Webquest? Uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet. ( DODGE,1995)

  12. Créditos Introdução Conclusão Tarefa Processo e recurso Avaliação

  13. Exemplo de Webquests Webquest destinada ao ensino de Inglês como LE

  14. Tipos de Tarefa - Taskonomia

  15. SeymorPaper Ambiente Construcionista Vygotsky Interação Jean Piaget Construtivismo Teorias O conhecimento é construído pelo indivíduo em consequência das interações do meio. No meio construtivista o aluno deve ser estimulado a conhecer o novo, vivenciar experiências e refletir sobre elas. Construção do conhecimento como um processo social que envolve negociações entre os indivíduos. Utiliza este termo para caracterizar ambientes construtivistas em que o aluno realmente constróis algum produto de interesse se houver engajamento, afetividade e vontade.

  16. Webquest e EaD- um par perfeito? Segundo Mercado e Viana (2004, p. 23), o uso da metodologia de WebQuest, pode ser uma alternativa pedagógica, que permite: • garantir acesso a informações autênticas e atualizadas; • romper as fronteiras da aula; • promover aprendizagem colaborativa; • desenvolver habilidades cognitivas; • transformar ativamente informações; • incentivar criatividade; • favorecer o trabalho de autoria dos professores; • favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos.

  17. Segundo Moran(2000) Educação a distância não é só um "fast-food" onde o aluno vai lá e se serve de algo pronto. Educação a distância é ajudar os participantes a que equilibrem as necessidades e habilidades pessoais com a participação em grupos -presenciais e virtuais - onde avançamos rapidamente, trocamos experiências, dúvidas e resultados.

  18. Limitações • Tutores a distância • Tutores presenciais • Professores pesquisadores Profissionais que trabalham com EaD Calendário do curso Aulas presenciais

  19. Considerações finais “ Vivemos num mundo onde as coisas estão sempre mudando, o que não significa que elas estão sendo substituídas por outras, mas sofrendo um processo de evolução, muitas vezes incorporando elementos umas das outras. A televisão não substituiu o rádio, o avião não substituiu o navio ? como o computador não substituirá o professor e o ensino a distância não substituirá o ensino presencial (...) Na medida em que todos esses elementos vão interagindo entre si, criando uma espécie de distribuição complementar, expressões como ensino por computador ou ensino presencial vão desaparecer; haverá apenas ensino, incorporando naturalmente as diferentes tecnologias.” ( LEFFA, 2002, p.22)

  20. Referências bibliográficas BARBOSA, LisbeteMadsen e ABAR, Celina A. A. P WEBQUEST - Um desafio para o professor! São Paulo: Avercamp, 2008. DODGE,B. Some Thoughtsabout Webquests. Disponível em: http://webquest.sdsu.edu/about_webquests.html LEFFA, V. J. O ensino de línguas estrangeiras nas comunidades virtuais. In: IV SEMINÁRIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, 2001, Goiânia. Anais do IV Seminário de Línguas Estrangeiras. Goiânia: UFG, 2002. v. 1, p. 95-108. MERCADO, L.P.L.e VIANA, M.A.P. Projetos Utilizando Internet: A. MetodologiaWebQuest na Prática. Maceió-AL: Q Gráfica/Marista. 2004. MORAN COSTAS, José Manuel . Ensino e Aprendizagem inovadores com Tecnologias. Informática na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 137-144, 2000. PADILHA, Maria A. S. Pesquisa de conteúdos na Web: copiar e colar ou estratégia para construção do conhecimento? 2006. SILVA, J. R. A. ; LIMA, Rita de Cássia da Costa ; PEREIRA, Denize Conceição Miranda . Educação a distância: o pedagogo produzindo material didático. Rio de Janeiro, 2007.

More Related