1 / 10

REDES DE COMPUTADORES II

REDES DE COMPUTADORES II. NDIS E ODI Criado pela Microsoft e pela 3Com, o NDIS (Network Driver Interface Specification ) é um driver instalado no sistema operacional que permite que uma única placa de rede possa utilizar mais de um protocolo de rede ao mesmo tempo.

gefen
Download Presentation

REDES DE COMPUTADORES II

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. REDES DE COMPUTADORESII NDIS E ODI Criado pela Microsoft e pela 3Com, o NDIS (Network Driver Interface Specification) é um driver instalado no sistema operacional que permite que uma única placa de rede possa utilizar mais de um protocolo de rede ao mesmo tempo. O driver NDIS possui duas partes. A primeira é chamada driver MAC NDIS, que é o driver da placa de rede (que deve ser escrito usando o padrão NDIS) e que utiliza o padrão IEEE 802.3, se a rede for Ethernet (o que ocorre na maioria das vezes). A segunda parte é chamada vector. Essa camada é que faz a "mágica" de permitir que uma mesma placa de rede possa usar mais de um protocolo, já que o driver da placa de rede (driver MAC NDIS) só permite uma única conexão.

  2. REDES DE COMPUTADORESII NDIS E ODI Quando um quadro é recebido pelo driver da placa de rede, ele o passa para a camada vector, que o envia para o primeiro protocolo, que poderá aceitar ou rejeitar o pacote. Caso o primeiro protocolo rejeite o quadro, a camada vector entrega o quadro ao segundo protocolo. Esse processo continua até que um dos protocolos instalados aceite o quadro ou então todos o tenham rejeitado. Outra finalidade da especificação NDIS é possibilitar a existência de mais de uma placa de rede em um mesmo micro. Muitas vezes esse procedimento é necessário para ligar um mesmo computador a dois segmentos de rede diferentes.

  3. REDES DE COMPUTADORESII NDIS E ODI Em princípio, sem o NDIS, se você tivesse duas placas de rede em um micro, você teria de ter duas pilhas de protocolos completas, uma para cada placa de rede (isto é, se fôssemos seguir o modelo OSI, teríamos protocolos completos com sete camadas para cada placa de rede instalada). Com o NDIS, você pode compartilhar uma única pilha de protocolos (isto é, tudo aquilo que estiver da camada 3 do modelo OSI para cima) com todas as placas de rede instaladas, já que o que houver acima da camada vector poderá ser compartilhado por todas as placas instaladas.

  4. REDES DE COMPUTADORESII NDIS E ODI Isso significa que você não precisa instalar cada um dos protocolos que você deseja usar em sua. Como a camada vector pode comunicar-se com mais de uma placa de rede, ela permite o compartilhamento de tudo o que estiver acima dela por todas as placas de rede instaladas. A camada vector do padrão NDIS possui exatamentea mesma finalidade da camada Controle do Link Lógico (LLC) do padrão IEEE 802 (IEEE802.2), porém não usando este padrão.

  5. REDES DE COMPUTADORESII NDIS E ODI O ODI (Open Datalink Interface) é um driver com o mesmo objetivo que o NDIS, criado pela Novell e pela Apple para os seus sistemas operacionais, só que com um funcionamento um pouco mais complexo (e mais completo). A grande diferença entre o ODI e o NDIS é o uso da camada Controle do Link Lógico (LLC) do padrão IEEE (IEEF, 802.2), que não é usada no NDIS (no NDIS há a camada vector, que possui funcionamento similar, porém funciona de maneira diferente). No modelo ODI, essa camada é chamada Camada de Suporte ao Link (Link Support Layer).

  6. REDES DE COMPUTADORESII NDIS E ODI Neste modelo são adicionadas duas interfaces, uma chamada lnterface para MúltiplosProtocolos (MPI, MultipleProtocol Interface), que faz a interface entre a Camada de Suporte ao Link e os protocolos instalados, e outra chamada lnterface para Múltiplos Links (MLI, Multiple Link Interface), que faz a interface entre a Camada de Suporte ao Link e os drivers das placas de rede instaladas. Os drivers da placa de rede compatíveis com o padrão ODI são chamados MLID ou Multiple Link Interface Driver.

  7. REDES DE COMPUTADORESII NDIS E ODI Como utiliza a arquitetura IEEE 802.2, isto é, a camada Controle do Link Lógico, a essência do funcionamento do ODI já foi explicado no tópico Controle de Link Lógico (LLC). A principal diferença entre o NDIS e o ODI é que, como a camada Controle do Link Lógico (ou Camada de Suporte ao Link, como é chamada no padrão ODI) possui um campo de endereçamento de protocolos, tanto o transmissor quanto o receptor sabem qual é o protocolo que está sendo usado no dado que foi encapsulado dentro do quadro.

  8. REDES DE COMPUTADORESII NDIS E ODI Com isso, ao receber um quadro, a interface de múltiplos protocolos (MPI) entrega diretamente os dados para o protocolo responsável. No NDIS, quando um quadro chega, a camada vector tenta "empurrar" o quadro para cada um dos protocolos instalados, até um deles aceitar (ou todos rejeitarem), já que não há o campo do endereçamento.

  9. REDES DE COMPUTADORESII NDIS E ODI A existência da Interface para Múltiplos Links (MLI) permite a instalação de mais de uma placa de rede na máquina, tendo as vantagens que já explicamos quando falamos do NDIS, isto é, as duas placas de rede podem compartilhar os protocolos existentes acima desta camada.

  10. REDES DE COMPUTADORESII NDIS E ODI Exercícios: Disserte sobre o protocolo NDIS. Disserte sobre o protocolo ODI. Diferencie os protocolos NDIS e ODI.

More Related