1 / 9

Modelos Teóricos QVT

Modelos Teóricos QVT. Ana Karine Nery. MODELO DE WALTON (1974) –É um dos modelos mais citados e usados em trabalhos acadêmico-científicos e, como base para programas de implantação em empresas. Representado pela amplitude de oito critérios que afetam de maneira mais

gaynell
Download Presentation

Modelos Teóricos QVT

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Modelos TeóricosQVT Ana Karine Nery

  2. MODELO DE WALTON (1974) –É um dos modelos mais citados e usados em trabalhos acadêmico-científicos e, como base para programas de implantação em empresas. Representado pela amplitude de oito critérios que afetam de maneira mais significativa o trabalhador, pode ser feita através de um questionário ou entrevista. Este modelo serve de base para nortear pesquisas, pela abrangência dos seus critérios, podendo ser enriquecido com outros critérios, levando-se em consideração peculiaridades da empresa ou da atividade, bem como o contexto sócio-econômico no qual está inserida. (CHIAVENATO, 1999; ROCHA, 1998).

  3. Modelo Walton

  4. O modelo teórico qualitativo de WestleyO modelo teórico qualitativo de Westley Modelo de Westley

  5. O modelo teórico qualitativo de Westley Em seu estudo, Westley (1979) associa 04 problemáticas originadas na sociedade industrial e discute a forma como estas interferem no labor dos colaboradores. É realizada uma analogia temporal da metade do século XIX até o final da década de 70, justificando os motivos pelos quais tais problemáticas são importantes no contexto do trabalho. Westley atenta-se em identificar as causas e conseqüências de cada problemática, além de inferir possíveis soluções para que estas se extingam. A qualidade de vida no trabalho, sob o viés de Westley (1979), apresenta, portanto, a seguinte configuração

  6. Westley (1979) aborda a principal problemática das dimensões econômica, política, psicológica e sociológica, sem a preocupação de levantar indicadores da qualidade de vida no trabalho para tais dimensões. A partir da secção das quatro problemáticas levantadas por Westley (1979), Rushel (1993, apud FERNANDES, 1996) atribuiu indicadores a cada dimensão. O modelo proposto por Rushel, após particularizar o modelo de Westley, apresenta a seguinte estrutura (quadro 2):

  7. Indicadores da qualidade de vida no trabalho do modelo de Westley Adaptado por Rushel (1993)

  8. Operacionalizaçãodo modelo de qualidade de vida no trabalho de Westley

  9. Com base no modelo teórico qualitativo de Westley (1979), é proposto um instrumento de avaliação da qualidade de vida no trabalho construído a partir das dimensões e indicadores elencados por tal autor.

More Related