1 / 16

Projeto Rondon

Projeto Rondon. O que é.

eavan
Download Presentation

Projeto Rondon

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Projeto Rondon

  2. O que é O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população

  3. Como é realizado • As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, criado por Decreto Presidencial de 14 de janeiro de 2005. O COS, como é conhecido, é constituído por representantes dos Ministérios da Defesa, que o preside, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria Geral da Presidência da República. • O decreto de criação do Projeto Rondon estabelece que suas regiões prioritárias de atuação são aquelas com maiores índices de pobreza e exclusão social, bem como áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, a Diretriz Estratégica do Projeto Rondon prioriza as regiões norte e nordeste do país.

  4. Objetivos do Projeto • . Contribuir para a formação do universitário como cidadão. • . Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País. • . Consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais. • . Estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

  5. As 11 etapas do projeto 1. PLANEJAMENTO Se inicia com a definição da região e dos estados onde a operação será realizada.   2. RECONHECIMENTO A primeira etapa ocorre quando os municípios selecionados recebem a visita de um integrante do projeto para verificar se os conjuntos de ações selecionadas para a operação respondem às principais necessidades do município e carências da população. 3. DIVULGAÇÃO DO CONVITE PARA AS IES O convite indica os municípios, os conjuntos de ações a serem realizados, o cronograma de atividades e as condições a serem observadas pelas IES. 4. INSCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO Durante a inscrição a IES terá que informar para qual operação ela está se inscrevendo. 5. ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO A elaboração do plano de trabalho é de inteira responsabilidade da IES, que tem total liberdade quanto ao conteúdo e formatação. É desejável que o plano de trabalho contenha, para cada conjunto de ações: atividades previstas; objetivos; metodologia; público-alvo; cronograma; e o retorno esperado para a comunidade. 6. SELEÇÃO DAS PROPOSTAS DE TRABALHO DAS IES A seleção das propostas é realizada pela Comissão de Avaliação de Propostas do Projeto Rondon (CAPPR. Os critérios envolvem a excelência e a qualidade acadêmica da IES e o mérito, a pertinência e a exequibilidade do plano de trabalho proposto.

  6. As 11 etapas do projeto   7. VIAGEM PRECURSORA Após a divulgação das IES selecionadas, os professores que coordenarão as equipes de rondonistas visitam os municípios e ajustam com as lideranças municipais e as prefeituras as ações que serão realizadas pela universidade durante a operação, de forma a atender às reais necessidades de cada município. Neste momento também é definido o apoio logístico (alojamento, alimentação e transporte no interior do município) que será prestado aos rondonistas.  8. PREPARAÇÃO E COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES A equipe é composta por dois professores e oito alunos. Cada equipe deve ser multidisciplinar, de forma a possibilitar a realização das diversas ações previstas. A qualidade dos trabalhos é reflexo da atenção dada pela IES à preparação da equipe.  9. CADASTRAMENTO Durante a preparação, é realizado o cadastro de todos os rondonistas – professores e alunos – pelo representante da instituição de ensino superior junto ao Projeto Rondon.  10. OPERAÇÃO Terá a duração de 15 dias, sendo os dois primeiros destinados à concentração, ambientação, abertura e deslocamento dos rondonistas aos municípios e o último para o encerramento e retorno às cidades de origem.  11. RELATÓRIO A IES terá que enviar o relatório dos trabalhos desenvolvidos no município. O prazo para o envio será definido no convite de cada operação.

  7. O que faz o projeto Rondon Os rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários voluntários que participam do Projeto, realizam atividades concentradas nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção e trabalho. Em cada município são designadas duas instituições de ensino superior – IES para desenvolverem atividades que variam de acordo com o planejamento de cada equipe. Normalmente os rondonistas se utilizam de palestras, oficinas, workshops ou outras formas de exposição para realizar a troca de conhecimento. As equipes permanecem no município durante duas semanas e trabalham, prioritariamente, com professores do ensino médio, agentes de saúde, servidores da prefeitura, líderes comunitários entre outros profissionais que possam reter o conhecimento e, posteriormente, repassá-lo à comunidade.

  8. Áreas de atuação • Cada IES poderá inscrever até dois projetos, sendo: • 1 projeto do conjunto A ou 1 do conjunto B, ou

  9. Case:Operação Tuiuiuno Mato Grosso

  10. Operação Tuiuiu - 2011 Exemplo da atividade na Operação Tuiuiui. Municípios envolvidos: 40 municípios Estado: Mato Grosso Total de Rondonistas envolvidos: 394 Algumas das Universidades que participaram desta Operação específica: UNB – Brasília UFT – Curitiba PUCRS – Porto Alegre Univille – Joinville UDESC – Florianópolis

  11. Imagens da Operação Tuiuiu

  12. Imagens da Operação Tuiuiu

  13. Imagens da Operação Tuiuiu

  14. Projeto Rondonna Universidade Positivo

  15. Localidades - 2º semestre de 2012 Operação Açaí Será desenvolvida entre os dias 6 e 22 de julho de 2012, nos seguintes municípios do Estado do Pará – Aurora do Pará, Bonito, Cachoeira do Arari, Curralinho, Curuçá, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Magalhães Barata, Marapanim, Ourém, Peixe- Boi, Primavera, Ponta de Pedras, Quatipuru, Santarém Novo, São Domingos do Capim, São João de Pirabas, São João da Ponta e São Sebastião da Boa Vista. Operação Capim Dourado Será desenvolvida entre os dias 13 e 29 de julho de 2012, nos seguintes municípios do Estado do Tocantins – Aparecida do Rio Negro, Arapoema, Barrolândia, Caseara, Colinas do Tocantins, Divinópolis do Tocantins, Itacajá, Itapiratins, Marianópolis, Miranorte, Nova Olinda, Pedro Afonso, Palmeirante, Pequizeiro e Tocantínia.

More Related