1 / 16

Desequilíbrio de concorrência

Desequilíbrio de concorrência. Problemas Econômicos. Paul Samuelson em uma apresentação que se tornou clássica, ensinou que qualquer sociedade enfrenta 3 problemas econômicos básicos:. 1- O que produzir? 2- Como produzir? 3- Para quem produzir?. Problemas Econômicos.

dylan
Download Presentation

Desequilíbrio de concorrência

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Desequilíbrio de concorrência

  2. Problemas Econômicos Paul Samuelsonem uma apresentação que se tornou clássica, ensinou que qualquer sociedade enfrenta 3 problemas econômicos básicos: 1- O que produzir? 2- Como produzir? 3- Para quem produzir?

  3. Problemas Econômicos Joe Stiglitz, também prêmio Nobel, acrescentou mais uma pergunta ... Quem toma as decisões?

  4. Duas alternativas

  5. Mão invisível de Adam Smith O sistema de mercado tem mecanismosautomáticos de coordenação, através da livre concorrência dos agentes econômicos.

  6. Eficiência do Mercado Em determinadas condições teóricas, uma economia de mercado é eficiente. Satisfeitas estas condições, o papel do setor público seria limitado.

  7. Eficiência do Mercado A experiência histórica internacional mostra a enorme capacidade das economias de mercado na criação de riqueza. A livre concorrência é propulsora do desenvolvimento econômico.

  8. Fracassos de Mercado A experiência histórica internacional também mostra a enorme importância do Governo e das instituições para o sucesso econômico. Uma das mais importantes ações do setor público é a defesa da livre concorrência.

  9. Fracassos de Mercado • O bom funcionamento dos mercados • é um típico “bem público” no sentido • da teoria econômica. • o consumo do bem ou do serviço por um indivíduo não impede que outro o consuma. • os indivíduos não podem ser excluídos dos benefícios do bem.

  10. A livre concorrência é atacada em dois flancos: • ações que inibem a concorrência; • ações que desequilibram a concorrência. • O foco tem sido na falta de concorrência e não na concorrência desleal.

  11. Desvios de conduta como a sonegação ea informalidade, o contrabando... geram desequilíbrios de concorrência estimulam comportamentos oportunistas, e reduzem o crescimento.

  12. Brasil • Alta carga tributária (35% do PIB) • Maioria de impostos indiretos (70%) • Estimulam a sonegação (sentido amplo) que entre os • associados do ETCO varia entre 20 a 30% chegando a • mais de 60% nos softwares.

  13. O ETCO Fundado em 2003, o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial é uma organização da sociedade civil de interesse público – OSCIP. Promove e apóia ações que evitem desequilíbrios concorrenciais causados por sonegação, informalidade, falsificação, contrabando, comércio ilegal e outros desvios de conduta, de modo a melhorar o ambiente de negócios e estimular o crescimento econômico.

  14. Brasil O impacto perverso dos desequilíbrios de concorrência no desenvolvimento da economia brasileira é substancial. Eles se constituem um importante componente do custo Brasil.

  15. Apesar do governo ter adotado alguns regimes especiais de recolhimento de tributos para setores mais afetados (bebidas, cigarros, combustíveis) ainda persistem questionamentos a tal procedimento. Daí a importância e urgência na edição da lei complementar prevista no artigo 146–A da Constituição.

  16. INSTITUTO BRASILEIRO DE ÉTICA CONCORRENCIAL – ETCO ETCO. É ASSIM QUE A GENTE TEM QUE SER. Obrigado! Professor André Franco Montoro Filho Presidente Executivo maio/ 2010

More Related