1 / 26

Capítulo 2 - Funções

Capítulo 2 - Funções. Prof. Daniel Keglis Matemática. 2.1) Noção de Função. Observe a relação abaixo: Lado do quadrado x perímetro. * Observe que o perímetro do quadrado é dado em função da medida do seu lado, isto é, o perímetro depende da medida do lado. p = 4l , onde :

diep
Download Presentation

Capítulo 2 - Funções

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Capítulo 2 - Funções Prof. Daniel Keglis Matemática

  2. 2.1) Noção de Função Observe a relação abaixo: Lado do quadrado x perímetro

  3. * Observe que o perímetro do quadrado é dado em função da medida do seu lado, isto é, o perímetro depende da medida do lado. p = 4l , onde : p é uma variável dependente de l e l é uma variável independente.

  4. 2.1.1) Relação entre conjuntos Sejam os conjuntos A e B, onde x pertence a A e y pertence a B. y = 3x Note que: todos os elementos de A tem um correspondente em B

  5. Veja outras relações e observe quais representam um função fde A em B. Não é função É função Não é função y = x 4

  6. 2.1.2) Definição de função Dados dois conjuntos não vazios A e B, uma função de A em B é uma regra que diz como associar cada elemento de x ϵ A a um único elemento y ϵ B

  7. 2.1.3) Domínio, Contradomínio e Imagem da função Dada uma função f de A em B y = f(x) Para obtermos Domínio D(f), Contradomínio CD(f) e Imagem Im(f) de uma função, faremos a seguinte análise.

  8. Sejam os conjuntos A e B, onde x ϵ A e y ϵ B e f(x) = 2x D(f) = {0,1,2,3} CD(f) = {0,1,2,3,4,5,6} Im(f) = {0,2,4,6}

  9. 2.1.4) Valor Numérico Veja o exemplo: Seja a função f(x) = x2 + 2 , o valor numérico para: f(-1) = (-1)2 + 2 = 3 f(0) = (0)2 + 2 = 2 f(3) = (3)2 + 2 = 11

  10. 2.2) Gráficos Os gráficos e tabelas encontrados em revistas, jornais e livros, querem retratar uma determinada situação. Esses gráficos e tabelas representam funções e por meio deles podemos obter informações sobre a situação em estudo.

  11. Exemplo

  12. 2.2.1) Coordenadas Cartesianas Usamos a notação (x,y) para indicar o par ordenado de números reais que serão representados no sistema de eixos ortogonais. Os eixos ortogonais dividem o plano cartesiano em quatro regiões chamadas de quadrantes, conforme representação abaixo:

  13. Dado um ponto P desse plano, dizemos que os números a e b são coordenadas cartesianas do ponto P. A coordenada a chamamos de abscissa e a coordenada b é a ordenada.

  14. Vamos localizar no plano cartesiano os pontos: A(4,1); B(1,4); C(-2,-3); D(2,-2); E(-1,0); F(0,3) e O(0,0).

  15. 2.2.2) Construção de gráficos Para construir o gráfico de uma função dada no plano cartesiano devemos: Construir uma tabela com valores. A cada par ordenado associar um ponto do plano cartesiano. Esboçar o gráfico.

  16. Exemplo

  17. 2.2.3) Análise de gráficos Reconhecendo se o gráfico representa uma função. É função Não é função

  18. Determinando domínio e imagem da função através do gráfico.

  19. Determinando onde a função cresce e onde ela decresce. Crescente: ]-6,-3] U [2,6[ Crescente: ]-∞,3] Decrescente: [-3,2] Constante: [3,+∞[

  20. 2.3) Função definida por várias sentenças

  21. Estudo do domínio de uma função Veremos no caderno os exemplos para este estudo.

  22. 2.4) Função Inversa Definição: Dada uma função f: A B, bijetora, denomina-se função inversa de f a função g: B A tal que f(x) = y e g(y) = x, com x que pertence a A e y que pertence a B.

  23. Observe: D(f) = Im(g) D(g) = Im(f)

  24. Processo para determinar a função inversa Escrevemos f(x) = y. Trocamos y por x e x por y. Determinamos y em função de x. Escrevemos y = f -1(x).

  25. 2.5) Função Composta Definição: Dada uma função f: A B, e , g: B C denomina-se função composta de em f a função gof: A C, que é definida por (gof)(x) = g(f(x)), x pertencente a A.

  26. Exemplo:

More Related