hist ria do oriente
Download
Skip this Video
Download Presentation
História do Oriente

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 11

História do Oriente - PowerPoint PPT Presentation


  • 111 Views
  • Uploaded on

História do Oriente. Extremo Oriente. Oriente Médio. Afeganistão. Afeganistão. Situado em pleno coração da Ásia Com 652.225 Km2 tem uma posição estratégica , pois faz fronteira com: Paquistão,Irã, Índia, China e Rússia. As vária etnias prejudicaram sempre um processo político eficaz.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' História do Oriente' - derica


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
afeganist o1
Afeganistão
  • Situado em pleno coração da Ásia
  • Com 652.225 Km2 tem uma posição estratégica , pois faz fronteira com: Paquistão,Irã, Índia, China e Rússia.
  • As vária etnias prejudicaram sempre um processo político eficaz.
  • Grupo majoritário no país: os patãs (50% da população)
  • Os tadjiques (30% da população); os usbeques , os turcomanos,os beluques os hazaras.
  • A maioria da população é muçulmana, sendo que cerca de 90% segue o rito sunita e 9%, o xiita.
  • Duas línguas são faladas no país: o Putshtu ,falado pelos patãs e o Dari, espécie de dialeto persa.
  • A questão geopolítica, além da ameaça muçulmana para a URRS, fez do Afeganistão um alvo de choques de interesses para vários imperialismos , a partir do século XIX, : o britânico , o russo e posteriormente no século XX após a 2ª. Guerra Mundial, o dos EUA.
  • Inicialmente, o Afeganistão foi alvo do dos russos por ser uma porta de acesso aos mares do Golfo Pérsico e ao Oceano Índico, ou seja o litoral do Irã ou do Paquistão.
evolu o pol tica do afeganist o
Evolução Política do Afeganistão
  • Em 1907, o país tornou-se um protetorado britânico. Com o enfraquecimento inglês na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o emir Amanullah obteve a independência do país.
  • Em 1928, o rei Amanullah promoveu uma modernização radical, mas o clero muçulmano revoltou-se, e Amanullah abdicou. Seu sucessor, o general golpista Nadir Xá, foi assassinado em 1933, sendo sucedido pelo filho, MohammedZahir Xá, que manteve o país neutro durante a Segunda Guerra Mundial.
  • Em 1973, por causa de uma crise econômica provocada por anos seguidos de secas desastrosas, o general Daud Khan deu um golpe de Estado e proclamou a República.
o s culo xx no afeganist o o vietn dos russos
O Século XX no Afeganistão, o Vietnã dos russos
  • No final de 1979, os russos invadiram o país, sob a alegação de que o governo afegão havia solicitado ajuda À URSS para impedir o esfacelamento do país. Na verdade sua intenção era preservar a sobrevivência do governo pró-soviético.
  • EM 1980, a postura do governo americano passou a dar apoio às guerrilhas, assim como também receberam auxílio da China e do Paquistão
  • Os resultados foram milhares de mortos soviéticos e afegãos, além de milhões de exilados no Paquistão e no Irã.
  • O Tratado assinado em Genebra em 1985 por representantes da URSS, EUA, Afeganistão e Paquistão com compromissos respectivos de não-intervenção nos assuntos internos e externos um do outro e retirada de efetivos militares russos não garantiu o término da guerra entre o governo e os guerrilheiros afegãos.
afeganist o de nossos dias
Afeganistão de nossos dias
  • Os soviéticos invadiram o Afeganistão em 1979 e instituíram um governo comunista fantoche contra o qual guerrilhas financiadas pelos EUA lutaram. Com a retirada soviética, facções rivais lutaram pelo domínio do território afegão. Em setembro de 96, o Taleban _vindo de campos de treinamento no Paquistão_conquistou Cabul.
  • O Taleban, milícia extremista islâmica que controla 90% do Afeganistão, é produto de uma guerra civil iniciada após a retirada soviética da região, iniciada em 88.
  • O talibã (também talebã, taliban ou taleban; em farsi : طالبان, estudantes) é um movimento islâmico extremista e nacionalista da etnia passhtu, que efetivamente governou o Afeganistão entre1996 e 2001, Seus membros mais influentes, incluindo seu líder Muhammed Omar
  • Muhammad Omar, o "Mullah", que em 1996 foi nomeado por mais de mil religiosos o líder supremo dos Taliban, o comandante dos crentes, e impôs a sua lei. As mulheres passaram a ser proibidas de estudar e trabalhar e só podiam sair à rua se estivessem tapadas. Os homens foram obrigados a Al-Qaeda, rede terrorista liderada pelo milinário saudita Osama Bil Laden. Bin Laden e Muhammad Omar tornaram-se amigos e o líder da Al-Qaeda converteu Omar à ideia da união entre os islamitas.
  • O regime de Muhammad Omar caiu em finais de 2001 após os ataques aéreos norte-americanos contra o Afeganistão, seguidos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA.
maio de 2009
Maio de 2009
  • O exército paquistanês lançou na sexta-feira , 08 de maio uma ofensiva surpreendentemente vigorosa contra militantes do Taleban que assumiram controle sobre um amplo território a noroeste da capital, fazendo com que dezenas de milhares de paquistaneses fugissem da batalha.
  • O êxodo - por caminhão, automóvel, a pé ou em carrinhos de golfe - foi de quase 200 mil pessoas, o que obrigou os funcionários dos órgãos de ajuda humanitária a armar novas barracas em campos de refugiados ao longo da estrada congestionada ao sul do Vale Swat, cenário dos combates mais intensos. Autoridades do setor de ajuda humanitária disseram que até 300 mil pessoas estão de mudança ou preparando-se para partir.Pertences de uma família são vistos junto a uma das barracas de campo de refugiados em Mardan, Paquistão.
hamid karzai
HamidKarzai

Presidente do Afeganistão

Mandato:7 de dezembro de 2004à atualidade

Precedido por:BurhanuddinRabbani

Nascimento: 24 de dezembro der 1957 (51 anos)HamidKarzai, médico obstetra e personagem político afegão.

Antes de ser presidente do Afeganistão trabalhou na empresa petrolífera Unocal, a mesma que está participando da criação do gasoduto que sairá do Mar Cáspio para o Ocidente, através do território afegão.

É considerado um líder moderado e na tarefa de reconstrução do seu país, após o período de guerra por que este passou, durante a ocupação talibã e invasão estado-unidense, teve ajuda internacional e o apoio do ex-rei dopaís, deposto em 1973,Mohamed Zahir Xá, até à sua morte nos finais de julho de 2007.

ad