1 / 17

Aula 2: Prática trabalhista

Aula 2: Prática trabalhista. Peça 1 Reclamação. Essa é a peça que mais caiu no exame. Iremos vê-la parte a parte . 1) Endereçamento : O correto não é juiz federal nem de direito . Não invente dados; se na prova não fala qual vara, só coloque um traço . Modelo :

Download Presentation

Aula 2: Prática trabalhista

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aula 2: Prática trabalhista

  2. Peça 1 Reclamação Essa é a peça que mais caiu no exame. Iremos vê-la parte a parte. 1) Endereçamento: O correto não é juiz federal nem de direito. Não invente dados; se na prova não fala qual vara, só coloque um traço. Modelo: Excelentíssimo Senhor Doutro Juiz da __ Vara do Trabalho de __.

  3. 2) Qualificação: Não invente dados se a prova não trouxer, e siga o modelo com todos os dados: A qualificação do reclamante deve conter o nome completo, estado civil, nacionalidade, profissão, nome da mãe, data de nascimento, número do RG, CPF, CTPS e PIS, bem como o endereço completo, com CEP. A qualificação do reclamado deverá conter o nome completo e CPF, se pessoa física, ou razão social e CNPJ (se pessoa jurídica), e endereço completo com CEP, já que a citação inicial é feita, em regra, via postal Súmula no 16 TST.

  4. Modelo: Nome, nacionalidade, estado civil, profissão, nome da mãe, data de nascimento, número do RG, número do CPF, número e sério do CTPS, número do PIS, endereço completo com CEP, por seu advogado que essa subscreve, vem à presença de Vossa Excelência, com fundamento nos artigos 840 da CLT e 282 do CPC, propor à presente RECLAMAÇÃO TRABALHISTA Pelo rito __________, em face de nome, número do CNPJ, endereço completo com CEP, pelos motivos de fato de direito a seguir expostos

  5. 3) Comissão de conciliação prévia: antes era obrigatória sua passagem, mas após a decisão preliminar do supremo que declarou inconstitucional tendo efeito “erga omnes” (modelo de exame de ordem). • Da Comissão de Conciliação Prévia Cumpre ressaltar, inicialmente, que o C. STF, por meio das ADINs 2139-7 e 2160-5, declarou inconstitucional a obrigatoriedade da passagem pelo reclamante na Comissão de Conciliação Prévia, motivo pelo qual acessa o autor diretamente a via judiciária, nos termos do artigo 625-“D”, § 3º da CLT.

  6. 4) Dos Fatos: Iniciamos este tópico sempre com os dados do contrato de trabalho. Assim, obrigatoriamente deverão constar: a) data da admissão; b) data da rescisão (se houver); c) motivo da rescisão; d) salário (último); e) jornada de trabalho;

  7. Modelo: Do contrato de trabalho O reclamante iniciou suas atividades laborativas na reclamada em _____, exercendo a função de _______, trabalhando sempre das ___ às ______ horas, de _____ à ______. Foi demitido sem justa causa em ______ quando então percebia o salário de R$____, por ______.

  8. 5) Tópicos em geral (Direitos): A cada direito pedido, deve se abrir um novo tópico. Em cada tópico deve ter uma divisão de 3 partes, podendo ser feita em parágrafo. 1-Fatos: (fale o que houve); 2-Fundamento: lei, jurisprudência e doutrina; 3-Requerer.

  9. 5.1 Como fazer a citação: Modelo: Neste rumo, cabe ressaltar a posição do Ilustre “Nome do autor”, em seu livro “Título do livro”, Editora, Ano: • Modelo: Neste rumo, cabe ressaltar o art. __ da CLT que prevê: OB:Dê um parágrafo maior, e no fim da citação.

  10. 6) Do pedido: Tudo que se pede nos tópicos deve estar aqui. Não é necessário por o valor, e se for pedido remuneratório coloque apurar. Porém se não for, coloque inestimável. Modelo: Do pedido A)Hora extra ___________________ à apurar; B)Entrega de guias de SD e TRCT_ inestimável;

  11. 7) Das provas: Aplicando-se, pela primeira vez, subsidiariamente o Código de Processo Civil, temos que nos ater ao protesto por provar da seguinte maneira: Modelo: Das provas Protesta-se provar o alegado por todos os meios de prova admitidos em direito, especialmente pessoal do reclamado, oitiva de testemunhas, sem prejuízo de outras provas eventualmente cabíveis. Cuidado: nunca coloque apenas protesto o alegar por todos os meio de prova, isso é protesto genérico.

  12. 8) Citação: Aplicando subsidiariamente o CPC, em virtude de a citação ser feita inicialmente pela Justiça laboral pelo correio (Súmula no 16 do TST), a denominação correta a ser utilizada é NOTIFICAÇÃO, pois não há fé pública, fato este que só ocorreria se a citação fosse feita pelo Oficial e Justiça. Neste tópico, aproveitamos para requerer a procedência da ação, destacando a Súmula no 74 do TST A)Citar súmula 74 do TST; B)Colocar em letras garrafais:TOTAL PROCEDÊNCIA DA AÇÃO

  13. Modelo: Da notificação Requer, por fim, a notificação da reclamada para que conteste os itens supra- argüidos, sob pena de serem admitidos como verdadeiros (súmula 74 do TST), o que, por certo, ao final restará comprovado, com a conseqüente decretação da TOTAL PROCEDÊNCIA DA AÇÃO, nos termos expostos. 

  14. 9)Valor da causa: modelo Dá-se da causa o valor de R$_______. 10)Fechamento: modelo Nestes termos, Pede deferimento. Local e data, Nome e assinatura do advogado Número da OAB

  15. Esqueleto: Verbo propor • Endereçamento; • Qualificação: Art. 894 CLT e 282 CPC; • CCP; • Do contrato de trabalho; • Tópicos; • Pedidos; • Provas; • Notificação (Súmula 74 do TST); • Valor da causa; • Fechamento;

  16. Peça 1 “A”, empregado de “B”, tendo sido admitido em 15.03.96, não vinha reebendo salários há 3 (três) meses, além de a empresa “B” não ter efetuado o registro em sua CTPS. QUESTÃO: Como advogado de “B”, propor reclamação trabalhista.

  17. Pedidos • DO RECONHECIMENTO DO VÍNCULO DE EMPREGO (3º da CLT); • DA RESCISÃO INDIRETA DO CONTRATO DE TRABALHO (483, “d”, da CLT e Decreto-Lei no 368/68); • DA MULTA DO ARTIGO 467 DA CLT.

More Related