1 / 7

Expansões Marítimas Capítulo 5 e 6

Expansões Marítimas Capítulo 5 e 6. Portugueses e espanhóis possuíam uma posição geográfica privilegiada e um estado absolutista forte, que aliado a burguesia, conseguiram iniciar as navegações.

Download Presentation

Expansões Marítimas Capítulo 5 e 6

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Expansões Marítimas Capítulo 5 e 6

  2. Portugueses e espanhóis possuíam uma posição geográfica privilegiada e um estado absolutista forte, que aliado a burguesia, conseguiram iniciar as navegações O objetivo dessas navegações era, inicialmente, desbravar o Oceano Atlântico para descobrir uma nova rota ruma às Índias Porém, essas viagens levaram os europeus a um novo continente, a América, que seria invadida, dominada pelos Estados europeus. Transformada em Colônias, a América foi explorada pelas Metrópoles europeias através do Pacto Colonial, que transferia as riquezas americanas para o continente europeu Pacto Colonial – Vídeo aula https://www.youtube.com/watch?v=QepP8KkmFUo • Portugal e Espanha foram as duas primeiras nações a se lançarem ao mar, ou seja, foram as pioneiras

  3. Assim os aventureiros/navegadores começaram as grandes navegações, descobriram novas rotas para a Ásia, avançaram as técnicas de navegação e superaram o medo de monstros e demônios marítimos. Portugal inaugurou as grandes navegações e em 1498 chegou até Calicute na Índia ao contornar (périplo africano) definitivamente o continente africano com Vasco da Gama. Os espanhóis iniciam suas viagens marítimas em 1492 com Cristóvão Colombo, que tenta contornar o globo terrestre por mar, porém acaba por encontrar o que viria a ser o Continente Americano. Para se lançar ao mar e conquistar seus objetivos comerciais, os europeus precisaram desenvolver novas técnicas de navegação e superar a mentalidade religiosa/místicas que amedrontava os navegadores do período.

  4. Périplo Africano

  5. Por esse tratado, a América foi dividida entre as duas nações católicas, ficando Portugal com um estreita faixa de terra no Atlântico Sul, que viria a ser o Brasil. O resto da América ficou em posse da Espanha, que encontrou metais preciosos na América Central e América do Sul A América do Norte (EUA/Canadá) foi invadida por ingleses e franceses que também iniciavam o seu processo de expansão marítima a partir do século XVI • Para evitar um conflito entre Portugal e Espanha, a Igreja católica intermediou um tratado entre as duas nações que dividia o novo mundo a ser explorado, esse acordo ficou conhecido como Tratado de Tordesilhas

More Related