1 / 17

RETALHOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR

RETALHOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR. Lei Heong Iok Instituto Politécnico de Macau Presidente e Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Macau. 1. BREVE INTRODUÇÃO.

cale
Download Presentation

RETALHOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. RETALHOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR Lei Heong Iok Instituto Politécnico de Macau Presidente e Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Macau

  2. 1. BREVE INTRODUÇÃO O objecto da minha comunicação, que versa alguns aspectos de experiências vividas e reflexões várias, que desejo compartilhar, para daí colectivamente, se possível, induzirmos alguns ensinamentos que avalizem ou, pelo contrário demonstrem a inconsistência de certos pontos de vista, com a consciência de que, nos dias de hoje, a mudança é extremamente rápida, quase tudo é relativo ou susceptível de ser relativizado e o próprio conhecimento é, muitas vezes volátil, desactualizando - se facilmente.

  3. Macau, Região Administrativa Especial da República Popular da China, desde 20 de Dezembro de 1999, tem especificidades várias, das quais sobressai o referido facto de ser o português uma das suas línguas oficiais, por soberana opção dos órgãos políticos da República Popular da China, que consideram a manutenção e o ensino da língua portuguesa de grande importância estratégica para ao seus objectivos de cooperação internacional pacífica, num plano de igualdade e de vantagens recíprocas.

  4. Apresentarei exemplos vividos de como é necessário estar permanentemente desperto, por um lado, à evolução das aspirações da sociedade, especialmente das suas camadas juvenis, e, por outro lado, às necessidades do mercado de emprego e de carências de formação técnico-profissional e científica actualizada.

  5. As áreas de ensino consideradas prioritárias, pelo Instituto Politécnico de Macau, relacionam-se com o ensino das línguas chinesa, portuguesa e inglesa, com a informática e com o jogo, embora tenhamos cursos noutras áreas, como saúde, artes e educação física.

  6. 2. ALGUNS PROBLEMAS INICIAIS Em 1999, quando tomei posse do cargo de Presidente do Instituto Politécnico de Macau, tive de enfrentar alguns problemas que já se arrastavam do passado, mas deparei com novos que iam surgindo de todos os lados, alguns internos e outros emergentes do exterior.

  7. A opção tomada foi a diversificação selectiva, tendo-se escolhido, nas áreas científica e pedagógica que mais nos interessavam, um pequeno mas qualificado número de cerca de duas a cinco prestigiadas instituições de ensino superior, em cada um dos seguintes países e territórios: República Popular da China (Continente), Região de Hong Kong, Região de Macau, Província de Taiwan, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos da América e Austrália.

  8. 3. PROBLEMAS E MAIS PROBLEMAS Quando nos fins de 1999 foi instalada a Região Administrativa Especial de Macau os cursos em língua portuguesa estiveram em vias de desaparecer, unicamente devido à falta de candidatos. Com persistência e boa vontade apenas se salvaram o curso de tradução português-chinês, que se fortaleceu com alunos vindos da China e de Portugal, e o Curso de Administração Pública, que tem sido mantido, apesar do exíguo número de alunos, mas que agora ganhou um novo fôlego com alunos vindos de Portugal, em regime de mobilidade, e com a abertura de cursos de mestrado que tiveram uma adesão razoável.

  9. Por decisão dos órgãos próprios não pretendemos alargar o número de alunos, considerando as condições e recursos actualmente existentes. Preferimos continuar a investir na qualidade.

  10. Comparação de dados mostrando a evolução do Instituto Politécnico de Macau, de 1999 a 2011 (Até Outubro inclusivé) [1]

  11. Comparação de dados mostrando a evolução do Instituto Politécnico de Macau, de 1999 a 2011 (Até Outubro inclusivé) [2]

  12. Comparação de dados mostrando a evolução do Instituto Politécnico de Macau, de 1999 a 2011 (Até Outubro inclusivé) [3]

  13. Comparação de dados mostrando a evolução do Instituto Politécnico de Macau, de 1999 a 2011 (Até Outubro inclusivé) [1]

  14. Comparação de dados mostrando a evolução do Instituto Politécnico de Macau, de 1999 a 2011 (Até Outubro inclusivé) [2]

  15. 4. CONCLUSÃO Os problemas da gestão do ensino superior renovam-se permanentemente e os desafios que lançam devem ter uma resposta variável com as condições que estão em mudança permanente. Mas há que atender às solicitações sociais, às aspirações das várias camadas sociais.

  16. A minha experiência pode sintetizar-se em que a gestão tudo deve fazer para abrir caminhos à inovação e criatividade, a partir da generalização e aprofundamento dos melhores e mais actualizados conhecimentos, para construção de um ambiente mundial de Paz e de Bem Estar, individual e social.

  17. OBRIGADO!

More Related