1 / 31

O ensino de Ciências de acordo com os RCNs

O ensino de Ciências de acordo com os RCNs. Componentes: *Agathangela Cardozo *Elida Santos *Jamille Belmon *Simone Brito *Thais Bomfim.

bevis
Download Presentation

O ensino de Ciências de acordo com os RCNs

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O ensino de Ciências de acordo com os RCNs

  2. Componentes: *Agathangela Cardozo *Elida Santos *Jamille Belmon *Simone Brito *Thais Bomfim

  3. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, constitui-se em um conjunto de referencias e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras.

  4. Em grande parte das Escolas, os conteúdos referentes às Ciências Naturais: • Limitam-se á transmissão de certas noções relacionadas aos seres vivos e ao corpo humano; • Atividades voltadas para a formação moralizante; • Experiências pontuais de observação de pequenos animais ou plantas.

  5. De acordo com os RCNs, o ensino das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para: • Ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados; • Os mitos e as lendas representam uma das muitas formas de explicar os fenômenos da sociedade e da natureza;

  6. As crianças precisam estabelecer progressivamente a diferenciação entre mitos, lendas, explicações provenientes do senso comum e conhecimento cientifico.

  7. Objetivos: Crianças de zero a três anos Explorar ambientes para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;

  8. Crianças de quatro a seis anos Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias; Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos; Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.

  9. Conteúdos • Os conteúdos deverão ser organizados em função dos seguintes critérios: • Relevância social e vínculo comas praticas sociais significativas; • Grau de significado para criança; • Possibilidade que oferecem de construção de uma visão de mundo integrada e relacional; • Possibilidade de ampliação de repertorio de conhecimento a respeito do mundo social e natural.

  10. Crianças de zero a três anos Os conteúdos nessa faixa etária acontece inserido e integrado no cotidiano das crianças. • Participação em atividades que envolvem historias,brincadeiras, jogos e canções que digam respeito as tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;

  11. Exploração de diferentes objetos,de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito; • Contato com pequenos animais e plantas; • Conhecimento do próprio corpo por meio de uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.

  12. Crianças de quatro a seis anos • Nessa faixa etária aprofundam-se os conteúdos indicados para crianças de zero a três anos. • E ao mesmo tempo são acrescentados outros; • Os conteúdos são organizados em blocos.

  13. Relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais; Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial; Percepção dos cuidados com o corpo, à prevenção de acidentes e à saúde de forma geral; Os seres vivos

  14. Fenômenos da natureza Relações entre fenômenos da natureza de diferentes regiões e as formas de vida dos grupos sociais; Participação em diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa sobre a ação de luz,calor, som, força e movimento;

  15. Orientações Didáticas Atividades que envolvam fenômenos da natureza. Os fenômenos relacionados à astronomia. Atividades que permitam a observação dos efeitos de luz, calor luz, força e movimento.

  16. Orientações gerais para o professor Ampliar o conhecimento das crianças em relação a fatos e acontecimentos da realidade social elementos e fenômenos naturais requer do professor trabalhar com suas próprias idéias, conhecimentos e representações sociais acerca dos assuntos em pauta.

  17. Partir de perguntas interessantes Considerar os conhecimentos das crianças sobre o assunto a ser trabalhado Utilizar diferentes estratégias de busca de informações Coleta de dados Experiência direta Leitura de imagens e objetos Leitura de livros, enciclopédias, revistas e jornais

  18. Diversidade de recursos materiais Levar em consideração as pessoas da comunidade, principalmente as mais idosas como importantes fontes de informação. Materiais informativos.

  19. Diferentes formas de sistematização dos conhecimentos O registro – através de textos coletivos ou individuais, murais ilustrados, desenhos, maquetes, entre outros.

  20. Partir de perguntas interessantes • Considerar os conhecimentos das crianças sobre o assunto a ser trabalhado • Utilizar diferentes estratégias de busca de informações • Coleta de dados • Experiência direta • Leitura de imagens e objetos • Leitura de livros, enciclópledias, revistas e jornais

  21. Cooperação Atividades permanentes

  22. Por que se utilizar da metodologia de projetos?

  23. A partir desta concepção no ano de 2009 implantou-se a Metodologia de Projetos na Educação Infantil, com o objetivo de suscitar na criança a investigação, a interação e a participação no planejamento das suas atividades, como sujeito ativo da construção do seu conhecimento. Cada sala de aula terá um projeto, cujo tema surgirá das vivências daquele grupo, com objetivos e atividades planejadas sempre tendo relação aos conteúdos do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.Essa Metodologia permite que a centralização do saber perca o foco na figura do professor e a criança passe a ser vista como co-autora das ações e produções na sala de aula.

  24. “As produções expostas, sempre referentes ao momento vivido e/ou temas pesquisados, podem ser recolhidos ao término do projeto e levadas pelas crianças para casa, que poderão compartilhá-las, recuperando a história das etapas vividas junto a seus familiares.” (RCN, p.201) Organização do espaço

  25. Observação, registro e avaliação formativa “O momento de avaliação implica numa reflexão do professor sobre o processo de aprendizagem e sobre as condições oferecidas por ele para que ela pudesse ocorrer.” Adequação dos conteúdos escolhidos; Adequação das propostas lançadas; Tempo e ritmo impostos aos trabalhos; Objetivos propostos.

  26. Referências Sites acessados em 03/08/2009: www.materdeiapucarana.com.br/materdei/admin/n.. www.balneariocamboriu.sc.gov.br/sec_educacao/ www.ssparaiso.mg.gov.br/imgnews/Reciclando_Id...

More Related