1 / 11

-   Mobilidade de Pessoas para Formação Profissional Inicial - FPI

O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades de ensino e aprendizagem de todos os intervenientes no ensino e formação profissionais.

bayard
Download Presentation

-   Mobilidade de Pessoas para Formação Profissional Inicial - FPI

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades de ensino e aprendizagem de todos os intervenientes no ensino e formação profissionais.

  2. O Programa LEONARDO DA VINCI, sendo um programa de mobilidade inclui vários tipos de actividades: • -   Mobilidade de Pessoas para Formação Profissional Inicial - FPI •    -    Mobilidade de Pessoas presentes no Mercado de Trabalho - PMT  •     - Mobilidade de Profissionais da Educação e Formação Profissional - PEFP

  3. MOBILIDADE DE PESSOAS PRESENTES NO MERCADO DE TRABALHO (PMT) Quem se pode candidatar? Indivíduos que estejam no mercado de trabalho – desempregados e/ou à procura do primeiro emprego que queiram realizar um estágio profissional em contexto real de trabalho num país europeu.

  4. Que objetivos para a Acção? A acçãode Mobilidade Pessoas no Mercado de Trabalho do programa sectorial LEONARDO DA VINCI tem como alvo, no caso específico da Região Açores, o apoio da mobilidade transnacional aos indivíduos desempregados e/ou à procura do primeiro emprego. No geral os objectivos da acção são: -  Apoiar os participantes em atividades de formação e de formação contínua na aquisição e uso de conhecimentos, aptidões e qualificações para facilitar o desenvolvimento pessoal, a empregabilidade e a participação no Mercado de Trabalho Europeu; -   Reforçar o carácter atractivodo ensino e formação profissionais e da mobilidade para indivíduos e facilitar a mobilidade de formandos trabalhadores.

  5. Questões de ordem prática Quantos Países e Parceiros? Mínimo de 2 países e de 2 parceiros; um que envia e o outro que recebe. Qual a duração de um Projecto? - Mínimo de 6 meses -   Máximo de 24 meses Qual a duração da Mobilidade? - Mínimo de 2 semanas -   Máximo de 26 semanas

  6. Que particularidades tem a mobilidade de PMT? O estágio é considerado como sendo um período de formação profissional e/ou experiência de trabalho realizado por um participante individual numa instituição parceira noutro país participante.

  7. Quem formaliza a candidatura?  -  Instituições ou organizações que providenciem oportunidades de aprendizagem nos domínios abrangidos pelo programa Leonardo da Vinci; -  Empresas, parceiros sociais e outros representantes do sector laboral, incluindo câmaras de comércio e outras organizações comerciais;  -  Instituições que prestem serviços de orientação, de aconselhamento ou de informação relacionados com qualquer aspecto de aprendizagem ao longo da vida; - Instituições de Ensino Superior; - E outras…..

  8. Qual a intervenção da DRTQPDC através dos Serviços de Emprego dos Açores? Concepção e elaboração dos projectos de mobilidade; Atendimento/ Esclarecimento e Informações ao público; Organização dos processos individuais; Entrevistas e selecção de candidatos; Contacto com as parceiras; Estabelecimento de contratos e protocolos com as parcerias; Acompanhamento e avaliação dos projectos e dos estágios.

  9. Financiamento O financiamento é feito pela Comunidade Europeia através Agência Nacional do Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida e pelo orçamento da Região Autónoma dos Açores. Os participantes recebem uma bolsa para estadia, viagens e seguro.

  10. Obrigada!

More Related