1 / 24

“Programa Especial de Mobilidade Internacional”

“Programa Especial de Mobilidade Internacional” Um Programa de Bolsas de Iniciativa do Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) Bolsas para capacitação no exterior. OBJETIVOS.

arlene
Download Presentation

“Programa Especial de Mobilidade Internacional”

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “Programa Especial de Mobilidade Internacional” Um Programa de Bolsas de Iniciativa do Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) Bolsas para capacitação no exterior

  2. OBJETIVOS • Formação técnico-científicaaltamente especializada em áreas prioritárias e estratégicas para o desenvolvimento do Brasil. • Aumentar a presença de pesquisadores e estudantes de vários níveis em instituições de excelência no exterior. • Fortalecimento e expansão das iniciativas científicas, tecnológicas, de inovação e competitividade através da mobilidade internacionalde estudantes e pesquisadores.

  3. Áreas Contempladas Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; Formação de Tecnólogos.

  4. Seguro saúde Este benefício custeará as despesas referentes à aquisição de plano de saúde durante todo o período de sua bolsa no exterior. O CNPq se exime da obrigação de qualquer apoio adicional para o custeio de despesas médicas, hospitalares, odontológicas ou correlatas não previstas pelo seguro adquirido. Por isso, é imprescindível que o bolsista examine, prévia e atentamente, todas as cláusulas da apólice. O CNPq não indica nenhuma corretora ou seguro de saúde específico sendo de responsabilidade do bolsista avaliar as condições contratadas e os benefícios e coberturas oferecidas. Algumas universidades estrangeiras exigem planos especiais, e por isso recomendamos que verifique junto à Universidade de destino sobre as recomendações para o seguro saúde. Alertamos que algumas empresas no Brasil oferecem seguros para viagens turísticas de curta duração, e em razão disso, podem ser inapropriados ou sem a cobertura adequada. Informações de Apoio aos Estudantes no Exterior com bolsas do CNPq versão junho de 2014 8/23 O ideal é consultar o parceiro no exterior e respectiva Universidade de destino solicitando mais informações a respeito do seguro saúde mais adequado. É de responsabilidade do bolsista requerer cobertura adicional caso necessite de outros atendimentos que não estejam estabelecidos na apólice de seguro.

  5. Benefícios • Passagem aérea (ida e volta); • Auxílio-Instalação; • Mensalidade de bolsa; • Seguro Saúde; • Auxílio material didático; • Curso de Idiomas* *verificar no edital da chamada se o curso de idiomas será ofertado Duração da Bolsa • Período da bolsa graduação-sanduíche: 12 meses

  6. REQUISITOS DE CANDIDATURA • Estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas prioritárias; • Ter nacionalidade brasileira; • Ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículoprevisto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos; • Apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, segundo critérios da IES; • Apresentar proficiência na língua estrangeira conforme determinação de cada chamada pública. • Apresentar ***ENEM a partir de 2009 com nota acima de 600 pontos; Edital Item 3.1.4 *** Ter obtido na média aritmética das cinco provas, incluindo a Redação, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nota igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009. 3.1.4.1 Caso o candidato tenha realizado mais de um exame a partir de 2009 será considerada a maior média obtida a partir das notas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP;

  7. EMPATE Em caso de empate, serão utilizados os critérios abaixo nesta mesma sequencia: • Nota do Enem; • Premiação Acadêmica e/ou de mérito; • Maior nota no exame de proficiência; • Candidato que obter o maior percentual de integralização da grade curricular; • Participação em Programas de Iniciação Científica.

  8. Aprovação e implementação da bolsa O candidato aprovado receberá, por meio de mensagem eletrônica, a comunicação do resultado do julgamento, na qual consta um “link” que dá acesso ao Formulário Dados Complementares de Bolsa no Exterior. • O candidato deverá ter uma pessoa de contato no Brasil, informando seus dados no formulário de Dados Complementares. • Em caso de dificuldades no preenchimento do Formulário, o candidato deverá entrar em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone 0800 619697 ou pelo e-mail atendimento@cnpq.br • Após o preenchimento do Formulário de Dados Complementares, o sistema redirecionará o candidato para o Termo de Compromisso e Aceitação da Bolsa no Exterior, pelo qual o candidato poderá aceitar ou declinar da concessão da bolsa. • Anexa à mensagem, será encaminhada a Carta de Benefícios, na qual são explicitados a vigência da bolsa e os benefícios concedidos. Certifique-se de que as informações constantes de seu currículo na Plataforma Lattes estão corretas e atualizadas.

  9. Chamadas abertas Inscrições de 16/08/2014 a 30/09/2014 O candidato deve manter seu currículo lattes atualizado em http://lattes.cnpq.br. Caso o candidato venha a se inscrever em mais de um país, a única candidatura a ser considerada será a última delas, sendo todas as demais automaticamente canceladas.

  10. Países que permitirão que o aluno viaje para cursar o idioma estão em vermelho na tabela. Verificar no cronograma as datas específicas de viagem!!! ***Atenção: A PUC aplicará o teste OnDaf (Alemanha) no dia 16/10/2014 Interessados entrar em contato com INTERCÂMBIO (Valesca) A interlocução com o Programa Ciência sem Fronteiras, inclusive para candidatos com dificuldades no acesso ao Formulário de Inscrições, deverá ser realizada obrigatória e exclusivamente via Portal do Programa Ciência sem Fronteiras – Fale Conosco (http://www.capes.gov.br/faleconosco), escolhendo a opção “Ciência sem Fronteiras” e posteriormente “Bolsas no Exterior”/Problemas Formulários Ciência sem Fronteiras ou pelo telefone 0800616161, opção 0 e sub opção 1, de segunda a sexta-feira, no horário de 08h00 às 20h00, horário oficial de Brasília /DF.

  11. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO Histórico escolar ou Atestado de matrícula (obrigatório); ** Atestado de matricula deve ser solicitado com o IRA e deve ser anexado em pdf. *** Histórico de ensino médio NÃO SERÁ aceito como comprovante de matricula na PUCPR. Certificado de proficiência em língua estrangeira (não obrigatório no momento da inscrição, porém atentar-se ao edital que estipula um prazo máximo para o envio do resultado); Comprovante de premiação (não obrigatório); Atestado de participação programas de Iniciação Científica (não obrigatório). ***Ler atentamente todo o edital do País desejado e principalmente acompanhar o cronograma para não perder nenhum prazo.

  12. INSCRIÇÕES

  13. Caso sua inscrição seja na plataforma da CAPES o procedimento é semelhante ao CNPq.

  14. Dicas: Para as chamadas onde a gestão é feita através do CNPq está disponível no link de formulário de inscrição um material de apoio (Checklist) com dicas e instruções essências para a sua candidatura. Não deixe de acessar!!!!

  15. Esperamos que a sua estadia no exterior represente uma excelente oportunidade para sua capacitação e que o seu retorno ao país contribua para o desenvolvimento da sociedade brasileira. As pessoas são o maior capital do nosso País e cidadãos com excelente formação profissional são essenciais para o avanço da sociedade. Boa sorte a todos!!! Profa. Cleybe H. Vieira Coordenadora do Csf. na PUCPR Maria Gabriela Boni Finch maria.finch@grupomarista.org.br Alessandra de Lacerda alessandra.lacerda@pucpr.br Mariani Barbosa Mariani.barbosa@pucpr.br ValescaWalesco intercambio@pucpr.br

More Related