1 / 14

ATIVIDADE DE PAUSA PROTOCOLADA

ATIVIDADE DE PAUSA PROTOCOLADA. O GALO E A RAPOSA JEAN DE LA FONTAINE. CONHECIMENTOS DE MUNDO. O título do texto que leremos é? O GALO E A RAPOSA. Seu autor é JEAN DE LA FONTAINE , Alguém conhece e pode nos falar sobre ele?

angelo
Download Presentation

ATIVIDADE DE PAUSA PROTOCOLADA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ATIVIDADE DE PAUSA PROTOCOLADA

  2. O GALO E A RAPOSA JEAN DE LA FONTAINE

  3. CONHECIMENTOS DE MUNDO O título do texto que leremos é? O GALO E A RAPOSA. Seu autor é JEAN DE LA FONTAINE, Alguém conhece e pode nos falar sobre ele? Um francês escritor de poemas e fábulas, que viveu entre os anos de 1621 a 1695. Vocês sabem o que é uma fábula? Vocês conhecem um galo? Se não conhecem, vocês imaginam como é um galo? Vocês conhecem uma raposa? Se não conhecem, vocês imaginam como é uma raposa? O que vocês acreditam que pode ser tratado numa fábula com esse título?

  4. 1ª PARTE DO TEXTO Num galho, empoleirado, estava, atento e alerta, um galo vivido e sagaz. Vocês sabem o que significa “sagaz e vivido”? • Irmão - diz com voz meiga • uma raposa esperta O que a raposa perguntará para o galo?

  5. 2ª PARTE DO TEXTO - Não sabe que estamos em paz? É o fim daquela vida incerta de lutas e de medo. Enfim: trégua geral! Você sabe o que significa a palavra “trégua”? Por que a raposa propõe trégua? O que a raposa vai pedir ao galo?

  6. 3ª PARTE DO TEXTO Vem dar-me um beijo fraternal. Vem logo, o tempo é curto... E quanto aos outros galos, incumbo a ti de ir avisá-los. Deixe de lado os medos vãos, pois agora somos... Agora o galo e a raposa são o quê? Por que vocês acham isso?

  7. 4ª PARTE DO TEXTO Agora somos irmãos. É tempo de festa e de dança! • Desce com toda confiança, • quero dar-te... O que a raposa quer dar ao dar ao galo?

  8. 5ª PARTE DO TEXTO Quero dar-te um beijo na testa! – diz a raposa. -“Minha amiga” - responde o galo... O que o galo responderá para a raposa? Será que o galo acreditará na raposa? Baseado em que vocês acreditam que sim/não?

  9. 6ª PARTE DO TEXTO - Eu não podia imaginar notícia mais feliz do que esta!  Que festa! Que alegria! E que satisfação por ver que chegaste primeiro com esta boa nova. Teremos em breve uma prova da verdade, pois, a correr vejo daqui... Quem vem a correr na direção do galo e da raposa?  Por quê?

  10. 7ª PARTE DO TEXTO - Vejo daqui a correr dois galgos que por certo estão trazendo a nós a comunicação desta notícia alegre. Vamos esperá-los para trocarmos beijos: cães, raposas, galos.  Você sabe o que são galgos? O que a raposa responderá ao galo?

  11. 8ª PARTE DO TEXTO - Outro dia talvez. Eu já me vou. E dizendo isso se esgueirou a raposa, para bem longe do caminho. O que fez o galo depois que a raposa saiu? Você sabe o que significa a palavra “esgueirou”?

  12. 9ª PARTE DO TEXTO O velho galo riu sozinho, pois o prazer é redobrado quando se vê ao fim, o embusteiro logrado. Você sabe o que é um embusteiro? – Aquele que é mentiroso, impostor. Você sabe o que significa a palavra “logrado”? – Enganado com astúcia.

  13. CONCLUSÃO Ler oralmente o texto, sem pausa. A fábula teve o fim que você imaginava?

  14. Referência Bibliográfica • http://professoresembuscadoconhecimento.blogspot.com.br/

More Related