1 / 32

Projeto de Esgotamento Sanitário

Projeto de Esgotamento Sanitário. Fazenda-Escola Fundamar – Paraguaçu/MG Convênio entre Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social -SEDESE e Fundação 18 de Março – Fundamar. Interveniência: Conselho Estadual dos Direitos Difusos – CEDIF.

alma-savage
Download Presentation

Projeto de Esgotamento Sanitário

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Projeto de Esgotamento Sanitário Fazenda-Escola Fundamar – Paraguaçu/MG Convênio entre Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social -SEDESE e Fundação 18 de Março – Fundamar. Interveniência: Conselho Estadual dos Direitos Difusos – CEDIF.

  2. A água está presente em nosso dia-a-dia e principalmente na nossa higiene.

  3. Pra onde segue a água que usamos no nosso dia-a-dia?

  4. Para onde que vai a água que usamos na privada?

  5. Esgoto é para onde segue a água com dejetos humanos e outros resíduos.

  6. Esgoto que cai no rio ou que fica a céu aberto provoca doenças nas pessoas.

  7. Água contaminada provoca diarreia, hepatite, cólera e lepstopirose, etc. Socorro!

  8. Na Fazenda-Escola Fundamar o esgoto era lançado a céu aberto e em fossa negra. Não se fazia tratamento do esgoto. O meio ambiente estava comprometido!

  9. Na Escola Fundamar havia 35 fossas negras. Algumas ativas ( .) Outras em quarentena ( . )

  10. Além do risco à saúde as fossas negras estavam comprometendo a estabilidade do solo. O terreno da Fundamar estava parecido com um queijo suíço: todo furado.

  11. Para melhorar o saneamento da Fundamar o Conselho Estadual dos Direitos Difusos (CEDIF) da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDESE) investiu R$170.130,00

  12. Oba! Conseguimos a verba do Conselho Estadual dos Direitos Difusos - CEDIF para tratar nosso esgoto! Que isso!? O que significa direitos difusos?

  13. Por exemplo, direitos da área do meio ambiente tem reflexo sobre toda população, pois se ocorrer danos ou benefícios afetará a todos. São todos aqueles direitos que não podem ser atribuídos a um grupo específico de pessoas, pois dizem respeito a toda a sociedade.

  14. Sistema de Gestão do Saneamento Ambiental • - Coleta através da rede coletora; • Tratamento na Estação de tratamento de Esgoto (ETE); • Disposição final do efluente tratado; • Manutenção do sistema.

  15. As obras de engenharia na Fazenda-Escola Fundamar iniciaram-se em 22 de abril de 2013

  16. Para evitar acidentes com alunos e educadores as aulas foram paralisadas no período do dia 22 de abril a 7 de maio, com autorização da SEE/MG.

  17. Para todos entenderem melhor o projeto a Marcenaria confeccionou uma maquete.

  18. ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DO ESGOTO SANITÁRIO DA ESCOLA FUNDAMAR Aqui será construída a Caixa Divisora (4) Dos filtros a água já limpa irá para esta Caixa Divisora que dará vazão para 15 sumidouros. 5 4 Local para 3 fossas sépticas de 20.000 litros e 3 filtros anaeróbios de 15.000 litros (5) 3 2 SUMIDOUROS 1 Caixa de gordura Filtragem e saída para caixa divisora (3) 3 Fossas sépticas 3 filtros anaeróbios (5) Caixa de gradeamento Receberá o esgoto sólido para separação dos dejetos (1) Caixa de areia filtragem (2) Caixa divisora Vazão para as fossas (4)

  19. Tudo bem, e as fossas negras, o que vai acontecer com elas? As fossas negras serão compactadas com entulhos, para evitar acidentes !!!

  20. Para onde vai a água usada depois de tratada? O efluente é devolvido ao meio ambiente através dos sumidouros mostrados no slide 15.

  21. Saneamento Ambiental Conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do ambiente físico com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde. O saneamento ambiental abrange o abastecimento de água, a gestão dos esgotos sanitários, a gestão dos resíduos sólidos e o controle das águas da chuva.

  22. Atitudes “sem-noção” prejudicam o sistema de saneamento

  23. CUIDADOS NECESSÁRIOS Não jogue no vaso sanitário papel higiênico, gazes, curativos, algodão, fio dental, absorvente, cotonetes, preservativos, fraldas descartáveis. Estes resíduos, por menores que sejam, poderão provocar entupimento nas redes e tubulações de esgoto ocasionando problemas higiênicos e hidráulicos.

  24. RESÍDUOS EM GERAL Não jogue papéis, cabelos, giletes, plásticos, tecidos, ou lixo de qualquer espécie no vaso sanitário, no ralo do chuveiro, na pia do banheiro e da cozinha ou no tanque. Não jogue pó de café, restos de comida, cascas de fruta, legumes, ou esponjas. Limpe os pratos e panelas antes de lavá-los, coloque os restos de comida na lixeira. Estes resíduos provocam entupimento nas redes e tubulações de esgoto. Todos estes produtos devem ser destinados ao lixo, preferencialmente de forma separada.

  25. RESÍDUOS EM GERAL Nunca se deve atirar na rede de esgoto restos de cigarro, pois a nicotina e o alcatrão neles contidos se dissolvem com facilidade na água e mesmo em concentrações muito baixas são poluidores em potencial. Não jogue tinta, graxa, químicos, pó e não deixe cair terra, folhas, pedaços de madeira, fiapos de panos e outros objetos no tanque. Esses materiais podem entupir e prejudicar a rede e o funcionamento da ETE e causar estragos.

  26. PRODUTOS DE LIMPEZA Deve-se limitar ou mesmo evitar o uso de produtos de limpeza usando-se apenas o necessário, e preferencialmente aqueles menos agressivos, que causem menor estragos às tubulações, redes coletoras e estações de tratamento. Deve-se evitar sobretudo aqueles que podem causar danos a saúde por conter, em sua composição, substâncias irritantes, inflamáveis ou cancerígenas.

  27. MEDICAMENTOS Os medicamentos contêm compostos que são liberados em contato com a água. Para uma adequada eliminação de medicamentos vencidos ou em mau estado de conservação, encaminhe-os às farmácias que são responsáveis pelo seu armazenamento e correta eliminação.

  28. ÓLEOS Óleos e hidrocarbonetos são insolúveis na água e nunca se deve jogá-los na rede de esgoto, são muito difíceis de eliminar e podem vir a propagar doenças. UM LITRO DE ÓLEO CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA, ou seja, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. A melhor forma de descartar os óleos utilizados é colocá-los em uma garrafa plástica, por exemplo, as de refrigerantes, fechá-las e colocá-las no lixo normal, ou seja, o ORGÂNICO. Uma outra destinação sugerida é a utilização do óleo comestível para fazer sabão.

  29. A drenagem e a rede de esgotos estão prontas, a ligação também. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) vai começar a operar. O seu bom funcionamento depende das pessoas, DE VOCÊ!

  30. Não deixe que nenhum tipo de lixo chegue à rede de esgotos. Lugar de lixo é na lixeira!

  31. Valeu Marcela, valeu Lucas , valeu CEDIF !!!! Hoje a Fazenda-Escola Fundamar conta com eficiente sistema de tratamento de esgoto. Estas conquistas se devem à parcerias da Fundamar com o Poder Público e ao apoio decisivo da engenheira ambiental Marcela Teixeira, autora do projeto, e a Lucas Rocha, amigo da Escola, que acompanhou a obra de engenharia. A todos nossos agradecimentos. Agora, só depende de nós!

  32. Ficha Técnica: Convênio de Cooperação Financeira n. 113/2011 entre SEDESE e FUNDAMAR, com a interveniência do CEDIF/MG. Elaboração da Apresentação: Escola Estadual Fundamar Ilustrações: CD “Água e Gênero”. Água e Saneamento. vol 2. GWA. Gender and Water Alliance. 2008. Bios Consultoria: Apresentação Educação Ambiental. 2012. Paraguaçu - Maio/2013.

More Related