1 / 31

Características de um projeto

Características de um projeto. É um processo educativo desencadeado por uma questão, que favorece a análise, a interpretação e a crítica, como confronto do ponto de vista.

Thomas
Download Presentation

Características de um projeto

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Características de um projeto

  2. É um processo educativo desencadeado por uma questão, que favorece a análise, a interpretação e a crítica, como confronto do ponto de vista.

  3. A aprendizagem acontece a partir da interpretação entre o aprendiz e o objeto de conhecimento, dentro de um contexto com sentido e significado.

  4. No projeto predomina a cooperação: professores e alunos assumem o papel de pesquisadores.

  5. Estabelece conexões entre as informações, questionando a idéia de uma versão única da realidade.

  6. Trabalha com diferentes tipos de informação.

  7. Leva os alunos e professores a perceber que há diferentes formas e caminhos para o aprendizado.

  8. Leva os alunos e professores a agir com flexibilidade, a acolher a diversidade e a compreender sua realidade pessoal e cultural.

  9. Elaboração de projeto didático

  10. SITUAÇÃO COMUNICATIVA • Problema colocado inicialmente – situação de comunicação para a qual as crianças não possuem todos os conhecimentos, nem todas as estratégias necessárias para poder resolvê-las integralmente, mas que desencadeia uma série de aprendizagens.

  11. OBJETIVOS TERMINAIS • O que o aluno deve saber após a realização do projeto.

  12. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS • Princípios de trabalho para a sala de aula quanto as estratégias, recursos didáticos, seleção de materiais, fontes de informação,escolha de recortes temáticos, etc.

  13. TEMATIZAÇÃO • Explicitação de conteúdos que são objeto de reflexão em função da situação comunicativa.

  14. SISTEMATIZAÇÃO • Validação dos conteúdos que aparecem reiteradamente como objeto de reflexão frente ao problema colocado e que devem constituir – se como ferramentas essenciais para a produção escrita ou de leitura.

  15. Projeto Literário

  16. Trabalho desenvolvido pelo professor e alunos através da leitura de um livro paradidático.

  17. A infância é o melhor momento para o indivíduo iniciar sua emancipação mediante a função liberatória da palavra. É entre os oito e treze anos de idade que as crianças revelam maior interesse pela leitura.

  18. Lê onde e quando mais lhe convém, no ritmo que mais lhe agrada, podendo retardar ou apressar a leitura; interrompê-la, reler ou parar para refletir, a seu bel-prazer. • Lê o que, quando, onde e como bem entender. Essa flexibilidade garante o interesse contínuo pela leitura, tanto em relação à educação quanto ao entretenimento.

  19. A professora autora Maria Helena Martins chama a atenção para um contato sensorial com o objeto livro, que, segundo ela, revela “um prazer singular” na criança. Na leitura, por meio dos sentidos, a criança é atraída pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio fácil e pelas possibilidades emotivas que o livro pode conter.

  20. A autora comenta que “esse jogo com o universo escondido do livro” pode estimular no pequeno leitor a descoberta e o aprimoramento da linguagem, desenvolvendo sua capacidade de comunicação com o mundo. Esses primeiros contatos despertam na criança o desejo de concretizar o ato de ler o texto escrito, facilitando o processo de alfabetização. Possibilidade de que essa experiência sensorial ocorra será maior quanto mais freqüente for o contato da criança com o livro.

  21. Algumas questões precisam ser observadas:

  22. A escolha do livro pode ser feita pelo professor ou pelo aluno dependendo do objetivo que se quer atingir; • Procurar não associar “nota” à leitura do livro, pois o aluno passará a ler exclusivamente para tirar nota; • Criar momentos específicos para a leitura, pois ela possibilita conhecimento, prazer e diversão.

  23. Se a opção do professor for que cada um escolha um livro diferente para ler, poderá desenvolver com a turma o seguinte trabalho:

  24. Autor: • Título da obra: • Edição: • Ilustrador: • Dados biográficos do autor: (pesquisa ) • Sintetize em poucas frases o conteúdo da obra: • Faça um desenho da parte da história que você mais gostou.

  25. Escreva com suas palavras a parte da história que você mais gostou e explique por quê? • Nomeie os personagens mais importantes da história e caracterize, com três objetivos, a personagem que mais lhe chamou a atenção. • Qual o tipo de ambiente predominante: físico ( natureza, o campo, a cidade... ) ou social ( algum agrupamento social específico, alguma parcela da comunidade, fábrica, colégio, clube, família...)

  26. Relacione algumas palavras que você aprendeu após a leitura do livro e seus significados. • Qual a mensagem que você descobriu na história? • Você acha que valeu a pena ler esta história? Por quê? • Que outro título você daria a história? Obs.: Este é apenas um pequeno exemplo do que pode ser feito. Evidentemente você deverá adequar o vocabulário e o tipo de questão de acordo com a série.

  27. Caso a opção seja a escolha de um único livro para toda a turma, você poderá buscar um título interessante, cujo tema seja pertinente com a faixa etária. Procure realizar atividades interdisciplinares que envolvam pesquisas,debates, criatividade, interpretação...

  28. O exemplo de projeto que segue é apenas uma alternativa da trabalho.

More Related