1 / 24

Dever de sentar-se

Ava
Download Presentation

Dever de sentar-se

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. Dever de sentar-se “Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, Eu estou aí no meio deles.” (Mt 18,20)

    2. O CASAL Nossa vida antes de realizar o Dever de Sentar-se Arriscamos sair machucados e descobrimos que o amor não se aprofunda sem riscos Pouco tempo, diálogo e espiritualidade A decisão de fazer o primeiro Dever de Sentar-se

    3. - O Casal em Diálogo – Diálogo do casal cristão – transforma a realidade da vida matrimonial em Sinal de Salvação. O casal precisa recorrer ao diálogo,sistemático e programado.

    4. O Estado de Vida mais comprometido com o AMOR é o casamento. - Deus é AMOR – O Evangelho nos ensina a AMAR.

    5. CASAMENTO É DIÁLOGO – Casamento não é para ser solidão, nem silêncio, nem fuga, nem fingimento. Tem sentido se for ENCONTRO e COMPANHIA, prosa longa, sem pressa, cumplicidade, transparência e nudez. CASAMENTO é união de dois mistérios que, ou se revelam e decifram, ou se devoram e anulam.

    6. Tempo e diálogo DIÁLOGO CONJUGAL todo mês assumido pelos casais equipistas é um paralelo indispensável ao ‘Dever de ajoelhar-se’. O DEVER DE SENTAR-SE existe para ajudar os casais a renovar o seu SIM dado sempre no momento do SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO.

    7. Tempo e diálogo

    8. O AMBIENTE PARA O DIÁLOGO Boa disposição de corpo e de alma dos que vão dialogar. - Como cristãos o casal sabe que Cristo já os estará a espera pacientemente, porque sempre chega antes – Ele é o ponto de encontro. - Procurar sempre um lugar favorável. - Tempo e ocasião devem ser previstos, programados e reservados.

    9. DIALOGAR SOBRE O DIÁLOGO Lugar que o diálogo ocupa em sua vida conjugal. Ter consciência que são momentos vividos em espírito de Fé.

    10. DIALOGAR SOBRE O CASAL O Casal deve dialogar sobre si mesmo – conhecimento mútuo. Limite para o conhecimento: (discrição, respeito amoroso pelo Santuário íntimo, aberto só para Deus) Desmontar armadilhas do ciúme. Falar sobre formação – cultura – profissão. Possibilidades de renúncia. Se não houver revelação, desnudamento mútuo, haverá apenas tentativa de adivinhação, inúteis ou desastrosas.

    11. DIALOGAR SOBRE A VIDA DE CASAL Amor Mútuo – como anda – (opção séria e fiel, pessoal e gratuita pelo outro) Linguagem afetiva. O casal deve tentar encontrar o espinho oculto que está incomodando. Examinar capacidade mútua de tolerância e perdão. Enfrentar a pergunta: gostamos de estar juntos?

    12. DIALOGAR SOBRE A VIDA DE CASAL Partilhar informações s/doenças, profissão, negócios, economia, finanças, traçar projetos em comum, decisões tomadas em consenso. Conversar sobre seu relacionamento com Deus. Dialogar sobre o relacionamento social. O diálogo conjugal é o amor ou não é diálogo. O Amor é diálogo ou não é amor.

    13. O TERCEIRO NO DIÁLOGO CRISTÃO. Inspirado no Evangelho. Não nasce da razão humana, mas das propostas de Jesus. Sua presença no barco dará coragem nas ventanias e tempestades. Jesus pede apenas que lhe prestem atenção,

    14. DIÁLOGO SABER COMUNICAR Diálogo é ouvir – falar – perguntar, responder e concluir. Falar – (verdade). Escutar – ouvir – sabedoria de vida. Responder: paciência, carinho, doçura e amor: Não distorcer palavras. Não carregar o tom. Não se deixar levar pelo desdém ou pela ironia. Não agir como adversários no tribunal. Expressamos nossos sentimentos e compreendemos que um não pode ler a mente do outro. Sem amor não existe comunicação.

    16. DIÁRIO DE BORDO

    17. O Dever de Sentar-se junto com Jesus A verdadeira oração consiste precisamente em unir nossa vontade à vontade de Deus. A oração prepara o elogio, a escuta e o perdão. Descobre-se qualidades, vitórias e avanços

    18. Aplicando o Dever de Sentar-se no dia-a-dia O casal equipista será testemunha a serviço dos casais exercendo:

    19. O DIÁLOGO E A ESPIRITUALIDADE CONJUGAL Orientar a vida pelos valores do espírito, pelos valores que não passam, pelos valores anunciados no Evangelho. Espiritualidade: Caminhada consciente, continuada e sistemática em busca da perfeição de vida.

    20. A SABEDORIA DA EXPERIÊNCIA E, finalmente, priorizamos: A espiritualidade em nossa vida conjugal A espiritualidade em nossa família A nossa vida em equipe Pe. Caffarel recomenda – marque um encontro com vocês mesmos. “Deixai a praia, avançai para o alto mar”. (Pe. Caffarel)

    21. Mensagem Caríssimo casal: Conversem bastante, conversem sempre. Façam do “diálogo conjugal” a arma poderosa para vencer a rotina que sufoca o amor. Façam do diálogo de todos os dias a “arma” para vencer as tentações, consumismo, o prazer pelo prazer, o rancor. NOME QUE PODE INCOMODAR: Dever de Sentar-se? Prazer de sentar-se?

    22. Sejam fiéis ao Dever de sentar-se. E convidem Jesus para viver a vida com vocês.

    23. ...que a Paz de Cristo esteja sempre conosco!

    24. ... DAS PEDRAS DO CAMINHO FAZER O CAMINHO DAS PEDRAS. Casais que procuram viver a proposta do diálogo conjugal apontam dificuldades: * A verdadeira dificuldade - dificuldade do amor. * Do jeito certo é mais fácil. * Espontaneidade X programação. * Nem sempre o amargo é ruim.

More Related