Fundos de Investimentos - PowerPoint PPT Presentation

zorion
fundos de investimentos n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Fundos de Investimentos PowerPoint Presentation
Download Presentation
Fundos de Investimentos

play fullscreen
1 / 106
Download Presentation
Presentation Description
97 Views
Download Presentation

Fundos de Investimentos

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Fundos de Investimentos • Um fundo de investimento com administração ativa tem comocaracterística: a) seu objetivo é acompanhar o benchmark;b) seu objetivo é superar o benchmark;c) não perder para o CDId) não permitir rentabilidade negativa.

  2. Fundos de Investimentos • Um fundo de investimento com administração ativa tem comocaracterística: a) seu objetivo é acompanhar o benchmark – isto é objetivo de fundo passivob) seu objetivo é superar o benchmark;c) não perder para o CDI – CDI é para ser referência de fundo DI ou benchmark apenas para renda fixa, não para ações. Linguagem coloquiald) não permitir rentabilidade negativa – Nenhum fundo dá esta garantia. Nos fundos vem escrito que a rentabilidade deste fundo pode ser negativa. • Benchmark, comparação entre desempenho de um fundo e referencial. CDI, SELIC para Renda Fixa, IBOVESP para ações, Dólar para fundos cambiais. • Outros benchmarkings de bolsa de valores são, IBRx50, IBRx100, Smal, ISE, Índice de Energia Elétrica.

  3. Fundos de Investimentos Um fundo que tem como benchmark a PTAX, rendeu no mês de marçopassado 0,43%. Estamos falando provavelmente de um fundo: a) cambial;b) DI;c) De ações;d) Multimercado.

  4. Fundos de Investimentos Um fundo que tem como benchmark a PTAX, rendeu no mês de marçopassado 0,43%. Estamos falando provavelmente de um fundo: a) cambial;b) DI; benchmark DIc) De ações;benchmark Ibovespa d) Multimercado. benchmark DI PTAX é a taxa de câmbio, ou seja a variação do dólar frente ao real. Calculada com a variação do dólar do dia anterior. Se dizemos que o dólar caiu 2% hoje, a PTAX de amanhã é -2%.

  5. Fundos de Investimentos A Sra. Andrade recebeu uma indenização de R$ 240.000,00. Fez odepósito em conta-corrente e solicitou a aplicação dos recursos, da seguintemaneira: 25% em renda fixa, 15% em PGBL, 10% em fundo multimercado comalavancagem e 50% em fundo de ações. Como gerente da conta da Sra.Andrade, que medidas você deve tomar? a) Checar a origem dos recursos junto à cliente, guardar registro na própriainstituição, sujeita à verificação posterior do Banco Central e, a seguir,assegurar-se junto a Sra. Andrade sobre seu horizonte de prazo,objetivos, idade e necessidade de liquidez.b) Atualizar o cadastro e verificar com a Sra. Andrade seu horizonte deprazo, objetivos idade e número de filhos.c) Informar imediatamente ao Banco Central sobre o depósito, checar aorigem dos recursos junto à cliente, recusar o investimento em PGBL eatualizar o cadastro.d) Fazer uma visita pessoal a Sra. Andrade, informar ao Banco Centralimediatamente sobre o depósito e recusar o investimento em fundo deações.


  6. Fundos de Investimentos A Sra. Andrade recebeu uma indenização de R$ 240.000,00. Fez odepósito em conta-corrente e solicitou a aplicação dos recursos, da seguintemaneira: 25% em renda fixa, 15% em PGBL, 10% em fundo multimercado comalavancagem e 50% em fundo de ações. Como gerente da conta da Sra.Andrade, que medidas você deve tomar? a) Checar a origem dos recursos junto à cliente, guardar registro na própriainstituição, sujeita à verificação posterior do Banco Central e, a seguir,assegurar-se junto a Sra. Andrade sobre seu horizonte de prazo,objetivos, idade e necessidade de liquidez.b) Atualizar o cadastro (atitude correta, mas incompleta) e verificar com a Sra. Andrade seu horizonte de prazo, objetivos idade e número de filhos.Não é só atualizar o cadastro, tem que verificar a origem do recurso. O resto está certo. Atualizar cadastro é parte da checagem de recursos. c) Informar imediatamente ao Banco Central sobre o depósito, checar aorigem dos recursos junto à cliente, recusar o investimento em PGBL eatualizar o cadastro. Não tem que recusar o investimento, o resto está certod) Fazer uma visita pessoal a Sra. Andrade, informar ao Banco Centralimediatamente sobre o depósito e recusar o investimento em fundo deações. Não tem que recusar o investimento, mas sim analisar se ele é correto para o cliente. O resto está correto

  7. Fundos de Investimentos Ainda quanto ao caso da Sra. Andrade: após conversar com a cliente,você é informado que ela tem 55 anos, um filho cursando a Universidade e,dado o seu histórico, possui investimentos bastante conservadores. Você: a) aconselha a cliente a rever seus percentuais de portfólio, concentrando40% dos recursos em fundo multimercado com alavancagem, 10% emfundo de ações e 50% em renda fixa;b) aconselha a cliente a rever seus percentuais de portfólio, concentrando50% em PGBL e 40% em renda fixa e apenas 10% em renda variável,afinal o perfil da cliente é conservador e ela tem um filho que aindaestuda;c) nenhuma das anteriores. A cliente é conservadora, portanto não tolerariscos inerentes a fundo de ações e nem a fundo multimercado;d) nenhuma das anteriores. Você precisa de mais informações para fazer aadequação do investimento e/ou a readequação da carteira ao perfil dacliente.

  8. Fundos de Investimentos Ainda quanto ao caso da Sra. Andrade: após conversar com a cliente,você é informado que ela tem 55 anos, um filho cursando a Universidade e,dado o seu histórico, possui investimentos bastante conservadores. Você: a) aconselha a cliente a rever seus percentuais de portfólio, concentrando 40% dos recursos em fundo multimercado com alavancagem, 10% em fundo de ações e 50% em renda fixa; b) aconselha a cliente a rever seus percentuais de portfólio, concentrando50% em PGBL e 40% em renda fixa e apenas 10% em renda variável,afinal o perfil da cliente é conservador e ela tem um filho que aindaestuda;A aplicação é conservadora, mas o PGBL é para longo prazo e ela com 55 anos sem filho não pode ter aplicações de tão longo prazo (20 anos) c) nenhuma das anteriores. A cliente é conservadora, portanto não tolerariscos inerentes a fundo de ações e nem a fundo multimercado; Multimercado pode ser conservador.d) nenhuma das anteriores. Você precisa de mais informações para fazer aadequação do investimento e/ou a readequação da carteira ao perfil dacliente. Sempre é possível ter mais informações, mas as informações são suficientes Foi escolhido a alternativa que deixa a maior parte do capital de forma conservadora, sem longo prazo visto sua falta de necessidade de uma previdência PGBL. Previdência é para aposentadoria ou educação. Ela não precisa de nenhum dos dois.

  9. Fundos de Investimentos Pode-se apontar como uma das vantagens de um fundo exclusivo: a) Não há regulamento.b) Não cobra taxa de administração.c) Não há incidência de tributos na fonte, ou seja, a tributação é feitaapenas na declaração anual.d) Nenhuma das alternativas acima está correta.

  10. Fundos de Investimentos Pode-se apontar como uma das vantagens de um fundo exclusivo: a) Não há regulamento. Há regulamento, gestor e administrador, como um fundo normal.b) Não cobra taxa de administração. Se tem gente trabalhando, estas pessoas serão pagas.c) Não há incidência de tributos na fonte, ou seja, a tributação é feitaapenas na declaração anual.Não, existe tributos na fonte, mas, permite ao investidor trocar de posição sem pagar impostos d) Nenhuma das alternativas acima está correta. Existe uma vantagem que o fundo não precisa pagar imposto quando troca de posição, como faz o investidor se investir sem o apoio de um fundo exclusivo.

  11. Fundos de Investimentos Com relação à tributação de fundos de investimento, assinale aafirmação INCORRETA: a) Fundos de curto prazo terão come-cotas semestral de 25% dosrendimentos.b) Fundos de longo prazo terão come-cotas semestral de 15% dosrendimentos.c) A alíquota de tributação para fundos de curto prazo é de 22,5% sobrerendimentos com até 6 meses e 20% sobre rendimentos acima de 6meses.d) O acerto de alíquotas tanto para fundos de curto prazo como parafundos de longo prazo é sempre no momento do resgate.

  12. Fundos de Investimentos Com relação à tributação de fundos de investimento, assinale aafirmação INCORRETA: a) Fundos de curto prazo terão come-cotas semestral de 25% dosrendimentos. b) Fundos de longo prazo terão come-cotas semestral de 15% dosrendimentos. Correto, esta é a menor alíquota para FLP c) A alíquota de tributação para fundos de curto prazo é de 22,5% sobrerendimentos com até 6 meses e 20% sobre rendimentos acima de 6meses. Correto, até 6 meses é 22,5% depois baixa 2,5 P.P a cada 6 meses. O fundo de CP não pode passar de um ano, portanto, será de no mínimo 20% d) O acerto de alíquotas tanto para fundos de curto prazo como parafundos de longo prazo é sempre no momento do resgate. Correto, por isso o come cotas cobra o mínimo. Tributação de RF, não importa o prazo, começa com 22,5% para menos de 6 meses e cai 2,5% a cada 6 meses, chegando a 15% no final. Ações é de 15%. É um fundo de ações fundos com mais de 50% do capital investido em ações.

  13. Fundos de Investimentos Os fundos de investimento: a) podem ser considerados um produto de ativo; b) usam o CNPJ do banco; c) são um condomínio de pessoa com objetivo comum de investimento;d) são fiscalizados pela ANBIMA.

  14. Fundos de Investimentos Os fundos de investimento: a) podem ser considerados um produto de ativo; Não, são um produto de passivo, quando o banco empresta é que é ativob) usam o CNPJ do banco;Não, tem CNPJ próprio. Podem funcionar independente do banco c) são um condomínio de pessoa com objetivo comum de investimento;d) são fiscalizados pela ANBIMA. Só das entidades membros da ANBIMA são fiscalizados pela ANBIMA, os outros não, são fiscalizados pela CVM. Se os cotistas quiserem, o fundo que foi aberto pelo Itaú pode ser administrado e gerido pelo Bradesco. Os fundos são independentes do banco. O administrador é remunerado pela taxa de administração.

  15. Fundos de Investimentos Os fundos de investimentos são fiscalizados: a) pelo Banco Central e CVM, dependendo do tipo;b) pela CVM;c) pela CVM em conjunto com a ANBIMA;d) pela ANBIMA e o Banco Central.

  16. Fundos de Investimentos Os fundos de investimentos são fiscalizados: a) pelo Banco Central e CVM, dependendo do tipo;b) pela CVM;c) pela CVM em conjunto com a ANBIMA;d) pela ANBIMA e o Banco Central. Fundo é um título e que não pertence a um banco comercial nem ao governo, portanto, pertence a fiscalização da CVM. O fundo compra títulos referentes a CVM.

  17. Fundos de Investimentos Um gerente vem acompanhando a rentabilidade de um fundo de açõesmensalmente e notou que esse fundo rende sempre entre 0,10 a 0,15 pontos percentuais a menos que o Ibovespa. Esse fundo: a) é provavelmente um fundo de ações ativo em Ibovespa;b) é provavelmente um fundo de ações passivo em Ibovespa;c) é provavelmente um fundo de ações neutro;d) é provavelmente um fundo que tem em sua carteira no mínimo 51% emações da Petrobrás.

  18. Fundos de Investimentos Um gerente vem acompanhando a rentabilidade de um fundo de açõesmensalmente e notou que esse fundo rende sempre entre 0,10 a 0,15 pontos percentuais a menos que o Ibovespa. Esse fundo: a) é provavelmente um fundo de ações ativo em Ibovespa;b) é provavelmente um fundo de ações passivo em Ibovespa;c) é provavelmente um fundo de ações neutro;d) é provavelmente um fundo que tem em sua carteira no mínimo 51% emações da Petrobrás. Fundos passivos normalmente rendem um pouco a menos que o benchmark

  19. Fundos de Investimentos O termo Chinese Wall se refere à: a) separação entre fundos e clubes de investimento;b) separação de funções entre gestor e administrador;c) separação de funções entre administrador de recursos de terceiros;d) separação de funções entre gestor e custodiante.

  20. Fundos de Investimentos O termo Chinese Wall se refere à: a) separação entre fundos e clubes de investimento;b) separação de funções entre gestor e administrador;c) separação de funções entre administrador de recursos de terceiros;d) separação de funções entre gestor e custodiante.Objetivo é que o banco não use os recursos do fundo a seu favor, por exemplo, o fundo compre ações que o banco quer vender.

  21. Fundos de Investimentos Com relação ao texto “a rentabilidade obtida no passado não é garantiade resultados futuros”, pode-se afirmar que: a) o texto nem sempre é verdade, pois há fundos conservadores queconstantemente replicam sua rentabilidade;b) ele deve vir em destaque no regulamento do fundo;c) trata-se de um excesso de zelo do administrador do fundo apenas;d) ele deve vir em todo material de divulgação de informação sobre o fundopara o investidor.

  22. Fundos de Investimentos Com relação ao texto “a rentabilidade obtida no passado não é garantiade resultados futuros”, pode-se afirmar que: a) o texto nem sempre é verdade, pois há fundos conservadores queconstantemente replicam sua rentabilidade; A ANBIMA não vai mandar divulgar uma frase que nem sempre é verdade b) ele deve vir em destaque no regulamento do fundo; Em todo material deve vir em destaquec) trata-se de um excesso de zelo do administrador do fundo apenas; É uma exigênciad) ele deve vir em todo material de divulgação de informação sobre o fundo para o investidor. É comum o investidor aplicar pela rentabilidade passada e ele deve aplicar pela expectativa de rentabilidade futura. Um fundo pode estar com alta rentabilidade e mau posicionado e não manter os bônus resultados, principalmente os que trabalham com alavancagem e hedge

  23. Fundos de Investimentos A precificação das ações num fundo de ações se dá: a) pelo seu preço de fechamento;b) pelo seu preço médio;c) pelo preço mais negociado no dia;d) pela mediana dos preços negociados no dia.

  24. Fundos de Investimentos A precificação das ações num fundo de ações se dá: a) pelo seu preço de fechamento;b) pelo seu preço médio;c) pelo preço mais negociado no dia;d) pela mediana dos preços negociados no dia. Os resgates são feitos por dia, não por hora. Se fosse no final do dia e a ação subisse, o administrador teria perdas, pois teve que negociar a ação durante o dia, na medida em que as solicitações de resgate e aplicação são feitas.Visa proteger o fundo contra variações bruscas em determinadas horas do dia.

  25. Fundos de Investimentos Para que um fundo de investimento não seja tributado pelo come-cotas,é necessário que sua carteira seja composta por: a) 100% dos títulos públicos prefixados;b) no mínimo 80% em títulos públicos federais e no máximo 20% emações;c) no mínimo 67% em ações no mercado a vista;d) no mínimo 51% em ações.

  26. Fundos de Investimentos Para que um fundo de investimento não seja tributado pelo come-cotas,é necessário que sua carteira seja composta por: a) 100% dos títulos públicos prefixados;b) no mínimo 80% em títulos públicos federais e no máximo 20% emações;c) no mínimo 67% em ações no mercado a vista; d) no mínimo 51% em ações. Não é fundo de ações, pode ser multimercado. Fundos de ações tem que ter 67% em ações. Menos que isso pode ser multimercado

  27. Fundos de Investimentos Segundo a classificação de fundos da ANBIMA, um fundo é consideradoalavancado quando: a) a carteira do fundo é formada por títulos de renda fixa com elevado riscode crédito;b) existe a chance de que se perca mais que o patrimônio líquido do fundo; c) o fundo opera com derivativos; d) quando a própria instituição financeira administradora do fundo colocarecursos próprios nestes fundos.

  28. Fundos de Investimentos Segundo a classificação de fundos da ANBIMA, um fundo é consideradoalavancado quando: a) a carteira do fundo é formada por títulos de renda fixa com elevado riscode crédito;b) existe a chance de que se perca mais que o patrimônio líquido do fundo;c) o fundo opera com derivativos; Se opera com derivativos, mas sem alavancagem, por exemplo, compra de opções não é uma alavancagem.d) quando a própria instituição financeira administradora do fundo colocarecursos próprios nestes fundos. Um fundo alavancado aplica dinheiro que não tem, por isso, pode perder mais do que tudo que os cotistas aplicaram. São, por exemplo, operações a descoberto, swaps e mercado de futuros.

  29. Fundos de Investimentos Durante muitos anos, o mercado entendia que um fundo de renda fixadeveria sempre ter variação positiva. Entretanto, devido à metodologia demarcação de um título a mercado, este entendimento finalmente ficou maisclaro. Hoje, o mercado compreende que o rendimento de um título de rendafixa nem sempre é positivo. Isso é reflexo do seguinte fato: a) Quando a taxa de juros de mercado cai, o rendimento do título tambémcai.b) A correlação entre a taxa de juros e rendimento de um título é semprenegativa.c) Se a taxa de juros de mercado sobe, o preço de mercado de um ativo derenda fixa deve cair e vice-versa.d) Se a taxa de juros de mercado cai, o preço de mercado de um ativo derenda fixa deve cair e vice-versa.

  30. Fundos de Investimentos Durante muitos anos, o mercado entendia que um fundo de renda fixadeveria sempre ter variação positiva. Entretanto, devido à metodologia demarcação de um título a mercado, este entendimento finalmente ficou maisclaro. Hoje, o mercado compreende que o rendimento de um título de rendafixa nem sempre é positivo. Isso é reflexo do seguinte fato: a) Quando a taxa de juros de mercado cai, o rendimento do título tambémcai.b) A correlação entre a taxa de juros e rendimento de um título é semprenegativa.c) Se a taxa de juros de mercado sobe, o preço de mercado de um ativo de renda fixa deve cair e vice-versa.d) Se a taxa de juros de mercado cai, o preço de mercado de um ativo derenda fixa deve cair e vice-versa. Se a taxa de juros sobe de 10% para 11%, um título que paga 15% de juros vale menos, pois agora eu quero receber 11% e não mais 10% e para este título de renda fixa render 11%, ele tem que ser mais barato que para render 10%.

  31. Fundos de Investimentos A diferença básica entre um fundo de ações fechado e um aberto é que: a) o primeiro pode alavancar e o segundo não;b) o primeiro permite a cobrança da taxa de performance e o segundo não;c) não há resgate de cotas no primeiro;d) no primeiro só é aceito investidores com maior informação técnica sobreo mercado acionário.

  32. Fundos de Investimentos A diferença básica entre um fundo de ações fechado e um aberto é que: a) o primeiro pode alavancar e o segundo não;b) o primeiro permite a cobrança da taxa de performance e o segundo não;c) não há resgate de cotas no primeiro;d) no primeiro só é aceito investidores com maior informação técnica sobreo mercado acionário. Fundos fechados não tem liquidez como nos fundos abertos, normalmente comercializados

  33. Fundos de Investimentos Se um investidor pedir resgate de um fundo que trabalha com cota deabertura, num determinado dia em que as taxas de juros no mercado subiram, acarretando na desvalorização de vários títulos da carteira deste fundo, pode-se dizer que este investidor: a) sairá beneficiado, às custas dos outros cotistas; b) sairá prejudicado, beneficiando os outros cotistas;c) não sairá prejudicado nem beneficiado;d) sairá beneficiado, às custas do administrador

  34. Fundos de Investimentos Se um investidor pedir resgate de um fundo que trabalha com cota deabertura, num determinado dia em que as taxas de juros no mercado subiram, acarretando na desvalorização de vários títulos da carteira deste fundo, pode-se dizer que este investidor: a) sairá beneficiado, às custas dos outros cotistas; Não, os outros cotistas serão remunerados pelo preço médio. b) sairá prejudicado, beneficiando os outros cotistas;c) não sairá prejudicado nem beneficiado;d) sairá beneficiado, às custas do administrador Só lembrar que foram criadas leis para proteger o cotista

  35. Fundos de Investimentos Um investidor procura um fundo de renda fixa que trabalhe com cota deabertura. Este investidor: a) somente encontrará fundos do tipo renda fixa com cota de abertura se ofundo for de longo prazo;b) não terá dificuldade, pois todos os fundos do tipo renda fica podemtrabalhar com cota de abertura;c) somente encontrará fundos do tipo renda fixa com cota de abertura se ofundo não for de longo prazo;d) não conseguirá encontrar um fundo deste tipo, pois fundos do tipo rendafixa somente podem trabalhar com cota de fechamento.

  36. Fundos de Investimentos Um investidor procura um fundo de renda fixa que trabalhe com cota deabertura. Este investidor: a) somente encontrará fundos do tipo renda fixa com cota de abertura se ofundo for de longo prazo;b) não terá dificuldade, pois todos os fundos do tipo renda fica podemtrabalhar com cota de abertura;c) somente encontrará fundos do tipo renda fixa com cota de abertura se o fundo não for de longo prazo;d) não conseguirá encontrar um fundo deste tipo, pois fundos do tipo rendafixa somente podem trabalhar com cota de fechamento. Apenas fundos de curto prazo e referenciados DI podem trabalhar com cota de abertura. Outros fundos podem ter oscilações durante o dia, fazendo com que o administrador tenha que honrar perdas.

  37. Fundos de Investimentos Ao receber o prospecto de um fundo no qual tencionava aplicar, o Sr.Agenor assustou-se com os dizeres que vinham logo na sua capa. O primeiroparágrafo tirava a responsabilidade da CVM, do Banco Central e a ANBIMA, comrelação às informações do prospecto e sobre a qualidade do administrador. Osegundo dizia que o fundo poderia perder tanto dinheiro, que o cotista poderiaser chamado a colocar recursos adicionais no fundo. Os três seguintes diziamque os sistemas de gerenciamento de riscos não garantiam nada, que o fundonão tinha garantia do Fundo Garantidor de Créditos e que a rentabilidadeobtida no passado não era garantia de rentabilidade futura. Depois de tudo,ainda acrescentou, no último parágrafo, e sempre em letras maiúsculas, que aleitura do prospecto não era suficiente e que o investidor teria que ler oregulamento do fundo também. O gerente da conta do Sr. Agenor quase operdeu como cliente por causa desses dizeres. Ao reclamar com a área de17 Asset Management, onde todos os analistas, gerentes e diretores eramcertificados pela ANBIMA, qual a resposta correta que o gerente obteve?

  38. Fundos de Investimentos a) “Realmente é um exagero colocar tudo isso, mas precisamos nosprecaver contra prováveis perdas e ações judiciais”.b) “Para lhe dizer a verdade, nem colocamos tudo o que era obrigatóriosegundo o Código da ANBIMA, pois sabíamos que espantariam os clientesmais conservadores”.c) “Colocamos apenas o que é requerido segundo o Código da ANBIMA, nãofaltando nenhum esclarecimento extra”.d) “Trata-se de uma formalidade requerida pela nossa área de Complianceapenas, não sendo requerido pela ANBIMA”.

  39. Fundos de Investimentos a) “Realmente é um exagero colocar tudo isso, mas precisamos nosprecaver contra prováveis perdas e ações judiciais”.b) “Para lhe dizer a verdade, nem colocamos tudo o que era obrigatóriosegundo o Código da ANBIMA, pois sabíamos que espantariam os clientesmais conservadores”.c) “Colocamos apenas o que é requerido segundo o Código da ANBIMA, não faltando nenhum esclarecimento extra”.d) “Trata-se de uma formalidade requerida pela nossa área de Complianceapenas, não sendo requerido pela ANBIMA”.

  40. Fundos de Investimentos Qual das alternativas abaixo caracteriza um instrumento de renda fixaprefixada a) O conhecimento do valor de resgate do ativo em qualquer data.b) O preço de resgate fixo, qualquer que seja o prazo de vencimento doativo.c) A taxa de juros de remuneração do ativo, recebida no vencimento daaplicação.d) O conhecimento do valor do cupom de juros em qualquer data.

  41. Fundos de Investimentos Qual das alternativas abaixo caracteriza um instrumento de renda fixaprefixada a) O conhecimento do valor de resgate do ativo em qualquer data. Pode variar., só se sabe quanto será o resgate no vencimentob) O preço de resgate fixo, qualquer que seja o prazo de vencimento doativo.Pode variar, depende se tem algum indexador, como IGPM c) A taxa de juros de remuneração do ativo, recebida no vencimento da aplicação.d) O conhecimento do valor do cupom de juros em qualquer data.Pode variar, depende do indexador. Cupom de juros é o valor que será recebido, por exemplo R$ 100,00 todo em dezembro 2010

  42. Fundos de Investimentos Dentre os documentos abaixo, qual deles permite ao investidor tomarciência dos riscos de um fundo? a) Regulamento.b) Termo de Adesão.c) Lâmina.d) Prospecto.

  43. Fundos de Investimentos Dentre os documentos abaixo, qual deles permite ao investidor tomarciência dos riscos de um fundo? a) Regulamento. Não fala de risco, fala das regrasb) Termo de Adesão. Apenas diz que o cliente tem ciência e leu o prospecto c) Lâmina. É uma propaganda, não regulamentada pela ANBIMA d) Prospecto.

  44. Fundos de Investimentos No material informativo sobre a rentabilidade dos fundos deinvestimentos, os bancos costumam divulgar alguns índices de referência,como, por exemplo, o CDI, que significa: a) a taxa DI-Over, extra-grupo, que é o resultado da média aritmética dasoperações no mercado de CDI, considerando apenas as transaçõesentre instituições que pertencem a diferente grupos;b) a taxa DI-Over, que é o resultado da média ponderada das operaçõesno mercado de CDI, considerando todas as transações realizadas nestemercado;c) a taxa DI-Over, extra-grupo, que é o resultado da média ponderada dasoperações no mercado de CDI, realizadas apenas entre instituições quepertencem a diferentes grupos financeiros;d) a taxa DI-Over, que é a média ponderada das transações realizadasentre as trinta maiores instituições financeiras.

  45. Fundos de Investimentos No material informativo sobre a rentabilidade dos fundos deinvestimentos, os bancos costumam divulgar alguns índices de referência,como, por exemplo, o CDI, que significa: a) a taxa DI-Over, extra-grupo, que é o resultado da média aritmética dasoperações no mercado de CDI, considerando apenas as transaçõesentre instituições que pertencem a diferente grupos;b) a taxa DI-Over, que é o resultado da média ponderada das operaçõesno mercado de CDI, considerando todas as transações realizadas nestemercado;c) a taxa DI-Over, extra-grupo, que é o resultado da média ponderada das operações no mercado de CDI, realizadas apenas entre instituições que pertencem a diferentes grupos financeiros;d) a taxa DI-Over, que é a média ponderada das transações realizadasentre as trinta maiores instituições financeiras. Analisar a mais completa de preocupações

  46. Fundos de Investimentos O Imposto de Renda sobre aplicações financeiras incide sobre orendimento: a) sempre antes da incidência do IOF;b) sempre que houver lucro, mas antes da incidência de IOF;c) Sempre que houver lucro, mas após a incidência de IOF;d) Sempre que houver lucro, mas somente no vencimento, independentedo tipo de aplicação.

  47. Fundos de Investimentos O Imposto de Renda sobre aplicações financeiras incide sobre orendimento: a) sempre antes da incidência do IOF;b) sempre que houver lucro, mas antes da incidência de IOF;Se acontecer, o investidor pode perder dinheiro, pois o IOF é regressivo e relativo ao prazo aplicado c) Sempre que houver lucro, mas após a incidência de IOF;d) Sempre que houver lucro, mas somente no vencimento, independentedo tipo de aplicação. Não, tem o come cotas que tira as cotas

  48. Qual dos fundos acima é um fundo de investimento em cotas de fundo de investimento? a) A b) B.c) C.d) E.

  49. Qual dos fundos acima é um fundo de investimento em cotas de fundo de investimento? a) A b) B.c) C.d) E. Aplica em cotas de fundo de investimentos da própria instituição.