1 / 9

INTRODUÇÃO:

O consumo de sódio não influenciou no ganho de peso interdialítico de pacientes em programa de hemodiálise. Tzanno-Martins CB; Biavo BMM; Uezima CBB; Barros CM; Jorge K; Navarro RB; Furtado MM; Freitas APG; Martins JPLB; Ribeiro Júnior E; Paternez-Colucci ACA. INTRODUÇÃO:.

zita
Download Presentation

INTRODUÇÃO:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O consumo de sódio não influenciou no ganho de peso interdialíticode pacientes em programa de hemodiálise Tzanno-Martins CB; Biavo BMM; Uezima CBB; Barros CM; Jorge K; Navarro RB; Furtado MM; Freitas APG; Martins JPLB; Ribeiro Júnior E; Paternez-Colucci ACA.

  2. INTRODUÇÃO: • Diversos estudos demonstraram a correlação entre a adequação da hemodiálise e ganho de peso interdialítico com a morbidade e mortalidade de pacientes renais crônicos. • Para pacientes em hemodiálise a restrição de sódio é indicada não somente para o controle da pressão arterial, como também para o controle na ingestão de líquidos e, conseqüentemente, do ganho de peso interdialítico. Este ganho não deve ultrapassar 3 a 5% do peso seco. Em geral, quando o balanço de sódio é bem controlado, o mecanismo de sede regula o balanço de água adequadamente.

  3. OBJETIVO: • O objetivo do presente trabalho foi avaliar o ganho de peso interdialítico e o consumo alimentar de sódio por pacientes submetidos a hemodiálise, usuários de uma clínica privada no município de São Paulo.

  4. MÉTODOS: • Estudo transversal, realizado com 97 pacientes [39 (40,2%) mulheres e 58 (59,8%) homens], submetidos à hemodiálise crônica. Foram avaliados dados clínicos (kt/V), aferidos o peso pré diálise, peso pós diálise (“peso-seco”) e a altura para verificar ganho de peso interdialitico e IMC (índice de massa corporal) classificado segundo OMS-1998. A fim de avaliar o consumo alimentar de sódio, foram aplicados três recordatórios de 24 horas, sendo dois referentes à alimentação nos dias em que o paciente não realizava hemodiálise e um no dia de realização da hemodiálise.

  5. RESULTADOS: • Tabela 1: Características da população estudada.

  6. RESULTADOS: • Tabela 2. Distribuição da população estudada segundo o ganho de peso interdialítico (GIPD) em relação à média diária de consumo de líquidos.

  7. RESULTADOS: • Tabela 3. Média e desvio padrão do consumo de energia e nutrientes, segundo sexo.

  8. RESULTADOS: • Tabela 4. Consumo de sódio e Kt/v, segundo % de ganho de peso interdialítico.

  9. CONCLUSÃO: • Foi observado consumo de sódio acima do recomendado, o que não influenciou no ganho de peso interdialítico da população estudada, uma vez que a maioria dela apresentou ganho de peso dentro dos limites de normalidade. Mesmo assim, é de suma importância a ênfase no seguimento de dieta hipossódica, uma vez que o excesso de sódio pode agravar a hipertensão presente na maioria dos nossos pacientes, se não como causa da DRC como conseqüência da mesma.

More Related