1 / 40

“Mentes Inquietas”

“Mentes Inquietas”. Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia. Anna Karen Soutello Mendes Psicóloga SEDUC - COEES/PA ‏. TDA/TDAH TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE-. O TDA/H . Transtorno Neurobiológico de causas genéticas. surge na infância.

yon
Download Presentation

“Mentes Inquietas”

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “Mentes Inquietas” Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia.

  2. Anna Karen Soutello Mendes Psicóloga SEDUC - COEES/PA‏ TDA/TDAH TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE-

  3. O TDA/H Transtorno Neurobiológico de causas genéticas. surge na infância. comumente acompanha o indivíduo por toda a vida. caracterizado por: Desatenção. Inquietude. Impulsividade.

  4. Reconhecido pela organização mundial de saúde. É fundamental reconhecer a sua existência. Afirmar o contrário é sinônimo de desinformação. O TDA/H 2

  5. O QUANTO QUE O TDA/H OCORRE: Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ocorre em 2 a 5% das crianças e adolescentes em várias regiões diferentes do mundo. Mais comum em meninos do que em meninas (80% dos casos). Em mais da metade dos casos, acompanha o indivíduo na vida adulta, com sintomas mais brandos.

  6. TDA/H- CONDIÇÕES PARA O DIAGNÓSTICO Os sintomas devem ter iniciado antes dos 7 anos. Os sintomas devem estar presentes por ao menos 6 meses. Os sintomas devem manifestar-se em ao menos 2 ambientes.

  7. TDA/H-SINTOMAS COMBINAÇÃO DE DOIS TIPOS DE SINTOMAS: Desatenção Hiperatividade-impulsividade

  8. TDA/H - 3 SUBTIPOS TDAH com predomínio dos sintomas de desatenção. TDAH com predomínio dos sintomas de hiperatividade / impulsividade. TDAH combinado. ( american psichiatric association,1994)‏

  9. TDA/H- SINTOMAS DE DESATENÇÃO Não prestar atenção em detalhes ou cometer erros por descuido. Ter dificuldades para concentrar-se em tarefas e/ou jogos. Não prestar atenção ao que lhe é dito- “estar no mundo da lua”.

  10. TDAH- DESATENÇÃO

  11. TDA/H- SINTOMAS DE DESATENÇÃO (2) Ter dificuldades em seguir regras ou instruções e/ou não terminar o que começa. Ser desorganizado com as tarefas e materiais. Evitar as atividades que exijam esforço mental continuado.

  12. TDAH- DESATENÇÃO

  13. TDA/H- SINTOMAS DE DESATENÇÃO (3) Perder coisas importantes. Distrair-se facilmente com coisas que nâo tem nada a haver com o que está fazendo. Esqucer compromissos e tarefas.

  14. TDA/H- DESATENÇÃO

  15. TDA/H - COM PREDOMÍNIO DE SINTOMAS DE DESATENÇÃO Apresentam pelo menos 6 sintomas da lista dos sintomas de desatenção. Não apresentam ou tem poucos sintomas da lista de sintomas de hiperatividade e impulsividade.

  16. TDA/H - COM PREDOMÍNIO DE SINTOMAS DE DESATENÇÃO (2)‏ É mais comum entre meninas. Está associado a maiores dificuldades de aprendizado.

  17. TDA/H- DESATENÇÃO

  18. TDA/H- SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE / IMPULSIVIDADE Ficar remexendo as mãos e/ou pés quando sentado. Não parar sentado por muito tempo. Pular, correr excessivamente em situações inadequadas, ou ter uma sensação interna de inquietude.

  19. TDA/H- HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE

  20. TDA/H- SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE / IMPULSIVIDADE (2)‏ Ser muito barulhento para jogar ou divertir-se. Ser muito agitado ( a 100 p/hora / parece foguete). Responder perguntas antes de terem sido terminadas.

  21. TDAH- HIPERATIVIDADE

  22. TDA/H- SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE / IMPULSIVIDADE (3)‏ Ter dificuldade em esperar a vez. Intrometer-se em conversas ou jogos dos outros.

  23. TDA/H- HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE

  24. TDA/H - COM PREDOMÍNIO DE SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE. Apresentam pelo menos 6 sintomas da lista dos sintomas de hipratividade/impulsividade. Não apresentam ou tem poucos sintomas da lista de sintomas de desatenção.

  25. TDA/H - COM PREDOMÍNIO DE SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE. (2)‏ É mais comum em crianças menores. Está associado a maiores dificuldades de relacionamento, e a mais problemas de comportamento.

  26. TDA/H - COMBINADO Apresentam pelo menos 6 sintomas da lista dos sintomas de hiperatividade / impulsividade. Apresentam pelo menos 6 sintomas da lista dos sintomas de desatenção. Está associado a prejuizos globais maiores na vida da pessoa.

  27. TDAH- combinado

  28. TDA/H- CONSEQUÊNCIAS PRINCIPAIS CONSEQÜÊNCIAS DO TDAH • Baixo desempenho escolar • Dificuldades de relacionamento • Baixa auto-estima • Interferência no desenvolvimento educacional e social • Predisposição a distúrbios psiquiátricos

  29. TDA/H - PARTICULARIDADES INTELIGÊNCIA NORMAL NA MAIORIA DAS VEZES. PICOS DE HIPERATENÇÃO - ATIVIDDES DE SEUS INTERESSES. BOM DESEMPENHO ESPORTIVO. CRIATIVIDADE PRONUNCIADA.

  30. TDA/H- TRATAMENTO Orientações a família. Intervenção psicoterápica. Intervenção psicopedagógica Medicamentos. Orientações para professores.

  31. TDA/H - TRATAMENTOINTERVENÇÃO PSICOTERÁPICA Baixa auto estima. Diferenças na comparação com irmãos e colegas. Insucessos-“não vou conseguir”. Dificuldade de relacionamento interfamiliar. Relacionamentos com pessoas problemáticas. Muitos sob uso de álcool e outras drogas.

  32. TDA/H - INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA 25-30% das crianças e adolescentes com tdah apresentam problemas de aprendizado. Na maioria das vezes o diagnóstico é dado tardiamente, quando grandes lacunas de aprendizado já se formaram. É necessário um trabalho de reconstrução das habilidades e conteúdos.

  33. Todas as crianças com TDAH necessitam da medicação? TDA/H- MEDICAMENTO

  34. TDA/H- MEDICAMENTO (2)‏ Algumas podem necessitar apenas de intervenções psicopedagógicas e psicoterápica. As com sintomas leves. Com boa capacidade cognitiva. Quem não apresente prejuizo significativo.

  35. TDA/H - ORIENTAÇÃO AOS PAIS Listar as dificuldades e estabelecer prioridades: Qual a maior dificuldade da criança? Qual a que mais lhe causa prejuizo? Qual a que a incomoda mais? Escrever em ordem de prioridade. Estabelecer estratégia para a pior delas. colocá-la em prática. havendo melhoras partir para outra.

  36. TDA/H - ORIENTAÇÃO AOS PAIS (2)‏ Manter constância de estratégias. Antecipação dos problemas. Estabelecer comunicação clara e eficiente. Proporcionar atividade física regular. Escolher cuidadosamente a escola Planejamento das atividades futuras. Atenção sustentada e focalizada. Reforço positivo

  37. TDA/H - ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES Divida as tarefas grandes em várias tarefas pequenas. Utilize vários recursos de ensino, e não somente a voz. Permita escrever de outras maneiras.

  38. TDA/H-ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES (2)‏ Sempre que possível, transforme as tarefas em jogos. Estimule que ele tome nota dos pontos mais importantes do conteúdo.

  39. TDA/H- ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES (3)‏ Elimine ou reduza a freqüência de testes cronometrados. Avalie mais pela qualidade e menos pela quantidade das tarefas executadas. O importante é que os conceitos estejam sendo aprendidos.

  40. Obrigada! annaksout@gmail.com

More Related