1 / 15

● Introdução

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA – PUC – RIO. Condições ambientais que afetam o comportamento exploratório no labirinto em cruz elevado de ratos privados de água durante 24 horas.

yetta
Download Presentation

● Introdução

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICADEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA – PUC – RIO Condições ambientais que afetam o comportamento exploratório no labirinto em cruz elevado de ratos privados de água durante 24 horas. Avaliação do comportamento motor em ambiente familiar de ratos privados de água durante 24 horas. Efeito da área disponível por animal sobre o comportamento exploratório no labirinto em cruz elevado de ratos privados de água durante 24 horas. Bruno de Oliveira Galvão e Javier Rico Orientador : J. Landeira Fernandez Co-orientador: Silvio Morato de Carvalho(USP) Rio de Janeiro Abril de 2009

  2. ● Introdução • O Labirinto em cruz elevado (LCE) elaborado por Handley e Mithani (1984) é uma modificação de um procedimento proposto há 5 décadas atrás por Montgomery (Botelho, Estanislau e Morato, 2007). • Quando colocados no LCE os ratos exploram tanto os braços abertos quanto os fechados, mas tipicamente entrarão com uma maior freqüência e ficarão por mais tempo nos braços fechados. • Medidas coletadas dos braços abertos (Entradas e tempo de permanência) são tomadas como índices de ansiedade , sendo uma ansiedade mais intensa correlacionada com uma menor exploração dos braços abertos (Handley e Mithani, 1984; Pellowetat, 1985). • A aversão aos braços abertos é influenciada por diversos fatores como o tratamento a ser aplicado aos sujeitos experimentais até características intrínsecas da própria espécie, gênero, etc (Johnston e File, 1991; Wigger e Neumann, 1999; Manafetal, 1993).

  3. ● Introdução Continuação • Condições pré-testes (ex: como o rato é transportado para a sala de testes e o tempo que o rato experimental passa em um local antes de ir para a sala de teste) verificadas por Morato e Brandão (1996 e 1997) podem inclusive alterar a aversão aos braços abertos. • Frussa-Filho et al, (1991); Maisonnette et al, (1993); Serra et al, (2000) Weiss et al, (2004) verificaram que acomodar ratos em gaiolas individuais podem aumentar a aversividade aos braços abertos. • As condições de acomodação dos animais podem ser devidamente avaliadas se informações acerca do número de animais vivendo dentro de um espaço delimitado existirem( Botelho, Estanislau e Morato, 2007).

  4. ● Objetivo- O presente trabalho tem como foco verificar se a privação de água(24hs) altera o comportamento exploratório de dia ou à noite(experimento 1). Verificar se a mesma privação ocasiona uma alteração no comportamento motor no ambiente familiar do animal(experimento 2). Verificar se a mesma privação ocasiona uma alteração no comportamento associado a ansiedade e avaliação de risco, quando os animais são alojados em um grupo de 6 ou 12 sujeitos, em caixa de alojamento de diferentes tamanhos(experimento 3).

  5. Experimento 1Condições ambientais que afetam o comportamento exploratório no labirinto em cruz elevado de ratos privados de água durante 24 horas. • Procedimento: • Ratos albinos machos, depois de passarem por 3 dias de habituação no biotério, foram divididos em 4 grupos (Privados manhã N= 12; Não privados manhã N= 12; Privados noite N=12; Não privados noite N=12). • Cada caixa normal (40x33,5) comportava 6 indivíduos. • 10:00 a.m. um grupo de ratos foi privado de água(24hs),o segundo grupo de ratos da manhã permaneceu com água ad libitum. • 19:00 p.m. um grupo de ratos foi privado de água(24hs),o segundo grupo de ratos da noite permaneceu com água ad libitum. • Após 24hs os 4 grupos foram testados no LCE e seu comportamento exploratório avaliado e gravado por um observador treinado.

  6. ● Resultados Medidas de ansiedade, locomoção e avaliação de risco no LCE: A.M.=dia 10:00hs.; P.M.=noite 19:00hs. ● Conclusão: O ciclo dia-noite não afeta comportamentos associados a ansiedade nem a locomoção de ratos privados de água. Contudo, ratos testados á noite exibem aumento significativo dos comportamentos relacionados com avaliação de risco.

  7. Experimento 2Avaliação do comportamento motor em ambiente familiar de ratos privados de água durante 24 horas. • Procedimento: • Ratos albinos machos, depois de passarem por 3 dias de habituação dentro da caixa teste no biotério, foram divididos em 4 grupos (Privados manhã N= 6; Não privados manhã N= 6; Privados noite N= 6; Não privados noite N=6). • 11:00 a.m. um grupo de ratos foi privado de água(24hs),o segundo grupo de ratos da manhã permaneceu com água ad libitum. • 19:00 p.m. um grupo de ratos foi privado de água(24hs),o segundo grupo de ratos da noite permaneceu com água ad libitum. • A caixa teste (40X33,5) comportava 6 indivíduos por vez (Uma câmera gravou por 24hs a atividade locomotora de cada um dos 4 grupos em dias diferentes). • Um observador treinado fez o registro comportamental a cada 30 min de gravação durante 30 segundos. Os dados foram expressos como número acumulado de animais em movimento.

  8. ● Resultados

  9. ● Resultados

  10. ● Resultados ● Conclusão: Ratos privados de água a partir das 19hs aumentaram a locomoção na caixa de alojamento 8hs após o inicio da privação comparados com os animais mantidos com água neste mesmo horário.

  11. Experimento 3 Efeito da área disponível por animal sobre o comportamento exploratório no labirinto em cruz elevado de ratos privados de água durante 24 horas. • Procedimento: • Ratos albinos machos, depois de passarem por 3 dias de habituação dentro da caixa normal e arena no biotério, foram divididos em 6 grupos (Privados noite caixa normal N= 6; Não privados noite caixa normal N= 6; Privados noite arena N= 6; Não privados noite arena N=6; Privados noite arena N= 12; Não privados noite arena N= 12). • Cada caixa normal (40x33,5) comportava 6 indivíduos. Enquanto a arena (90X90) comportou 6 e 12 indivíduos por teste. • 19:00 p.m. um grupo de ratos foi privado de água(24hs),o segundo grupo de ratos da noite permaneceu com água ad libitum. • Após 24hs os 6 grupos (em noites diferentes) foram testados no LCE e seu comportamento exploratório avaliado e gravado por um observador treinado.

  12. ● Resultados

  13. ● Resultados

  14. ● Resultados

  15. ● Resultados

More Related