1 / 28

Doutrinas Sociais Parte II

Doutrinas Sociais Parte II. Irracionalidade do capitalismo. “A Irracionalidade do modelo capitalista está conduzindo o planeta a um desastre de proporções incalculáveis.” Michael Löwy , autor de " Ecologia e Socialismo ".

yale
Download Presentation

Doutrinas Sociais Parte II

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Doutrinas Sociais Parte II

  2. Irracionalidade do capitalismo “A Irracionalidade do modelo capitalista está conduzindo o planeta a um desastre de proporções incalculáveis.” Michael Löwy, autor de "Ecologia e Socialismo".

  3. Para Marx e Engels o sistema capitalista não era apenas injusto como também irracional.

  4. A propriedade privada Para Marx e Engels o capitalismo, por causa da propriedade privada, era explorador, desumano e irracional.

  5. “O capitalismo foi bom para criar riquezas, mas não para distribuí-las.”

  6. Segundo Marx e Engels o capitalismo precisa ser destruído para que os trabalhadores se tornem donos de tudo.

  7. O que é ser proletário? • Friedrich Engels caracterizou de forma clara e concisa o proletariado como o trabalhador livre despojado de meios de produção, que em função desta condição é obrigado a vender sua força de trabalho para sobreviver.

  8. Trecho do artigo intitulado “Karl Marx”, escrito em junho de 1877 “O atual modo de produção capitalista tem como premissa a existência de duas classes sociais: de uma parte, os capitalistas, que se acham na posse dos meios de produção e de subsistência, e de outra parte os proletários que, excluídos dessa posse, têm apenas uma mercadoria a vender: sua força de trabalho, mercadoria que, não tem remédio senão vender para entrar na posse dos meios de subsistência” .

  9. O capital e seus coveiros • Para os marxistas, o proletariado tem uma missão histórica: destruir o capitalismo e organizar a sociedade socialista.

  10. Capitalismo X Socialismo • Capitalismo e Socialismo são dois tipos de sistemas econômicos diferentes. O Capitalismo é um sistema econômico com base na livre iniciativa. O Socialismo é um sistema onde o estado detém o controle das atividades econômicas.

  11. Domínio ideológico do Estado

  12. O domínio ideológico, exercido, universal e irrestritamente, pela mídia e pelos programas governamentais, torna invisível para o conjunto da população a situação de exclusão radical a que ela está submetida.

  13. Luta de classes • Luta de classes foi a denominação dada por Karl Marx, ideólogo do comunismo juntamente com Friedrich Engels, para designar o confronto entre burguesia e o proletariado, consideradas classes antagônicas e existentes no modo de produção capitalista. A luta de classes se expressa nos terrenos econômico, ideológico e político.

  14. A charge, mostra a reivindicação dos caixeiros por um descanso semanal. Assim, os caixeiros poderiam se divertir aos domingos enquanto os patrões fariam seu serviço.

  15. Anarquismo • Anarquismo é uma palavra que deriva da raiz grega αναρχία — an (não, sem) e archê (governador) — e que designa um termo amplo que abrange desde teorias políticas a movimentos sociais que advogam a abolição do capitalismo e do Estado enquanto autoridade imposta e detentora do monopólio do uso da força.

  16. Exemplificando, Anarquismo é a teoria liberária baseada na ausência do Estado. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquicaque não seja livremente aceita.

  17. “Sem pátria e sem patrão” • A principal idéia que rege o anarquismo é de que o governo formal é totalmente desnecessário, violento e nocivo, tendo em vista que toda a população pode, voluntariamente, se organizar e sobreviver em paz e harmonia (anarquismo político).

  18. Principais tipos de anarquismo • Existe duas vertentes do pensamento anarquista; , uma é o anarquismo radical, que usa da violência para mostrar sua indignação perante o sistema e para reivindicar seus direitos; A outra é o anarquismo político, que usa debates, encontros e o diálogo como meio de se chegar a uma solução melhor, pensa alternativas de sociedade e desenvolve-se no campo intelectual.

  19. O anarquismo no mundo • O anarquismo se iniciou na metade do século XIX, na França, através de Proudhon, e se expandiu para a Rússia, Itália e Espanha na Europa, até chegar aqui no Brasil no final do século XIX, através de imigrantes espanhóis, italianos, portugueses, franceses,belgas.

  20. O anarquismo no Brasil • De acordo com Edgar Rodrigues, as primeiras experiências anarquistas foram antes mesmo da chegada dos imigrantes: nos quilombos. No fim do século XIX, as aspirações anarquistas no Brasil ganharam vigor trazidas pelos imigrantes italianos e espanhóis.

  21. O positivismo • O Positivismo é a doutrina criada no século 19, na França, por Augusto Comte, em suas duas obras principais, o Sistema de Filosofia Positiva e o Sistema de Política Positiva.

  22. O positivismo é uma doutrina cientificista que coloca toda e qualquer possibilidade de verdade no experimento prático. Com isso o positivismo acaba negando, por exemplo, que é possível provar a existência de Deus, pois a existência de Deus se prova com argumentos racionais e não experimentais. • No Brasil, a doutrina positivista teve grande influência na formação da República no final do século XIX, tanto é assim que na Bandeira Nacional afigura o lema de inspiração positivista "Ordem e Progresso". 

  23. Algumas Máximas de Augusto Comte • AMOR POR PRINCÍPIO, A ORDEM POR BASE; E O PROGRESSO POR FIM • O PROGRESSO É O DESENVOLVIMENTO DA ORDEM • A SUBMISSÃO É A BASE DO APERFEIÇOAMENTO • NINGUÉM POSSUI OUTRO DIREITO SE NÃO DE FAZER SEMPRE O SEU DEVER • O HOMEM RESUME EM SI TODOS TODAS AS LEIS DO MUNDO

  24. O positivismo no Brasil

  25. E sobre as vacas... • Você tem duas vacas. Vende uma e compra um touro. Eles se multiplicam, e a economia cresce. Você vende o rebanho e aposenta-se, rico!

More Related