1 / 19

Analise e Reflexão Crítica do Artigo:

Analise e Reflexão Crítica do Artigo:. “Sustainability Through Servicizing” Sandra Rothenberg, 2007. SERVICIZING.

whitby
Download Presentation

Analise e Reflexão Crítica do Artigo:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Analise e Reflexão Crítica do Artigo: “Sustainability Through Servicizing” Sandra Rothenberg, 2007

  2. SERVICIZING “Although servicizing is not a grand elixir to the world’s diminishing resource pool and increasing waste stream problems, it does provide companies with a tangible vehicule to increase resource efficiencies. “ Essreg, 2004

  3. Responsabilidade social e servicizing A preocupação da sociedade com a sustentabilidade levou as empresas a investimentos socialmente responsáveis.

  4. DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL: “capacidade das actuais gerações satisfazerem as suas necessidades sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas.” (TheWorldCommissiononEnvironmentandDevelopment, OurCommonFuture” NewYork:OxfordUniversity Press,1987)

  5. O tradicional modelo de negócios baseava-se na venda de produtos.Actualmente o novo modelo procura substituir a venda de produtos pela prestação de serviços.

  6. O servicizing representa uma grande mudança na forma como os fabricantes encaram a competitividade.Essereg, 2004

  7. “Sustainability Through Servicizing” • Enquadra-se na preocupação que actualmente se verifica face à degradação ambiental e na tentativa de as empresas alterarem os seus modelos de acção DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL • Centra o seu estudo na análise de alterações de paradigmas por parte de empresas motivadas para um desenvolvimento sustentável; • Refere estudos de gestão contemporâneos segundo os quais um desenvolvimento sustentável pode ser conseguido mediante: • Considera que as empresas se encontram numa situação privilegiada para ajudar os clientes a ↓ o consumo “Servicizing” Objectivo: Analisar a forma como as empresas desenvolvem e implementam estratégias para um ambiente mais sustentável. GRANDE DESAFIO!!! ↑ da eficiência ↓ do consumo Conceito Chave!

  8. Metodologia Baseia-se na experiência de 3 Empresas: PPG Industries Xerox Gage Products Co. Entrevistas a 24 pessoas representantes de: chefias; empregados; clientes. Apresentação dos resultados: Forma de matriz.

  9. Casos de Estudo

  10. Factores de Sucesso nos Casos Estudados Relação comercial entre empresas; Sectores de actividade; Alteração do modelo de gestão.

  11. Exemplo: Chrysler Corp. A Chrysler Corp. ultrapassava o limite de emissões poluentes permitido pelo governo Norte Americano. Com a ajuda da Gage Products Co. reduziu essas emissões e também prescindiu da instalação de novos equipamentos muito dispendiosos. Em vez de comprar a pintura em quantidade, a Chrysler Corp. paga a pintura em número de viaturas pintadas.

  12. Limitações: • O autor não clarifica o conceito de Servicizing; • O número de casos estudados é reduzido; • Analisa apenas as relações comerciais entre empresas; • As três empresas estudadas têm em comum o facto de serem muito poluentes. Aspectos Positivos: • Mostra a relação entre a implementação do modelo de Servicizing e o sucesso de algumas empresas; • Apresenta uma vertente pragmática e pedagógica; • Não se limita a identificar as empresas, documentando-se sobre os processos de execução das mudanças estratégicas; • Contribui para uma melhor compreensão da implementação da gestão empresarial baseada no modelo de Servicizing.

  13. Vantagens para as organizações que optam pelo servicizing : -Novas oportunidades de negocio -Criam novos centros de lucro -Aumento da competitividade, serviços mais dificeis de copiar em relação aos produtos. -Estreitar as relações com os consumidores (a longo prazo) -Criação de valor acrescentado -Numa perspectiva ambiental: -Redução de recursos -Recuperação e reciclagem Essereg, 2004

  14. Comparação dos modelos de negocios • Modelo tradicional -conflito de interesses entre comprador e fornecedor Fornecedor pretende o volume de vendas Comprador pretende diminuir a valor das transações • Modelo de Servicizing -Interesses comuns Prestador de serviços pretende diminuir o volume das transações Comprador pretende diminuir volume das transacções

  15. Estrategias para a transição para o Servicizing 1-Aproveitar o Know-How dos colaboradores. 2-Alteração do relacionamento comercial. 3-Informar os colaboradores que a redução de vendas é benéfico dando prioridade a venda de serviços. 4-Alterar a forma de remunerar os vendedores. 5-Alterar a filosofia comercial de vendedor para Consultor. 6-O Servicizing é bom para o Ambiente.

  16. Nova forma de remunerar os vendedores Modelo tradicional : comissões em função do volume de vendas. (Mais é mais) Modelo de Servicizing: comissões por transacção, benefícios partilhados. (Menos é mais) Jonhson, Reiskin, Votta, White , 2000

  17. SERVICIZING APLICADO A GESTÃO O servicizing é transversal a quatro funções da gestão: Planeamento, Organização, Liderança e Controlo.

  18. CONSIDERAÇÕES FINAIS Principal ferramenta para que uma empresa tenha sucesso: -Investigação e Desenvolvimento. -Tecnologia amiga do ambiente. -Relações comerciais Win-Win. -Mudar incentivos de vendas. Jonhson, Reiskin, Votta, White , 2000

  19. OBRIGADO Unidade Curricular : Fundamentos e Temas Actuais da Gestão Mestrandos: Bruno Caxeina Núbia Alves Sandra Xavier

More Related