Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
GRATO!!! PowerPoint Presentation

GRATO!!!

181 Views Download Presentation
Download Presentation

GRATO!!!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. CURSO DE PARAPSICOLOGIA - IPAPPI-SISTEMA GRISAMÓDULO III: CURSO RELATIVO AO CONTEÚDO DAS ETAPAS 6 A 121ª ETAPA: DOS FENÔMENOS PARANORMAIS AO ESTUDO DO SER HUMANO.Pe.PEDRO AVONYO, SVD.

  2. INTRODUÇÃOEsse trabalho é uma das exigências do Curso de Formação para Parapsicólogo em Orientação Parapsicológica Social e Institucional (CEOP). O Curso é oferecido pelo Instituto de Parapsicologia e Potencial Psíquico Ltda – IPAPPI - SISTEMA GRISA em convênio com o Centro Universitário de São José – USJ. Ele tem como objetivo aperfeiçoar o desempenho didático do ceopista na transmissão dos conteúdos do curso desde a sexta etapa até doze etapa do curso. O curso será ministrado em três Etapas ou Palestras. A primeira Palestra tem como tema: As Funções Mentais (Consciente e Subconsciente) e as Leis Cósmicas Básicas e Complementares, e Leis Naturais de Sobrevivência.

  3. A segunda Palestra tem como tema: As Programações Culturais Milenares, As Civilizações da Carência e da Abundância (Espaço), a Era dos Músculos e a Era Tecnológica (Tempo); a Vida Intrauterina e o Processo de Nascimento. Por fim, a terceira Palestra vai abordar a questão da Estrutura Familiar na Formação das Personalidades Pragmática e Idealista e suas Subdivisões. As Características das Personalidades Pragmática e Idealista e suas Implicações Comportamentais. No final desse trabalho darei o meu parecer sobre essa atividade do Curso da Parapsicologia.

  4. I – AS FUNÇÕES MENTAIS: O CONSCIENTE E O SUBCONSCIENTE1 - Objetivos da Parapsicologia-SISTEMA GRISA:* Mostrar o Potencial Mental paranormal do Ser Humano e estudar a Pessoa Humana com a precisão científica da matemática e engenharia moderna. * Terapêutico, isto é, canalizar e orientar o Potencial Mental do Ser Humano. * Estudar os Fenômenos Paranormais.

  5. - Formas de pesquisa - históricas, bibliográficas, de campo, quantitativa e qualitativa. - Buscar conhecer – pela observação, análise, comparação, conceituação e generalização. - Fenômenos Paranormais – aqueles que extrapolam o normal. * Prefixo Para – quer dizer “o lado de”, “paralelo a”, “além de”. * Parapsicologia estuda os Fenômenos relativos a Mente Humana não explicados pela Psicologia ou Ciências afins.* São os Fenômenos Extraordinários, Espetaculares, Maravilhosos, Milagrosos, que estão além da realidade normal.

  6. - Tais Fenômenos durante milênios foram considerados como manifestações do mundo sobrenatural, espiritual ou do além.- Parapsicologia como ciência, vai buscar entender tais Fenômenos. - Daí a pergunta: São Manifestações do mundo do além? Tem Explicação Objetiva e Funcional ? - Parece invadir o campo dos místicos e religiosos. Hoje é confundido com Misticismo, Esoterismo, Religião...

  7. - Sempre que ocorre a manifestação de FenômenosParanormais faz-se presente uma ou mais pessoasda Fenomenologia Paranormal.A Mente Humana é o Verdadeiro Agente Desencadeador dos Fenômenos Paranormais. - Comprovou que a Paranormalidade é um Potencial Natural do Ser Humano;- O Sofrimento desencadeia a Paranormalidade Espontânea.* Nova pergunta: como funciona a Mente Humana para desencadear a energia PSI?

  8. * Resposta a essa pergunta dá origem a uma nova ciência da Mente Humana, o SISTEMA GRISA.*A Mente Humana possui duas Funções bem distintas: o CONSCIENTE e o SUBCONSCIENTE.      * As Leis da Natureza do Universo funcionam sempre do mesmo jeito: AS LEIS NATURAIS.   * São Perenes, Imutáveis e Absolutas.Mas o que é o Consciente? O que é o Subconsciente?

  9. Segundo Dr.Pedro Grisa, a Mente Humana tem duas Funções Básicas: o Consciente e o Subconsciente.2 – O CONSCIENTE:O Consciente: é a Função Racional, e está somente onde estiver a atenção da pessoa.É com o Consciente que o Ser Humano Pensa, Raciocina, Analisa, Compara, Julga, Decide, Compreende, Orienta-se, etc.É o que nos faz ser gente, e nos distingue dos outros animais.

  10. O Ser Humano age de forma Consciente plena quando pode afirmar:SEI o que estou fazendo (Percebe o que faz).QUERO fazer o que estou fazendo (faz uso da Vontade).POSSO escolher e fazer isto, livremente (faz uso da Vontade Livre, do Livre arbítrio).Livre arbítrio:liberdade de pensar, agir e tomar decisões com consciência e domínio pleno da situação.

  11. Apenas quando o Ser Humano age realmente de “Vontade Livre” que pode ser considerado Responsável pelo que faz, e pode assim, ser culpado ou não.Mas o que pensar dessa frase “Desculpe, fiz sem querer”? Essa frase e tantas outras questionam até que ponto o Ser Humano é realmente Responsável pelos seus atos. Contudo, o Ser Humano age impulsionado por uma Força Interior, um Impulso Irracional e Ilógico que

  12. escapa ao controle total do Consciente, da Razão. Mas o que é essa Força que nos faz agir sem querer, sem liberdade real? É o Subconsciente.3 – O SUBCONSCIENTE: É o Executor de nossa vida, o robô, que uma vez programado age mecanicamente, é o Gravador, a Máquina que deveria estar a serviço do Consciente.

  13. TIPO DE REAÇÕES AUTOMÁTICAS DO SUBCONSCIENTE:Para compreendermos melhor o Subconsciente e aprender a programá-lo segundo as nossas necessidades, vejamos primeiro quais tipos de reações e efeitos que ele comanda.a) Move o Corpo:Os movimentos do nosso corpo, depois de programados através do treinamento (Lei da Repetição), tornam-se mecânicos, automáticos, dispensando assim a participação do Consciente, da Razão.

  14. b) Move o Coração:Os movimentos do nosso coração (sentimentos e emoções) também são reações automáticas do Subconsciente, portanto irracionais. O Ser Humano que se deixa levar pelos sentimentos age de forma irracional, pois o que nos distingue dos animais irracionais é a capacidade de escolher livremente o que fazer, a atitude a assumir. “O coração tem a sua razão que a razão ignora”.

  15. c) Move a Realidade:- Eis a maior descoberta dos últimos tempos. Depois de programado, o Subconsciente produz resultados práticos: da doença à saúde, do fracasso ao sucesso, da decepção ao mais belo amor, da pobreza à fortuna, da intriga à amizade e ao convívio feliz, etc.- O Subconsciente possui a capacidade de CRIAR a nossa realidade, conduzir a nossa existência.

  16. Exemplo: a mãe que durante a gestação preocupa-se com os bens materiais desejando ter todas as condições para que o futuro de seus filhos / filhas não seja sofrido como o seu próprio passado e presente, faz com que esses sendo gerados terão sua vida marcada pela prosperidade.- As palavras ou frases de desânimo ou estímulo ouvidas com frequência ou em fortes momentos de emoção, marcarão a trilha futura das pessoas. Há três maneiras de programar e reprogramar o Subconsciente:

  17. 1 – A LEI DA REPETIÇÃO: É pelo treino, habito, reflexos condicionados (Pavlov).Exemplo: por uma pessoa ansiosa, repetir essa frase ou semelhante “Calma e com calma tudo se resolve!” Por uma pessoa tímida ou insegura “Sou inteligente sou capaz, tenho coragem e me sinto bem diante de qualquer situação”!

  18. 2 – A LEI DA IMAGINAÇÃO:Para o Subconsciente não há diferença entre a Realidade e a Ficção ou Imaginário, ambos têm o mesmo valor para ele. Aí a necessidade de imaginar coisas boas e controlar ou dominar a imaginação da gente. A Imaginação é o Desencadeador do Poder da Mente que gera Resultados Infalíveis.Disse Napoleão, “Dominar a imaginação é dominar o mundo”.

  19. 3 – A LEI DA COMPREENSÃO: É uma atividade do Consciente, da Razão.A Compreensão organiza automaticamente as Programações correspondentes no Subconsciente. Enquanto não entendemos uma situação da nossa vida, somos vítimas dela, mas quando a compreendemos, podemos passar a exercer controle sobre ela, até sermos donos da situação. Essa atividade reassume o controle ou comando do Subconsciente pelo Consciente colocando-o a seu serviço.

  20. II – AS LEIS CÓSMICAS E AS LEIS NATURAIS DE SOBREVIVÊNCIA:A – AS LEIS CÓSMICAS BÁSICAS: HARMONIA, VIBRAÇÃO E EVOLUÇÃO.OSer Humano é partícula física do universo.E como partícula física, está sujeito a Leis que regem o funcionamento do Universo e da Vida.DEFINIÇÃO DA LEI:Relação constante e necessária entre Fenômenos ou entre Causa e Efeito.

  21. As Leis Cósmicas , por natureza, estão gravadas na Mente Humana. São Programações profundas, naturais e indestrutíveis do Subconsciente. Elas são três: a Lei da Harmonia, a Lei da Vibração, e a Lei da Evolução.1 – A LEI DA HARMONIA: Disposição bem equilibrada entre as partes de um todo.A Lei da Harmonia está escrita em nossos corações – Programação indestrutível do Subconsciente.Quem produz ou vivencia desarmonia entra em atrito com o Universo, o Mundo Exterior,e simultaneamente cria conflito com o Mundo Interior,com essa Programação indelével do Subconsciente, a Lei da Harmonia.

  22. 2 – A LEI DA EVOLUÇÃO:O Cosmo é um ser em Evolução, em expansão,em permanente Processo de Aperfeiçoamento. O Universo é uma Harmonia Dinâmica, e o Ser Humano como elemento desse todo não pode furtar-se de participar dessa Dinâmica Evolutiva. Quem se acomoda entra em crise. A história humana também é marcada por uma linha evolutiva, nos poucos milênios que se tem notícia.

  23. 3 – A LEI DA VIBRAÇÃO:- Energia é vibração.Vibração é “vai e vem”.Tudo vibra no Universo.- O Ser Humano vibra no dar e receber, no ser útil e ser valorizado.- Ser útil é dar ao outro, à comunidade, à Humanidade.- Ser valorizado é receber de outro, do grupo, da comunidade.- O Ser Humano como elemento do Universo será feliz à medida que integrar na Dinâmica Harmônica e Evolutiva do Cosmo, do Universo.

  24. B - AS LEIS CÓSMICAS COMPLEMENTARES:Elas são três, a saber, a Lei do Princípio de Igualdade, a Lei do Menor Esforço, e a Lei da Ingratidão. Essas Leis fazem parte da essência do Ser Humano e são registradas na Mente Humana, no Subconsciente como Programação Universal e Imutável.1 – A LEI DO PRINCÍPIO DA IGUALDADE:Todos nascem iguais perante a Lei e diante de Deus. Todos são Filhos e Filhas de Deus. É um Princípio Natural, estabelecido e indiscutível, e evidente para a grande maioria dos Seres Humanos. É conhecido também do Princípio do Equilíbrio Cósmico. É a manifestação do Ser Humano pela busca permanente de

  25. igualar-se aos maiores e melhores. É uma Lei perene e indestrutível. “Ninguém quer se sentir inferior ou menor que o outro”. Os derivados desse Princípio de Igualdade são: formas de competição, rivalidade, concorrência como a Inveja, Ciúme, o Orgulho e a Vaidade. a) Inveja é o sentimento de perceber-se abaixo de alguém e não admiti-lo ou aceitá-lo como normal, natural.b) Orgulho é a busca de superação de insegurança não admitida, assumindo posturas artificiais e arrogantes.c) Vaidade é o medo de sentir-se rejeitado ou ofuscado. É uma tentativa de camuflar sua insegurança através de artificialismo seja no modo de andar, vestir, gestos etc.

  26. “TODA LUTA DE GRUPOS, CLASSES SOCIAIS, RAÇAS, PARTIDOS POLÍTICOS E OUTRAS FORMAS: DA SIMPLES COMPETIÇÃO À CONCORRÊNCIA OU FANATISMO ÀS GUERRAS, TEM EM SEU BOJO O NÃO ADMITIR SER OU SENTIR-SE INFERIOR OU MENOR.”2 – A LEI DO MENOR ESFORÇO:É a busca de caminho mais fácil evitando ou contornando os obstáculos. Isto acontece quando a pessoa estiver sem motivação, e aí cai no comodismo ou acomoda-se diante das situações da vida.

  27. 3 – A LEI DA INGRATIDÃO:- O impulso da Ingratidão é muito mais natural que a atitude de gratidão. Um presente recebido sempre vai com o certificado da inferioridade ou incapacidade.- Quando o ser humano recebe algo sem a sua participação ,ele não vibra, e assim entra em atrito com a Lei da Vibração. E quando ele vibra, ele não valoriza o presente. “Eu dei porque posso”, “Você ganhou porque é incapaz de consegui-lo”.- A Ingratidão é mais comum na relação entre pais e filhos, filhas. Os filhos e filhas não valorizam o que recebem como investimentos de seus pais, que esperam retorno.

  28. C – AS LEIS NATURAIS DE SOBREVIVÊNCIA:As Leis Naturais da Sobrevivência são comuns a todos os Seres Vivos: - As Plantas - Os Animais - Os Seres Humanos.Todos os seres da natureza têm a mesma base constitucional, os átomos e moléculas que constituem os mesmos, diferindo apenas na proporção que os formam.

  29. Todo ser vivo busca sobreviver, pois para Viver é preciso em primeiro lugar Sobreviver. A ameaça à SOBREVIVÊNCIA provoca a mudança em seu modo de ser, e produz a insegurança, a dúvida e o medo. Na luta ou busca da Sobrevivência, desenvolvem Poderosos Mecanismos para garantir a Vida.O SISTEMA GRISA use o termo Lei por tratar -se efetivamente de Leis ou Princípios, Registros Naturais Programados na Função Irracional ou Mente Mecânica (o SUBCONSCIENTE) de todos os Seres Vivos e em cada um em particular.

  30. CLASSIFICAÇÃO DAS LEIS NATURAIS DE SOBREVIVÊNCIA:Elas são três:- Lei Natural de Sobrevivência do Indivíduo;- Lei Natural de Sobrevivência do Ser Único;- Lei Natural de Sobrevivência da Espécie.1 – A LEI NATURAL DE SOBREVIVÊNCIA DO INDIVÍDUO:A semente que germina lança: folhas para alto;raízes para baixo.Essas não são só as primeiras manifestações de vida, mas também as primeiras demonstrações da força e da dinâmica do Ser em busca da garantia de Sobrevivência.

  31. Todo Ser Vivo nasce para Viver, e para Viver, é necessário Sobreviver. Essa é a Lei que desencadeia as reações mais fortes em todos os Seres Vivos. É a Primeira Lei da Vida no planeta. Emerge sempre como grande prioridade de todo Ser Vivo no Programa do Subconsciente.Por isso, o Ser Humano é, necessariamente, egocêntrico; (não egoista).O Subconsciente assim programado faz sempre o papel de Protetor da Sobrevivência e da Vida da Pessoa.

  32. Egocentrismo é tendência inata, oriunda da Lei da Sobrevivência do Indivíduo. A Lei Natural da Sobrevivência do Indivíduo manifesta-se por meio: - dos impulsos da fome e da sede: alimentação e nutrição. - dos impulsos deproteção e de defesadas ameaças. O Mecanismo de Proteção, é natural, espontâneo e normalmente pacífico, mas a ameaça à sua Sobrevivência cria Mecanismos de Defesa.

  33. Pode se observar entre os animais e, especialmente, entre os Seres Humanos:sempre que a proteção for insuficiente, o Mecanismo de Defesa é desencadeado, e sempre que a defesa for insuficiente, surge o ataque.A agressão e defesa são consequências de situações de carência ou de desequilíbrio, o que é na realidade a quebra da Lei da Harmonia ( Lei Cósmica) presente na Natureza.A Paz se alicerça na Justiça!Porém, acima da Justiça ou qualquer outra Lei Natural ou Social está o Imperativo da Sobrevivência.

  34. Pessoa ou animal, ameaçado de morte pela fome, desconhece qualquer outra Lei ou determinação que não seja, a todo custo, saciar a fome. Diante de tal emergência, tanto faz matar como morrer. Ninguém tem Pena de Ser algum, de pessoa alguma. Essa linguagem direta e objetiva impressiona.A realidade é que a pessoa tem Pena de si mesma, enquanto se imagina no lugar do outro sofrendo, ela se projeta nele: Quanto mais uma pessoa sofre, mais tem pena de si mesmo. É uma das manifestações do forte egocentrismo.

  35. 2 – A LEI NATURAL DE SOBREVIVÊNCIA DO SER ÚNICO:A individualidade única está impressa em todos os Seres Vivos.A Lei programada por natureza no Subconsciente do Ser Humano, impulsionando-o, automaticamente, ao desejo de ser:- alguém na vida,- uma pessoa especial, - alguém diferente,- jamais cópia de outro.Isso acontece como resultado natural de uma Lei da Vida, nas plantas e animais.Para o Ser Humano não é suficiente ser fisicamente diferente.

  36. O Ser Humano precisa provar a si mesmo e aos outros que:- é diferente também em sua Vida Interior.- com modo de pensar, agir e reagir singular e próprio.- com personalidade distinta dos demais.- com projeto de vida particular.Ser semelhante, sim; igual, jamais!“Eu quero ser eu!”Consequências Práticas e Funcionais:- filhos não admitem ser cópias dos pais;- irmão nunca suporta ser cópia do outro.

  37. No contexto familiar: 1º Filho busca ser diferente do pai1ª Filha tende a ser o oposto da mãe;2º Filho se compara ao 1º 3º Filho ao 2º e assim sucessivamente. Essa comparação é na busca de ser diferente. As grandes qualidades dele (pai) tendem a ser grandes defeitos em você (filho), e os grandes defeitos dele tendem a transformar-se em grandes qualidades suas.Diferenças se acentuam quando ocorre uma sequência de dois ou mais irmãos do mesmo sexo.Essa Lei deve ser lembrada ao se realizar qualquer estudo ou análise da personalidade do Ser Humano.

  38. O imperativo dessa Lei pode ser observada na moda feminina.Essa lei fornece os alicerces para o impulso do grande artista, político, sábio, mestre, herói, mas também das tragédias familiares. Toda pessoa pode passar a exercer a individualidade única de forma sempre mais bela e luminosa, mais rica e mais viva, tornando-se sempre mais gente, Ser Humano Diferente e Único, profundamente integrado à Dinâmica Evolutiva da Harmonia Cósmica e sintonizado com a Biodiversidade.

  39. 3 - A LEI NATURAL DA SOBREVIVÊNCIA DA ESPÉCIE:Pode ser analisada sob dois pontos de vista:- a Garantia da Sobrevivência da Espécie noEspaço;- a Garantia da Sobrevivência da Espécie no Tempo. Para garantir a Sobrevivência da Espécie no Espaço:- as plantas se agrupam em palmeirais, pinheirais, bananais, bambuzais, roseirais, etc.;- os animais se agrupam em bandos e manadas. - os Seres Humanos, nesse Processo de Socialização, se reúnem em famílias, tribos, grupos diversos. Ser Humano é um “animal social por natureza” (Aristóteles). A impossibilidade dessa socialização gera o medo da solidão.

  40. Quanto maior for o grupo, mais as pessoas sentem-se seguras, e cria-se uma espécie de entidade grupal que desencadeiam reações e comportamentos distintos dos que as pessoas teriam, agindo individualmente.Estudos sobre o tema => Antropologia, Sociologia. A Personalidade Grupal é extremamente poderosa porque assume caráter de irracionalidade e poder de destruição. (Ortega y Gasset, A Rebelião das Massas)Garantida a Sobrevivência da Espécie no Espaço, surge a necessidade natural da Garantia de Sobrevivência da Espécie no Tempo, a qual ocorre pelo Processo da Reprodução. É o momento de Explosão da Vida, manifestação da Lei da Criação.

  41. Os Seres Vivos em sintonia com as Leis Cósmicas da Vibração e da Evolução: - Plantas => flores => fecundação (ventos, insetos) => frutos => sementes => germinação => novas plantas.- Animais => acasalamento e fecundação (relacionamento sexual) no curto período em que a fêmea está no cio.Gata, cabra, vaca e demais fêmeas não necessitam do macho para cuidar de seus filhotes. - Encontrados na natureza os comportamentos diferenciados no mundo animal: o pombo, o cavalo-marinho e o golfinho. (Existe colaboração do macho no processo da criação.)

  42. Ser Humano tem atração sexual fora do período fértil da mulher significa de que o relacionamento sexual entre os Seres Humanos não visa somente a fecundação, a procriação ou a reprodução. Longo e exigente é o período requerido para o filho do Ser Humano atingir efetiva maturidade e independência para garantir a Própria Sobrevivência.Pela fragilidade e lento desenvolvimento do filhote humano, a mulher não conseguiria sozinha garantir sua Sobrevivência e a dos filhos. Por isso, precisa da presença efetiva do homem para colaborar com ela na longa e difícil tarefa de conduzir os filhos à maturidade, à autossuficiência e à capacidade de garantirem os bens necessários à Sobrevivência da criança.

  43. Atração e prazer sexual, foram dados, mesmo fora do momento ímpar da fecundação, ao homem e à mulher como:a) Forte incentivo para ficarem juntos e, assim, cuidarem de forma adequada dos filhos, filhas até a independência dos mesmos;b) Significativa recompensa pela sua dedicação à sagrada tarefa de garantir a Sobrevivência da Espécie no Tempo.

  44. A Natureza é sábia! É a proclamação que explode dos lábios dos tranquilos e equilibrados Observadores de todos os Tempos, de todos os Continentes e de todas as Raças.A Natureza se vinga! É outra exclamação que explode de bocas surpresas e olhos atentos, no caminhar da existência.Sempre que o sexo é usado abusivamente para o prazer e pelo prazer, a Natureza lança seu grito de protesto por violar as Leis Naturais escritas no coração humano. Esses gritos são as doenças venéreas.

  45. A vingança da Natureza resume-se em um alerta para que espécie humana acorde e caminhe em direção à luz de um Novo Tempo, marcado por uma sintonia maior com as Leis Universais, Cósmicas e Naturais de Sobrevivência.A longevidade humana – fatores que influenciam: higiene, dieta, exercícios físicos, equilíbrio ecológico, tranquilidade mental, paz interior. Ouve-se dizer : “A vida começa aos 40...A vida começa aos 60 (Dr.Pedro Grisa).As pesquisas feitas no início da década 1990 – sobre a vitalidade das células da pele humana indicavam que o Ser Humano estaria programado a viver cento e dez anos.

  46. Pesquisador alemão (~1960): Ser Vivo que desenvolve mais cedo sua capacidade de procriação, mais rápido tem seu ciclo de Sobrevivência encerrado. A longevidade dos animais seria calculada multiplicando-se a idade do animal, quando este atinge sua capacidade de procriação, por 10. A longevidade dos Seres Humanos poderia ser de 120 anos ou mais. ... O Ser Humano é chamado a ser gente, pessoa, não somente a repetir a história dos bichos:a) a Inteligência lógica do cientista;b) a Sensibilidade inteligente e racional do sábio;c) a Imaginação e a sensibilidade criativa do artista;d) a Percepção, humana e inteligente, do educador e do profeta;e) a Capacidade de colocar-se no ponto de vista do outro.

  47. A primeira metade da existência humana, segundo a sábia Lei da Natureza, foi reservada especialmente para garantir a Sobrevivência da Espécie e para construir as garantias para desenvolver particularmente o Potencial essencialmente humano. Podemosenvelhecer pelo pensamento? Podemos fazer coisa muito semelhante mas inversa, quando inconscientemente esperamos envelhecer a uma certa idade.(Maxwell Maltz. 1979).O Equilíbrio e a Harmonia não estão em primeiro lugar, numa alimentação balanceada, em excessivos cuidados de higiene e similares. Estão sim, na qualidade dos seusPensamentos, na luminosidade da sua imaginação e na tranquila segurança e autoconfiança do seu coração.

  48. GRATO!!!

  49. CURSO DE PARAPSICOLOGIA - IPAPPI – SISTEMA GRISAMÓDULO III: CURSO RELATIVO AO CONTEÚDO DAS ETAPAS 6 A 122ª ETAPA: AS PROGRAMAÇÕES CULTURAIS MILENARES: AS CIVILIZAÇÕES DA CARÊNCIA E DA ABUNDÂCIA, A ERA DOS MÚSCULOS E A ERA TECNOLÓGICA; A VIDA INTRAUTERINA E O PROCESSO DE NASCIMENTO. Pe.PEDRO AVONYO, SVD.