1 / 24

AULA TÉCNICA 53 2008

AULA TÉCNICA 53 2008. INSTRUTOR: SCOPINO. INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: MULTEC M. APRESENTAÇÃO. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC. DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO. INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC. SOMENTE NA UMEC VOCÊ

vina
Download Presentation

AULA TÉCNICA 53 2008

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AULA TÉCNICA 53 2008 INSTRUTOR: SCOPINO

  2. INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS:MULTEC M APRESENTAÇÃO SCOPINO TREINAMENTOS

  3. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

  4. INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

  5. Já tivemos aula sobre: NOVO PÁLIO. Agora veremos: MULTEC M APRESENTAÇÃO.

  6. DIAGRAMAÇÃO E C U MULTEC M MOTOR 16 V SONDA LAMBDA VÁLVULA EGR LINEAR ROTAÇÃO E PMS LÂMPADA DE DIAGNOSE DETONAÇÃO 04 INJETORES COMANDO A/C MÓDULO DIS FASE CANISTER ELETROVENTILADOR POSIÇÃO BORBOLETA ATUADOR DE M. LENTA VSS – VELOCIDADE RELÉ BOMBA SENSOR MAP AR CONDICIONADO TEMPERATURA DA ÁGUA TEMPERATURA DO AR CONECTOR DIAGNOSE IMOBILIZADOR

  7. APRESENTAÇÃO ATENDENDO A PEDIDOS DOS ALUNOS DA UMEC, INICIAMOS UMA NOVA SÉRIE DE SISTEMAS DE INJEÇÃO ELETRÔNICA DENOMINADA DE MULTEC M, APLICADO NOS VEÍCULOS DA GM, CORSA COM MOTORES 1.0 16v E 1.6 16v COM FABRICAÇÃO ENTRE 1995 A 2001.

  8. GM CORSA

  9. O SISTEMA MULTEC ESTE SISTEMA É FABRICADO PELA DELPHI, E É A EVOLUÇÃO DO SISTEMA APLICADO NO CORSA 8v, O IEFI-6. É UM SISTEMA MULTIPONTO DIGITAL, ONDE A ECU FAZ O CONTROLE DA INJEÇÃO ELETRÔNICA DE COMBUSTÍVEL E TAMBÉM MAPEA A IGNIÇÃO COM CONTROLE DE DETONAÇÃO DOS CILINDROS.

  10. O MOTOR 16 V

  11. SENSOR DE FASE UMA CARACTERÍSTICA NESTES MOTORES DO CORSA 16v É A PRESENÇA DO SENSOR DE FASE ENTRE OS COMANDOS DE VÁLVULAS, O QUE FAZ COM QUE A INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL SEJA DO TIPO SEQUÊNCIAL, ONDE É INJETADA A GASOLINA NO CILINDRO CORRESPONDENTE A ABERTURA DA VÁLVULA.

  12. A ECU

  13. LOCALIZAÇÃO DA ECU A UNIDADE DE COMANDO ELETRÔNICO ESTÁ MUITO BEM PROTEGIDA DENTRO DO VEÍCULO, LADO DIREITO ABAIXO DO PORTA LUVAS, PRÓXIMO A COLUNA DA PORTA DIANTEIRA DIREITA. POSSUI DOIS CONECTORES DE ENGATES DIFERENTES.

  14. OS SENSORES

  15. DICA PARA IDENTIFICAÇÃO SE O MOTOR EM QUESTÃO DO CORSA É 1.0 16v OU 1.6 16v, POR SEREM AMBOS DE DOIS COMANDOS E EXTERNAMENTE NÃO HAVER IDENTIFICAÇÃO, VERIFIQUE A MARCAÇÃO NO CABEÇOTE DO MOTOR, PRÓXIMO AO RADIADOR, ONDE APARECERÁ 10 OU 16, QUE RESPECTIVAMENTE SIGNIFICA 1.0 E 1.6.

  16. COMANDOS A ECU DO CORSA 16v MULTEC M RECEBE OS SINAIS DOS SENSORES DISTRIBUÍDOS PELO MOTOR, FAZENDO UM RÁPIDO PROCESSAMENTO DESTAS INFORMAÇÕES, SEGUINDO OS MAPAS DE SUA MEMÓRIA E DISPARA OS COMANDOS AOS ATUADORES.

  17. OS ATUADORES

  18. MÓDULO DIS JUNTO À BOBINA DE IGNIÇÃO HÁ UM MÓDULO CHAMADO DIS, QUE AMPLIFICA O SINAL DE COMANDO DA ECU E DISPARA A BOBINA DUPLA, QUE ENVIA ALTA TENSÃO AOS CILINDROS GÊMEOS 1 E 4, 2 E 3. ESTE MÓDULO APRESENTA SÉRIO PROBLEMAS DE QUEIMA QUANDO TEMOS CABOS DE VELAS COM RESISTÊNCIA ALTA.

  19. O MÓDULO DIS

  20. COMANDO DE ATUADORES ATRAVÉS DE SCANNER É POSSÍVEL TESTAR TODOS OS ATUADORES DESTE SISTEMA, ONDE CONSEGUIMOS SABER SE ESTES COMPONENTES, CHICOTE, FUSÍVEIS,RELÉS E A ECU ESTÃO EM CORRETO FUNCIONAMENTO.

  21. DICA ESTE SISTEMA, QUANDO POSSUI O CONECTOR ANTIGO DE 10 PINOS AINDA É POSSIVEL O ACESSO AO CÓDIGO DE FALHAS FAZENDO UM JAMP E CONTANDO ATRAVÉS DA LÂMPADA DO PAINEL, QUANDO É UTILIZADO O CONECTOR PADRÃO OBDII O DIAGNÓSTICO SÓ PODE SER ATRAVÉS DE SCANNER AUTOMOTIVO.

  22. PERGUNTA QUAIS SÃO AS FALHAS MAIS COMUNS NESTE SISTEMA ?

  23. RESPOSTA O MULTEC M É UM SISTEMA BEM CONFIÁVEL, PODEMOS CITAR QUE A MAIOR FALHA É O MÓDULO DE COMBUSTÍVEL, SEGUIDO POR FALHAS NA BOBINA E CABOS DE IGNIÇÃO.

  24. OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA:INJEÇÃO ELETRÔNICA55/2008AULA 02 CORSA 16V Instrutor Scopino

More Related