1 / 18

Curso NÍVEL II CONCEITOS BÁSICOS DO SOCIALISMO CIENTÍFICO

Curso NÍVEL II CONCEITOS BÁSICOS DO SOCIALISMO CIENTÍFICO. Aula Introdutória. O significado Histórico do Marxismo-Leninismo. Tópicos de Conteúdo da Aula Introdutória. I. Marxismo – produção teórica e prática revolucionária.

vartan
Download Presentation

Curso NÍVEL II CONCEITOS BÁSICOS DO SOCIALISMO CIENTÍFICO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CursoNÍVEL II CONCEITOS BÁSICOS DO SOCIALISMO CIENTÍFICO

  2. Aula Introdutória O significado Histórico do Marxismo-Leninismo

  3. Tópicos de Conteúdo da Aula Introdutória I. Marxismo – produção teórica e prática revolucionária. II. Contexto de surgimento do marxismo / fontes teóricas e partes constitutivas. III. Leninismo – o marxismo da etapa do imperialismo. IV. Elementos da história do marxismo no Brasil.

  4. I a III – Nereide Saviani e Olívia Rangel IV – José Carlos Ruy

  5. PARTE IV Elementos da História do Marxismo-Leninismo no Brasil José Carlos Ruy

  6. 1. A pré-história do marxismo no Brasil Referências a Marx e ao marxismo antes da década de 1920: Tobias Barreto; Manuel Bomfim; Clóvis Bevilacqua; Higino Cunha; Euclides da Cunha ; e outros.

  7. 2. O marxismo no movimento operário antes da fundação do Partido Comunista do Brasil Silvério Fontes e o Centro Socialista de Santos; Afonso Schmidt e o Grupo Comunista Brasileiro Zumbi; O Grupo Clarté, do Rio de Janeiro (Evaristo de Moraes, Nicanor Nascimento, Maurício de Lacerda, Agripino Nazaré, Everardo Dias, Joaquim Pimenta); Antonio Piccarolo e o reformismo.

  8. 3. A fundação do Partido Comunista do Brasil e a introdução do marxismo no Brasil Astrojildo Pereira difunde escritos marxistas entre as lideranças sindicais e operárias; Otávio Brandão traduz o Manifesto do Partido Comunista: escreve, depois, Agrarismo e Industrialismo, primeira tentativa de análise marxista da situação social brasileira.

  9. 4. Anos 20 e 30 - primeiras turmas de estudantes brasileiros em Moscou 5. Década de 1930 - influência da Internacional Comunista  era um domínio ainda inicial: Caio Prado Jr; (mais tarde), Nelson Werneck Sodré.

  10. 6. Décadas de 1950 e 1960 6.1. O domínio do marxismo melhora a partir da década de 1950, quando dirigentes comunistas vão para cursos na URSS. 6.2. No Brasil, difundem-se os cursos Stálin e Lênin.

  11. Décadas de 1950 e 1960 6.3. A crise do XX Congresso Uma conseqüência da crise foi a migração do marxismo, do Partido para a universidade (diz José Carlos Barriguelli) Marxismo "amaciado“ – ênfase no método, e não na luta política.

  12. Décadas de 1950 e 1960 6.4. Em 1958, professores universitários criam o “Grupo de Marx" (ou Seminário Marx), para debater O Capital – influência existencialista e, depois, weberiana: José Arthur Giannotti Fernando Novaes Paul Singer Octávio Ianni, Leôncio Martins Rodrigues Fernando Henrique Cardoso Roberto Schwarz (entre muitos outros)

  13. Décadas de 1950 e 1960 6.5. O Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) e a influência marxista no pensamento avançado. Difusão na universidade de correntes marxistas: Althusser Gramsci Escola de Frankfurt Lukács

  14. Décadas de 1950 e 1960 6.6. No Partido, influência do pensamento de Mao Tze Tung 6.7. No PCB, eurocomunismo e apropriação do pensamento de Antonio Gramsci. 6.8. Outras organizações (ALN) Che Guevara e teoria do foco insurrecional; tendências trotskistas

  15. 7. Anos 60 e 70 7.1. debate sobre a natureza da formação social brasileira; 7.2. debate sobre os rumos e a natureza da revolução brasileira: partido leninista x foco luta armada x via pacífica para o socialismo

  16. 8. Décadas de 1980 e 1990 8.1. Os cursos “panorâmicos” do PCdoB 8.2. Crise do socialismo no Leste Europeu declínio da influência eurocomunista 8.2. Crise do marxismo

  17. Anos 90 Retomada dos estudos sobre a formação social brasileira: ênfase no estudo da dialética (João Amazonas) esforços para o desenvolvimento de um marxismo com feições nacionais.

  18. Anos 2000 Restabelecimento do equilíbrio entre: o trabalho de pesquisadores e professores universitários marxistas Exemplo: Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), da Universidade Estadual de Campinas, que realiza simpósios e debates sobre o pensamento de Marx; e as iniciativas ligadas a organizações da luta popular. Exemplos: as escolas nacionais do PCdoB e do MST, que formam, com regularidade, centenas de militantes anualmente.

More Related