1 / 9

FATORES CONTRÁRIOS E FAVORÁVEIS A MUDANÇA SOCIAL

FATORES CONTRÁRIOS E FAVORÁVEIS A MUDANÇA SOCIAL. SOCIOLOGIA – PROF. OMAR SEGUNDO COLEGIAL. AS MUDANÇAS SOCIAIS ESBARRAM EM RESISTÊNCIAS, POIS A ESTRUTURA SOCIAL IMPÕE OBSTÁCULOS PARA AS MUDANÇAS. EXEMPLO DEMOCRACIA

varden
Download Presentation

FATORES CONTRÁRIOS E FAVORÁVEIS A MUDANÇA SOCIAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FATORES CONTRÁRIOS E FAVORÁVEIS A MUDANÇA SOCIAL SOCIOLOGIA – PROF. OMAR SEGUNDO COLEGIAL

  2. AS MUDANÇAS SOCIAIS ESBARRAM EM RESISTÊNCIAS, POIS A ESTRUTURA SOCIAL IMPÕE OBSTÁCULOS PARA AS MUDANÇAS. • EXEMPLO • DEMOCRACIA • “A INSTITUIÇÃO DO VOTO FEMININO NO BRASIL SE DEU A PARTIR DE UMA REFORMA NO CÓDIGO ELEITORAL, COM A ASSINATURA DO DECRETO-LEI 21.076, DE 24 DE FEVEREIRO DE 1932 PELO ENTÃO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS. • O BRASIL, EM COMPARAÇÃO A OUTROS PAÍSES, PODE SER CONSIDERADO PIONEIRO. ARGENTINA E FRANÇA SÓ O FIZERAM NA DÉCADA DE 40, E PORTUGAL E SUIÇA, NA DÉCADA DE 70. NOVA ZELÂNDIA, NO ENTANTO, SAIU NA FRENTE AO INSTITUIR O VOTO FEMININO EM 1893.”

  3. REGISTROS HISTÓRICOS NO BRASIL: LEI SARAIVA – 1881 – “DETERMINAVA O DIREITO DE VOTO A QUALQUER CIDADÃO QUE TIVESSE UMA RENDA MINIMA DE 2 MIL RÉIS. PRIMEIRO REGISTRO DE VOTO FEMININO NO BRASIL – 1928 – NA CIDADE DE MOSSORÓ (RN) – CELINA GUIMARÃES VIANA FEZ UMA PETIÇÃO INVOCANDO O ARTIGO 17 DA LEI ELEITORAL LOCAL – “NO RIO GRANDE DO NORTE, PODERÃO VOTAR E SER VOTADOS, SEM DISTINÇÃO DE SEXO, TODOS OS CIDADÃOS QUE REUNIREM AS CONDIÇÕES EXIGIDAS POR LEI” E CONSEGUIU VOTAR. 1910 – DEOLINDA DALTRO (PROFESSORA) – FUNDOU NO RIO DE JANEIRO O PARTIDO REPUBLICANO FEMININO. 1919 – BERTHA LUTZ – FUNDOU A LIGA DA EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL DA MULHER.

  4. A PRIMEIRA MULHER ELEITA DEPUTADA FEDERAL FOI CARLOTA PEREIRA DE QUEIRÓS (1892-1982), QUE TOMOU POSSE EM 1934. • 01 - OBSTÁCULOS E RESISTÊNCIAS Á MUDANÇA SOCIAL. • OBSTÁCULOS – SÃO BARREIRAS ORIUNDAS DA PRÓPRIA ESTRUTURA SOCIAL E QUE DIFICULTAM A MUDANÇA SOCIAL. EXEMPLO 1 – A SOCIEDADE – “O JULGAMENTO DA CAPACIDADE POLÍTICA DA MULHER PELA SOCIEDADE ARCÁICA”. EXEMPLO 2 – A SUBSTITUIÇÃO DA MÃO DE OBRA ESCRAVA POR TRABALHADORES LIVRE, QUANDO OCORREU O PROCESSO DE ABOLIÇÃO.

  5. B) – RESISTÊNCIAS SÃO ATUAÇÕES CONSCIENTES E DELIBERADAS PARA IMPEDIR A MUDANÇA SOCIAL. EXEMPLO 1 – OS PROPRIETÁRIOS DE ESCRAVOS NÃO QUERIAM A ABOLIÇÃO. EXEMPLO 2 – A VACIN~ÇÃO OBRIGATÓRIA NO RIO DE JANEIRO – A decisão não foi feita democraticamente – O Governo não levou a opinião pública. Não foi feito um trabalho de divulgação e convencimento para a importância da vacina. A vacina só foi aceita mais tarde quando se evidenciaram os benefícios de sua aplicação. OBS – EM TODA ESTRUTURA SOCIAL, EXISTEM GRUPOS OU CAMADAS SOCIAIS CUJOS INTERESSES OU VALORES FAZEM COM QUE ACONTEÇA A RESISTÊNCIA A MUDANÇAS SOCIAIS.

  6. 02 – ATITUDES INDIVIDUAIS E SOCIAIS NA MUDANÇA • ELAS FAVORECEM OU REJEITAM A MUDANÇA SOCIAL • SÃO DE 4 TIPOS: • ATITUDE CONSERVADORA SE MOSTRA CONTRÁRIA OU TEMEROSA, EM RELAÇÃO ÀS MUDANÇAS. É MANIFESTADA ATRAVÉS DO TRADICIONALISMO (RESPEITO À TRADIÇÃO, CONTRÁRIOS A IMPOSIÇÃO DE VALORES CULTIVADOS PELOS MAIS VELHOS AOS MAIS JOVENS. * O TRADICIONALISMO SE MANTÉM FIRME EM SUAS BASES ANTIGAS E NÃO DÁ ESPAÇO PARA O NOVO

  7. B) ATITUDE REACIONÁRIA É O CONSERVADORISMO EXAGERADO, OPÕE-SE A QUALQUER TIPO DE MUDANÇA, NUMA ATITUDE RADICAL, PARA QUE TUDO PERMANEÇA COMO ESTÁ. É A ATITUDE DOS RADICAIS DE DIREITA, DEFENDEM A ORDEM VIGENTE PARA MANTER O STATUS QUO – EXEMPLOS – SOCIEDADE ESPARTANA – SOCIEDADE FEUDAL.

  8. C) ATITUDE REFORMISTA OU PROGRESSISTA • AQUELA QUE VÊ COM AGRADO A MUDANÇA MODERADA. É O DESEJO DE MUDANÇA DOS MODOS DE VIDA E DAS INSTITUIÇÕES – CENTRO ESQUERDA OU ESQUERDA MODERADA. • D) ATITUDE REVOLUCIONÁRIA • DEFENDE TRANSFORMAÇÕES PROFUNDAS E IMEDIATAS, USANDO ATÉ DE MÉTODOS VIOLENTOS.

  9. 03 – CONSEQUÊNCIAS DA MUDANÇA SOCIAL • AS INVENÇÕES E A DIFUSÃO CULTURAL SÃO PROCESSOS QUE OCASIONAM MUDANÇAS SOCIAIS, POIS PROVOCAM MODIFICAÇÕES NOS COSTUMES, NAS RELAÇÕES E NAS INSTITUIÇÕES. 04 – REFORMA E REVOLUÇÃO REFORMAS SÃO AS MUDANÇAS GRADATIVAS QUE PROCURAM MELHORAR AS INSTITUIÇÕES SEM DESTRUÍ-LAS, SEM ROMPER OS COSTUMES. TEM O OBJETIVO DE MELHORAR UMA SITUAÇÃO. REVOLUÇÃO MUDANÇA SOCIAL PROFUNDA E VIOLENTA, QUE DESTRÓI OU PROCURA DESTRUIR A ORDEM SOCIAL EXISTENTE SUBSTITUINDO-A POR OUTRA E ALTERAM TODO O SISTEMA DE RELAÇÕES SOCIAIS.

More Related