1 / 9

12ª Reunião Ordinária Do Comitê de Tecnologia e Inovação GT 2

12ª Reunião Ordinária Do Comitê de Tecnologia e Inovação GT 2. Brasília – 6 de outubro de 2011. Comitê Temático de Tecnologia e Inovação. Comentários Sobre as Linhas de Financiamento à Inovação.

ulla
Download Presentation

12ª Reunião Ordinária Do Comitê de Tecnologia e Inovação GT 2

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 12ª Reunião Ordinária Do Comitê de Tecnologia e Inovação GT 2 Brasília – 6 de outubro de 2011

  2. Comitê Temático de Tecnologia e Inovação Comentários Sobre as Linhas de Financiamento à Inovação Sem a pretensão de esgotar o tema, a análise dos editais e linhas de financiamento com o objetivo de fomento à inovação foi retomada. Considerando que as discussões se levadas adiante serão feitas de forma isolada, apresenta-se a primeira versão de modo a subsidiar uma possível conversa com a FINEP. Os aspectos levantados, são os que seguem, divididos segundo os programas da FINEP:

  3. Comitê Temático de Tecnologia e Inovação 1. - Subvenção econômica – Edital 01/2010 Condições diferenciadas, favorecidas e simplificadas  Sugere-se: A Mudança da limitação dos valores dos projetos, em especial na sua vinculação ao capital social das empresas proponentes. As MPEs, em geral, têm capital social limitado o que dificulta o acesso aos recursos oferecidos no Edital 01/2010, uma vez que o valor mínimo a solicitar é de R$ 500 mil. B Reserva de um montante de pelo menos 30% do valor disponível para atendimento às solicitações das MPEs. C Imunidade a eventuais contingenciamentos de recursos de modo a que a parcela dedicada às MPEs não sofra redução em valores absolutos.

  4. Comitê Temático de Tecnologia e Inovação 1. - Subvenção econômica – Edital 01/2010 Ciclo de análise e concessão O ciclo de análise e concessão parece excessivamente demorado. O último ciclo iniciado em agosto de 2010, tem seu término previsto para outubro de 2011. Não há informação para o início de um novo ciclo. Sugere-se: D. Um esforço no sentido de reduzir drasticamente estes prazos, de modo a se ter a contratação no prazo máximo de seis meses. E. A criação de rodadas trimestrais ou quadrimestrais de modo a que não seja necessário esperar um ano ou mais para a submissão de uma proposta nova. Tal demora não apenas desestimula como inviabiliza ideias. F. A possibilidade de que outros setores – ainda que com uma parcela reduzida de recursos – possam ser contemplados.

  5. Comitê Temático de Tecnologia e Inovação 1. - Subvenção econômica – Edital 01/2010 Associações empresariais Embora o edital permita a participação de grupos de empresas, elas devem ser representadas por uma delas. Sugere-se: G. A participação de associações empresariais como forma de se viabilizar a participação de grupos de empresas.

  6. Comitê Temático de Tecnologia e Inovação 2. PAPPE Integração Sugere-se: A expansão do programa às regiões Sul e Sudeste. Sem esta expansão muitas das iniciativas de MPEs podem ser frustradas, sobretudo em função do valor mínimo dos projetos. Ocorre que projetos com valor inferior a R$500mil não podem ser contemplados pelo Edital 01/2010 e, nas regiões Sul e Sudeste, não têm alternativa para a obtenção de subvenção econômica.

  7. Comitê Temático de Tecnologia e Inovação 3. Juro Zero Sugere-se: A. A realização de ações no sentido de ampliar a abrangência, hoje limitada aos estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. B. A divulgação de edital a cada ano, contemplando a realização de rodadas trimestrais. C. Que a concessão não seja feita por meio de editais, uma vez que não é subvenção

  8. Comitê Temático de Tecnologia e Inovação 4. PRIME Sugere-se: A. realização de ações no sentido de ampliar a abrangência, hoje limitada a 9 unidades da federação; B. A divulgação de edital a cada ano, contemplando a realização de rodadas trimestrais.

  9. Muito obrigado! Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte CT Tecnologia e Inovação Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Esplanada dos Ministérios – Bloco “J” CEP 70053-900 – Brasília – DF – Brasil www.mdic.gov.br Ministério do Desenvolvimento, Indústria E Comércio Exterior

More Related