slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Aparições dos espíritos dos vivos; Homens duplos; PowerPoint Presentation
Download Presentation
Aparições dos espíritos dos vivos; Homens duplos;

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 13

Aparições dos espíritos dos vivos; Homens duplos; - PowerPoint PPT Presentation


  • 833 Views
  • Uploaded on

Capítulo VII BICORPOREIDADE E TRANSFIGURAÇÃO. Aparições dos espíritos dos vivos; Homens duplos; Santo Afonso de Liguori e Santo Antônio de Pádua; Transfiguração; Invisibilidade. Bicorporeidade e Transfiguração

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

Aparições dos espíritos dos vivos; Homens duplos;


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

Capítulo VII

BICORPOREIDADE

E TRANSFIGURAÇÃO

  • Aparições dos espíritos dos vivos;
  • Homens duplos;
  • Santo Afonso de Liguori e Santo Antônio de Pádua;
  • Transfiguração;
  • Invisibilidade
slide2

Bicorporeidade e Transfiguração

  • Estes dois fenômenos são variedades do das manifestações visuais, e por maravilhosos que possam parecer à primeira vista, se reconhecerá facilmente pelas explicações que deles se podem dar, que não saem da ordem dos fenômenos naturais.
  • Exemplo de aparições de espírito de vivos:
  • A vendedora de frutas;
  • Visita à doentes;
  • O casamento.
slide3

Quando o espírito de uma pessoa encarnada sai para visitar outra, às vezes, num lugar muito distante, como o corpo permanece vivo, já que a morte física se dá pela ausência do espírito que anima a carne?

A alma do encarnado jamais se ausenta do corpo físico completamente; permanece ligada a ele por um cordão fluídico, muitas vezes, chamado de cordão de prata, o qual pode ser visualizado pelo médium vidente e por outros espíritos e caracteriza o espírito ainda preso à carne.

slide4

BICORPOREIDADE

Presença simultânea do ser encarnado em dois lugares diferentes (próximos ou distantes entre si). Esse fenômeno é explicado pelo desdobramento: enquanto o corpo físico fica num determinado lugar, o espírito se transporta para outro, tornando-se visível e até tangível. O espírito, no entanto, não se separa totalmente do corpo, ficando a ele ligado por um cordão luminoso denominado laço fluídico.

slide5

Exemplos de Bicorporeidade:

  • Santo Afonso de Liguori;
  • Santo Antônio de Pádua.
slide6

Explicações de Santo Afonso sobre o fato:

  • Poderias nos dar a explicação desse fato?
  • Sim; o homem quando está completamente desmaterializado pela sua virtude (...) pode aparecer em dois lugares ao mesmo tempo, e eis como: o espírito encarnado, sentindo chegar o sono, pode pedir a Deus para transportar para qualquer lugar. Seu espírito abandona ,então seu corpo, seguido de uma parte do seu perispírito, e deixa a matéria num estado de morte. O corpo aparece no lugar pedido.
slide7

2) O sono do corpo é indispensável para que o espírito apareça em outros lugares?

A alma pode se dividir quando se sente transportada para um lugar diferente daquele onde se encontra o corpo. Pode acontecer que o corpo não durma, embora isso seja, muito raro, mas não estará jamais num estado perfeitamente normal, porém está sempre num estado mais ou menos extático.

Nota: A alma não se divide no sentido literal da palavra; ela se irradia para diferentes lados e pode, assim, se manifestar em vários pontos sem estar repartida; ocorre o mesmo que uma luz que pode se refletir simultaneamente em várias vidraças.

slide8

3) Estando um homem mergulhado no sono, enquanto se espírito aparece em outro lugar, que sucederia se fosse despertado subitamente?

Não sucederia nada, porque se alguém tivesse a intenção de despertá-lo, o Espírito reentraria no corpo, prevendo a intenção, já que o espírito lê o pensamento.

Nota: Uma explicação inteiramente idêntica nos foi dada várias vezes pelo espírito de pessoas mortas ou vivas. Santo Afonso explica o fato da dupla presença, mas não dá a teoria da visibilidade e da tangibilidade.

slide9

O indivíduo que se mostra simultaneamente em dois lugares diferentes tem, pois dois corpos; mas, desses corpos, só um é real, o outro não é senão uma aparência; pode-se dizer que o primeiro tem a vida orgânica e que o segundo tem a vida da alma.

No estado de separação, os dois corpos possam desfrutar simultaneamente, e no mesmo grau, da vida ativa e inteligente.

O corpo real não poderia morrer enquanto o corpo aparente estivesse visível: a aproximação da morte chama sempre o espírito para o corpo, ainda que por um instante.

slide10

TRANSFIGURAÇÃO

Fenômeno mediúnico que consiste na modificação da fisionomia, da voz e até do corpo todo de um indivíduo.

As transfigurações são sempre reflexos das qualidades e dos sentimentos predominantes do espírito.

Resultado de uma transformação fluídica; a transfiguração é uma espécie de aparição perispiritual que se produz sobre o próprio corpo vivente, e algumas vezes no momento da morte, em lugar de se produzir ao longe, como é o caso das aparições propriamente ditas..

slide11

Exemplos de transfiguração:

  • A jovem de Saint-Etienne.
  • A transfiguração, em certos casos, pode ter por uma causa uma simples contração muscular, que pode dar à fisionomia uma outra expressão, ao ponto de tornar a pessoa quase que irreconhecível.
slide12

Em princípio o espírito pode dar ao seu perispírito todas as aparências; que por uma modificação na disposição molecular, pode dar-lhe a visibilidade, a tangibilidade e, por conseqüência, a opacidade.

O perispírito da de uma pessoa viva, isolado do corpo, pode sofrer as mesma transformações; que essas mudanças de estado se opera pela combinação de fluidos.

slide13

A teoria da invisibilidade deduz-se muito naturalmente das explicações precedentes e das que foram dadas a respeito do fenômeno de transporte.