250 likes | 569 Views
FORMAÇÃO NO MENS. A PEDAGOGIA DO MENS. “CONJUNTO DE INSTRUMENTOS DE FORMAÇÃO QUE O MOVIMENTO PÕE A DISPOSIÇÃO DE SEUS MEMBROS AUXILIANDO-OS A CAMINHAR PARA A SANTIDADE NO E PELO CASAMENTO, QUE É A FINALIDADE ESSENCIAL DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA.”. ETAPAS DE FORMAÇÃO. 1 – FORMAÇÃO INICIAL
E N D
A PEDAGOGIA DO MENS • “CONJUNTO DE INSTRUMENTOS DE FORMAÇÃO QUE O MOVIMENTO PÕE A DISPOSIÇÃO DE SEUS MEMBROS AUXILIANDO-OS A CAMINHAR PARA A SANTIDADE NO E PELO CASAMENTO, QUE É A FINALIDADE ESSENCIAL DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA.”
ETAPAS DE FORMAÇÃO • 1 – FORMAÇÃO INICIAL • 2 – FORMAÇÃO PERMANENTE GERAL • 3 – FORMAÇÃO PERMANENTE ESPECIFICA
FORMAÇÃO INICIALA – A EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA • É A PRIMEIRA ETAPA DE FORMAÇÃO DO MOVIMENTO. É NECESSÁRIA PARA OS CASAIS QUE PRETENDEM ENTRAR PARA O MOVIMENTO MAS NÃO CONHECEM A VIDA COMUNITÁRIA, AINDA NÃO ESTÃO ENGAJADOS E NÃO TEM VIDA DE ORAÇÃO.
FORMAÇÃO INICIALB – A PILOTAGEM • É O PERIODO INICIAL DA EQUIPE ONDE UM CASAL PILOTO TRANSMITE AOS CASAIS E AO SCE OS CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE A PROPOSTA DE VIDA DO MENS, SEUS MÉTODOS E SUA HISTÓRIA, INSERINDO OS CASAIS NA VIVÊNCIA DA ESPIRITUALIDADE CONJUGAL.
FORMAÇÃO PERMANENTE GERALA – MUTIRÃO • TEM COMO OBJETIVO RECORDAR A PILOTAGEM SISTEMATIZANDO OS PONTOS BÁSICOS INTRODUZIDOS NAQUELE PERIODO. É UMA REFLEXÃO MAIS AMPLA SOBRE A VIDA DE EQUIPE APROFUNDANDO VARIOS ASSUNTOS COMO: PCEs, AUXILIO MÚTUO, CORREÇÃO FRATERNA, FUNÇÃO DO CASAL ANIMADOR, DO CRE, ETC. DEVEM SER REALIZADOS PERIODICAMENTE PELOS SETORES.
FORMAÇÃO PERMANENTE GERALB – SESSÕES DE FORMAÇÃO • DESTINAM-SE A CASAIS QUE JÁ TENHAM CERTA CAMINHADA DE IGREJA E DE MOVIMENTO. • TEM COMO OBJETIVO POSSIBILITAR AOS CASAIS EQUIPISTAS UM PERIODO DE APROFUNDAMENTO NA SUA FÉ CRISTÃ E NO MENS. • PROPÕE-SE QUE AS SESSÕES DE FORMAÇÃO SEJAM FEITAS EM FINAIS DE SEMANA, EM LOCAIS APROPRIADOS PARA ENCONTROS E COM NUMERO DE CASAIS ENTRE 20 A 40.
FORMAÇÃO PERMANENTE GERALB – SESSÕES DE FORMAÇÃO • AS SESSÕES DE FORMAÇÃO COMPREENDEM 03 NIVEIS QUE POSSIBILITAM UMA FORMAÇÃO GRADATIVA • FORMAÇÃO NIVEL I • FORMAÇÃO NIVEL II • FORMAÇÃO NIVEL III
FORMAÇÃO PERMANENTE GERALB – SESSÕES DE FORMAÇÃO 1 – FORMAÇÃO NIVEL I – FÉ E VIDA CRISTÃ TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM GERAL DE TEMAS CATEQUÉTICOS E MISSIONÁRIOS DA VOCAÇÃO CRISTÃ, NUMA EVANGELIZAÇÃO BÁSICA QUE PERPASSA A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO. É O SER CRISTÃO.
FORMAÇÃO PERMANENTE GERALB – SESSÕES DE FORMAÇÃO 2 – FORMAÇÃO NIVEL II – VOCAÇÃO E MISSÃO NESTA SESSÃO DE FORMAÇÃO ESTUDAM-SE OS PRINCIPAIS E MAIS ATUAIS DOCUMENTOS DA IGREJA E O SEU MAGISTÉRIO. É O SER IGREJA.
FORMAÇÃO PERMANENTE GERALB – SESSÕES DE FORMAÇÃO 3 – FORMAÇÃO NIVEL III – FORMAÇÃO DE QUADROS É UMA PREPARAÇÃO MAIS VOLTADA PARA A COMPREENSÃO DO MOVIMENTO E DAS FUNÇÕES DE RESPONSABILIDADE NA SUA ESTRUTURA. APROFUNDA O CONHECIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA, FORMANDO CASAIS PARA A MISSÃO TANTO NO MOVIMENTO QUANTO NO MUNDO. É O SER MOVIMENTO MISSIONÁRIO.
FORMAÇÃO PERMANENTE GERALB – SESSÕES DE FORMAÇÃO • ENTRE OUTROS OBJETIVOS, ESPERA-SE QUE OS CASAIS QUE PARTICIPAM DE UMA FORMAÇÃO NO MENS, PRINCIPALMENTE, DAS FORMAÇÕES NIVEL I, II E III ASSUMAM LIDERANÇAS TANTO NO MOVIMENTO COMO NA IGREJA, FORMANDO-OS PARA MAIOR COMPREENSÃO DO MOVIMENTO E DA MISSÃO DE CASAIS CRISTÃOS NO MUNDO.
FORMAÇÃO PERMANENTE GERALB – SESSÕES DE FORMAÇÃO • OUTRO ASPECTO RELEVANTE É QUE PARTICIPANDO DE FORMAÇÃO O CASAL DESPERTA PARA O SENTIDO DE PERTENÇA AO MOVIMENTO, NÃO FICA LIMITADO APENAS A SUA EQUIPE DE BASE E FORTALECE SEU COMPROMISSO COM A UNIDADE DO MOVIMENTO.
FORMAÇÃO PERMANENTE GERALC – A CARTA MENSAL A CARTA MENSAL É UM VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO DA SUPER REGIÃO. É UM INSTRUMENTO DE CIRCULAÇÃO DA SEIVA DO MOVIMENTO, QUE VISA AO FORTALECIMENTO DA UNIDADE. SERVE COMO MEIO DE FORMAÇÃO PARA DIVULGAR NOTÍCIAS DE INTERESSE GERAL DO MOVIMENTO.
FORMAÇÃO PERMANENTE ESPECIFICA DIRIGIDA A CASAIS QUE EXERCEM DETERMINADAS FUNÇÕES E SERVIÇOS OU ESTÃO EM PREPARAÇÃO PARA EXERCE-LOS
FORMAÇÃO PERMANENTE ESPECIFICAA- EACRE O ENCONTRO ANUAL DOS CASAIS RESPONSÁVEIS DE EQUIPE É REALIZADO NO INICIO DE CADA ANO, COM A PARTICIPAÇÃO DOS CASAIS RESPONSÁVEIS DE EQUIPE, CASAIS LIGAÇÃO, E OS CASAIS PILOTO, SOB RESPONSABILIDADE DO CASAL REGIONAL. NESTE ENCONTRO SÃO PASSADOS OS ASSUNTOS PRIORITÁRIOS EM NIVEL NACIONAL E REGIONAL, QUE DURANTE O ANO, TERÃO DESTAQUE NO ESTUDO, NA VIVÊNCIA E NA ORIENTAÇÃO DE VIDA DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA.
FORMAÇÃO PERMANENTE ESPECIFICAA- EACRE OBJETIVOS DO EACRE: 1 – ANIMAR OS CRE 2 – REFLETIR E DISCERNIR SOBRE A CAMINHADA DO MOVIMENTO E DA EQUIPE 3 – SER MOMENTO DE EVANGELIZAÇÃO, FORMAÇÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS 4 – REALIZAR E CELEBRAR A UNIDADE DO MOVIMENTO
FORMAÇÃO PERMANENTE ESPECIFICAB- PRÉ-EACRE ENCONTRO OU REUNIÕES REALIZADAS PELOS SETORES, COM A PARTICIPAÇÃO DOS RECÉM EMPOSSADOS CASAIS RESPONSÁVEIS DE EQUIPE, DOS CASAIS LIGAÇÃO E CASAIS PILOTO. TEM O OBJETIVO DE FORMA-LOS E INFORMA-LOS ACERCA DA FUNÇÃO, TRANSMITINDO RECOMENDAÇÕES E ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE A RELAÇÃO SETOR/EQUIPE/LIGAÇÃO, ESCLARECENDO DUVIDAS, ANIMANDO E PROPICIANDO A UNIDADE.
FORMAÇÃO PERMANENTE ESPECIFICAC- ENCONTRO COLEGIADO PROVINCIAL, PROVINCIAIS, DO COLEGIADO NACIONAL E DA SUPER REGIÃO 1 – COLEGIADO PROVINCIAL REUNIÃO QUE ACONTECE 02 VEZES AO ANO, ENTRE OS CASAIS RESPONSÁVEIS REGIONAL E O CASAL PROVINCIAL,SOB A COORDENAÇÃO DESTE, MAIS OS SACERDOTES CONSELHEIROS ESPIRITUAIS RESPECTIVOS. MOMENTO DE FORMAÇÃO E ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS.
FORMAÇÃO PERMANENTE ESPECIFICAC- ENCONTRO COLEGIADO PROVINCIAL, PROVINCIAIS, DO COLEGIADO NACIONAL E DA SUPER REGIÃO 2 – ENCONTRO PROVINCIAL PARTICIPAM DESTE ENCONTRO TODOS OS COLEGIADOS REGIONAIS DE UMA PROVINCIA SOB A RESPONSABILIDADE DO CASAL PROVINCIAL. ACONTECE UMA VEZ POR ANO, SENDO DESTINADO BASICAMENTE À FORMAÇÃO ESPECIFICA DOS CASAIS RESPONSÁVEIS DE SETOR.
FORMAÇÃO PERMANENTE ESPECIFICAC- ENCONTRO COLEGIADO PROVINCIAL, PROVINCIAIS, DO COLEGIADO NACIONAL E DA SUPER REGIÃO 3 – COLEGIADO NACIONAL REUNIÃO QUE ACONTECE ANUALMENTE ENTRE OS CRRs, CRPs COM O CRSR MAIS OS SCEs. PARTICIPAM TAMBEM OS CASAIS RESPONSÁVEIS PELA CARTA MENSAL, COMUNICAÇÃO EXTERNA E SECRETÁRIO/TESOUREIRO. É UM MOMENTO DE REFLEXÃO, DISCERNIMENTO E DELIBERAÇÕES SOBRE A CAMINHADA DO MOVIMENTO. TAMBEM UM MOMENTO DE FORMAÇÃO PARA OS CRRs.
FORMAÇÃO PERMANENTE ESPECIFICAC- ENCONTRO COLEGIADO PROVINCIAL, PROVINCIAIS, DO COLEGIADO NACIONAL E DA SUPER REGIÃO 4– EQUIPE DA SUPER-REGIÃO REUNIÃO QUE ACONTECE 04 VEZES AO ANO COM A PRESENÇA DOS CRPs, CR CARTA MENSAL, CR SECRETÁRIO/TESOUREIRO, CR COMUNICAÇÃO EXTERNA, CR SUPER-REGIÃO E O SCE DA SUPER-REGIÃO. REUNIÃO DE ORAÇÃO, SERVIÇO E DISCERNIMENTO , PARA PENSAR E ANIMAR O MOVIMENTO, ACONTECENDO SEMPRE UM MOMENTO DE FORMAÇÃO.
FORMAÇÃO PERMANENTE ESPECIFICAC- ENCONTRO COLEGIADO PROVINCIAL, PROVINCIAIS, DO COLEGIADO NACIONAL E DA SUPER REGIÃO 5– FORMAÇÃO PARA CASAIS LIGAÇÃO, CASAIS PILOTO E COORDENADOR DE EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA. FORMAÇÃO DIRECIONADAS PARA OS CASAIS QUE IRÃO EXERCER ESTAS FUNÇÕES COM O OBJETIVO DE ATUALIZA-LOS NA CAMINHADA DO MOVIMENTO E APRIMORAR-LHES AS TÉCNICAS PARA AS RESPECTIVAS FUNÇÕES.
CONCLUSÃO • AS PROPOSTAS DE FORMAÇÃO NO MOVIMENTO DAS ENS NÃO ESGOTAM AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DO CASAL PARA A VIDA CRISTÃ. DEVE HAVER UMA ATITUDE DE BUSCA CONTÍNUA DE APROFUNDAMENTO E DE COERÊNCIA ENTRE FÉ E VIDA.
CONCLUSÃO • A FORMAÇÃO COMO CARIDADE, NÃO TEM LIMITES E É GUIADA PELO ESPIRITO SANTO. DEVEMOS SER CASAIS EVANGELIZADORES E TRANSFORMADORES, ATRAVES DO NOSSO ARDOR MISSIONÁRIO, DA NOSSA EXPRESSÃO CONJUGAL E DE NOSSO TESTEMUNHO COMO CASAL CRISTÃO.