slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
… uma mente , dois cérebros … PowerPoint Presentation
Download Presentation
… uma mente , dois cérebros …

play fullscreen
1 / 24
Download Presentation

… uma mente , dois cérebros … - PowerPoint PPT Presentation

thatcher
70 Views
Download Presentation

… uma mente , dois cérebros …

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. …umamente, doiscérebros… © Idea Champions, 2003 hacer click paracontinuar

  2. Durante as últimas duas décadas se tem tratado de entender a origem do PROCESSO CRIATIVO. Foi perguntado a mais de 10.000 pessoas exatamente esta pergunta: De ondeobtenssuasmelhoresidéias?

  3. As respostas obtidas foram surpreendentes, especialmente considerando todo o tempo do día que as pessoas passam no seu trabalho. 3% 97% • No trabalho • Durante o banho • Antes de dormir • Quandonãofaçonada • Quandocaminho • Conversando • Meditando • Analizando • Nasférias • Tomandovinho • Emoutrasatividadesdiversas... Quando obtens suas melhores ideias?

  4. Porqueistoacontece? Temos mais de um cérebro*… • Um “faznossotrabalho”. • O outrose encarregade geraridéascriativasquenão tem nada quevercom o trabalho..

  5. Platãofoi o primeiro a postular, no mundoocidental, a idéia de quehádoisaspectosdistintosnamentehumana. A um destesaspectoschamou“Logistikon”, a parte racionaldo ser humano. Aooutrochamou“Nous”, a parte intuitivadas pessoas.

  6. No Mundo Ocidental, a maioria das pessoas não tinham idéia do que Platão queria dizer com a sua teoría dos dois cérebros e básicamente a ignoraram por centenas de anos ou mais. Emcontrapartida, no Oriente, as pessoasentenderamosprincipios do ladoesquerdo e direito do cérebroàsuaprópriamaneira

  7. Depois veio A Era da Razão, seguida da Era Científica, e a gente começou a ter curiosidade acerca do que fazia que as coisas funcionassem … inclusive o cérebro. No Século XIX, oscientistascomeçaram a especular a respeito, atéque se deramconta de que o cérebropareciaestarcomposto porduasmetadesou “hemisférios”, osquaisprovavelmentecontrolavam diferentesaspectos do organismohumano. Com o passar do tempo, umasériede teorias começarama ser criadassobreos“doiscérebros”... ...muitas das quaisestavamdentro do quePlatãohaviadefinidohá 2.000 anos…

  8. O ladoesquerdoestáassociado com o intelecto, e estárelacionado com o pensamentoconvergente, abstrato, analítico, calculado, linear, sequencial e objetivo - se concentranosdetalhes e naspartes do todo. Este ladoproduzpensamentosquesãodiretos, verticais, sensíveis, realistas, frios, poderosos e dominantes Os engenheiros tem fama de usar estetipo de pensamento…

  9. O ladodireitoestáassociado com a intuição e estárelacionado com o pensamentodivergente, imaginativo, metafórico, não-linear, subjetivo e se concentra no TODO das coisas. Este ladoproduzpensamentos quesãoflexíveis, divertidos, complexos, visuais, diagonais, místicose abstratos. Os artistas, músicos, inventores, e empreendedores tem fama de usar estetipo de pensamento(juntocom algum dos rebeldescompanheirosseusde trabalho, dos quais VOCÊ podesser um deles…)

  10. Quando uma pessoa está no trabalho, a maior parte do tempo usa o lado esquerdo do cérebro. Se concentra nos detalhes, em tratar de encontrar o problema, em tratar de obter informação e feitos. Lógica, praticidade e ordem são as leis do dia. Afinal, istonão é tãomau, jáque umavez que o lado esquerdo do cérebrofez o seutrabalho, todo o “trabalhopesado”, aí o lado direito pode emergir e criar umaidéia totalmente diferente, umapossibilidadefora dos padrõesestabelecidos. Mas deve-se tomar emcontaque o lado direito do cérebro é “tímido”. …Nãochegará e se poráa fazer o que tãobemsabe fazer… Necessitaser convidado a funcionar.

  11. Então, comoconvidamos o ladodireito do cérebro a funcionar? …Fazendoatividadesqueo ladodireitocontrola !

  12. …porexemplo… Sairparapassear Exatamenteisto: vácaminhar, darumavolta, inclusívepularoucorrer. Quandoseucorpo se move, seuladodireito se ativa. …Sabiaque Mozart faziaexercícioantes de compor?

  13. Escutemúsica Ou, melhorainda, toque... Especialmentemúsicasemletra oucantadanumalínguaquevocênãoentenda. YokimuraNakamatsa, inventor japones com maisde 2.000 patentesregistradas, escuta a nonasinfonia de Beethoven antes dafase de execução de seusprojetos.

  14. Desenhe, Oufaçaesculturas, pinteoufaçaalgoassim. Façarepresentaçõesvisuais de seuobjetivoouidéia.

  15. Use o humor! “Ahá” e “ha,ha, ha” estãomuitoconectados. O riso o liberadatiraníadalógica e dalinearidade.

  16. Mudeseu look Mude o aspecto do seuespaço de trabalho, masrespeitando as normas de ondetrabalha. Pregue posters inspiradores. Reordenesuaestante. Movaqualquercoisaquerenove a “ordem” de sempre.

  17. Visualize a solução que tanto está batalhando para encontrar racionalmente. (Veja com os olhos da mente…) “Raramente penso só com palavras.” Albert Einstein

  18. Não faça nada. Reflita. Medite. Interiorize. Saia doproblema.

  19. Porquerelutamosemativarnossoladodireito do cérebro? 1. Para nãoterqueesperaratésair do trabalhoparateruma boa idéia 2. Para nãoficarlimitado a somente o racional e linear do ladoesquerdo

  20. A verdade é: Necessitamos de ambos: doladoesquerdo e doladodireito O truque é: saber comonos mover fluidamente de um ladopara o outro com facilidade.

  21. TESTE Se pode vê-la girando no sentido dos ponteiros do relógio está utilizando o hemisfério direito de seu cérebro. Se conseguir ver a figura girar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio então está utilizando o hemisfério esquerdo de seu cerebro. Algumas pessoas podem vê-la girar em ambos sentidos, outras so conseguem vê-la girar em um so sentido. Se consegue ver a figura girar em ambos sentidos (um de cada vez), dizem os experts que seu QI está acima de 160. Para queladogiraa bailarina?

  22. Funções do lado esquerdo do Cérebro emprego da lógicaorientado a detalhesbaseado em feitos,palavras e linguagem presente e passado Matemáticas e ciência pode compreender o conhecimento reconhece ordem/percepção de modelos Conhece o nome de objetosbaseado na realidadeformas de estratégiaspraticoseguro Funções do lado direito do Cérebro usa os sentimentosorientado a ver o panorama geral imaginativosímbolos e imagens presente e futuro filosofía e religião pode ampliar crêapreciapercepção espacialsabe a função dos objetosbaseado na fantasíaapresenta possibilidadesimpetuosoassume riscos

  23. F I M ppscriado e desenvolvidopor © Idea Champions, 2003 Reedición de formato e incorporación del test de la bailarina cortesía de Carlos Rangel Santiago de Querétaro, Mex. Abr.2008 carlitosrangel@hotmail.com