1 / 9

As Teorias Éticas

As Teorias Éticas. Há apenas uma teoria ética? ...toda atividade orientada pela ética pode subordinar-se a duas máximas totalmente diferentes e irredutivelmente opostas. Ela pode orientar-se pela ética da responsabilidade ou pela ética da convicção (Max Weber citado por Srour, 2003, p. 107)

teenie
Download Presentation

As Teorias Éticas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. As Teorias Éticas Há apenas uma teoria ética? ...toda atividade orientada pela ética pode subordinar-se a duas máximas totalmente diferentes e irredutivelmente opostas. Ela pode orientar-se pela ética da responsabilidade ou pela ética da convicção (Max Weber citado por Srour, 2003, p. 107) Ética da convicção, entendida como deontologia (tratado dos deveres). Ética da responsabilidade, conhecida como teleologia (estudo dos fins humanos)

  2. As Teorias Éticas Ética de Convicção Se pauta por valores e normas previamente estabelecidos modelando as ações a serem praticadas pelos agentes. As regras evitam os dilemas, os questionamentos, as dúvidas dilacerando a consciências dos agentes. Ficam os preceitos. Vertentes Princípio – quese até rigorosamente às normas morais estabelecidas, em um deliberado desinteresse pelas circunstânciasestabelecidas e cuja, máxima é sentencia: ‘respeite as regras, haja o que houver’ (Srour, 2003 p. 108)

  3. As Teorias Éticas Esperança – que ancora em ideais, moldada por uma fé capaz de mover montanhas, pois convicta de que todas as coisas podem melhorar, e cuja máxima preconiza: ‘o sonho antes de tudo’ (Srour, 2003, p. 103) O modo de decidir e agir da ética de convicção conforma muitas morais, entretanto os agentes não perdem o livre arbítrio, podendo Adotar outros valores ou princípios com a mesma mecânica da teoria de convicção (prescrições); Agir conforme a ética da responsabilidade e assumir o ônus das conseqüências das suas decisões; e Abandonar o comportamento ético.

  4. As Teorias Éticas O partidário da ética de convicção tem como responsabilidade velar sobre a chama da pura doutrina a fim de mantê-la viva. Devem ter ações de valores exemplares, o que parece irracional diante do eventual objetivo.

  5. As Teorias Éticas Ética da responsabilidade Os agentes são responsáveis por suas ações. Os ordenamentos previamente estabelecidos dão lugar a análise da situação. Os agentes: analisam os efeitos previsíveis que uma ação produz; planejam obter resultados positivos para a coletividade; e ampliam o leque de escolhas ao preconizar dos males o menor ou fazer o mais bem ao maior número possível de pessoas. A tomada de decisão passa a ser indutiva

  6. As Teorias Éticas Ética da responsabilidade “Analisa as situações concretas e antecipa as repercussões que uma decisão pode provocar. Dentre as opções que se apresentam, aquela que presumivelmente traz benefícios maiores à coletividade acaba adotada, ou seja, ganha legitimidade a ação que produz um bem maior ou evita um mal maior” (Srour, 2003, p. 112).

  7. As Teorias Éticas A tomada de decisão é indutiva porque... - É procedente de uma reflexão sobre as implicações de cada decisão. Obriga-se ao conhecimento das circunstâncias vigentes. Configura uma análise de riscos, custo e benefício. tem base na suposição que serão alcançados conseqüências ou fins altruístas imparciais.

  8. As Teorias Éticas Vertentes Utilitarista – as ações devem produzir o máximo de bem para o maior número de pessoas. Possam combina a mais intensa felicidade possível (critério da qualidade ou da eficácia) com a maior abrangência populacional (critério da quantidade ou da equidade). Máxima: “faça o maior bem para mais gente” Finalidade – determina que bondade dos fins justifica as ações empreendidas, desde que coincida com o interesse coletivo, e supõe que todas as medidas necessárias sejam tomadas. Máxima: “alcance objetivos altruístas, custe o que custar” (Srour, 2003, p. 112).

  9. As Teorias Éticas Ética de convicção - Idealismo purista – dogmático e absoluto. É uma ética de fé. Ética de responsabilidade Realismo pragmático – analítica e relativista. É uma ética da razão.

More Related