1 / 50

HEPATITES VIRAIS

HEPATITES VIRAIS. PET FARMÁCIA UNIFAL – MG - 2011 . O QUE É?. Doença causada mais comumente pelos vírus, que provocam inflamação no fígado. . O QUE É?. QUAIS OS TIPOS?. HEPATITE A. HEPATITE A. HEPATITE B. HEPATITE B. HEPATITE C. HEPATITE C. HEPATITE C. HEPATITE C. HEPATITE D.

tayte
Download Presentation

HEPATITES VIRAIS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. HEPATITES VIRAIS PET FARMÁCIA UNIFAL – MG - 2011

  2. O QUE É? Doença causada mais comumente pelos vírus, que provocam inflamação no fígado. 

  3. O QUE É?

  4. QUAIS OS TIPOS?

  5. HEPATITE A

  6. HEPATITE A

  7. HEPATITE B

  8. HEPATITE B

  9. HEPATITE C

  10. HEPATITE C

  11. HEPATITE C

  12. HEPATITE C

  13. HEPATITE D

  14. HEPATITE E

  15. PREVENÇÃO E CONTROLE Disponibilidade de água potável para consumo humano

  16. PREVENÇÃO E CONTROLE Sistema destinado ao escoamento e depósito de dejetos de origem humana, como fossas sépticas

  17. PREVENÇÃO E CONTROLE Alimentos devem ser preparados com boas práticas de higiene

  18. PREVENÇÃO E CONTROLE Manicures e podólogos devem usar alicates esterilizados e outros instrumentos descartáveis

  19. PREVENÇÃO E CONTROLE Portadores de hepatites dos tipos B, C e D devem ser orientados a não compartilhar objetos de uso pessoal, ao uso de “camisinha” nas relações sexuais, a não compartilhar materiais para colocação de piercing e tatuagem

  20. PREVENÇÃO E CONTROLE Ampliar os testes sorológicos para hepatites virais RESULTADO

  21. MANICURE: UMA PROFISSÃO DE RISCO E RESPONSABILIDADE

  22. A manicure está sempre exposta a riscos e infecções, isso sem falar na responsabilidade e respeito que qualquer profissional deve ter com suas clientes.

  23. Se você já é uma profissional de vários anos ou está começando agora, esperamos que esse curso possa lhe ser útil...

  24. Uma em cada dez manicures ou pedicures possui hepatite; • Essas profissionais não adotam medidas de segurança necessárias para evitar o contágio e sequer sabem dos riscos de saúde relacionados à atividade que exercem. • 2% simplesmente não utilizavam nenhum método de esterilização.

  25. Você que é manicure, já parou para pensar, por exemplo, na enorme quantidade de microrganismos que fica embaixo das unhas das mãos? E nas unhas dos pés?

  26. Agora você começa a entender quais são as responsabilidades de uma manicure!!!

  27. Classificação dos Instrumentos: 1- CRÍTICOS: como alicates, conseguem atravessar a pele e penetrar no sistema circulatório. Por isso precisam ser esterilizados constantemente. 2- SEMI-CRÍTICOS: penetram apenas um pouquinho na pele, como as espátulas e os afastadores. Mesmo assim também precisam ser desinfetados.3- NÃO CRÍTICOS (as lixas): tocam a superfície da pele, mas não entram em contato com o sangue e, por isso, oferecem menos perigo.

  28. Fórmulas anti-sépticas e Desinfetantes • O hipoclorito de sódio (cloro), por sua vez, é indicado para a limpeza de bacias, mas não para os instrumentos metálicos, como alicates e espátulas, pois sua fórmula é altamente corrosiva; • Além de seguro (e fácil de ser encontrado em qualquer farmácia), o álcool etílico (70%) é bastante eficaz para a higienização de materiais. Também é compatível com ferramentas metálicas. Mergulhe-as na solução por 10 minutos.

  29. BELEZA COM SEGURANÇA

  30. A CLIENTE CHEGOU, E AGORA?

  31. ALICATES, ESPÁTULAS E OUTROS MATERIAIS DE METAL • Devem ser lavados e escovados com sabão líquido, em água corrente abundante, ou lavadora ultrassônica a cada procedimento; • Em seguida, enxaguar, secar e acomodar o material em embalagem apropriada para o processo de esterilização; • Data de esterilização e o nome de quem preparou o material;

  32. ALICATES, ESPÁTULAS E OUTROS MATERIAIS DE METAL • Recomenda-se que cada profissional tenha no mínimo 06 (seis) jogos de alicate e espátula de metal, para garantir sua saúde e a de seu cliente.

  33. NO ENTANTO...

  34. AGORA, UMA PÉSSIMA NOTÍCIA...

  35. PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO • VAPOR SATURADO / AUTOCLAVE Um dos métodos mais seguros.

  36. ESTERILIZAÇÃO POR AUTOCLAVE • Deixar os instrumentos em imersão em detergente enzimático por dez minutos;

  37. ESTERILIZAÇÃO POR AUTOCLAVE • Limpar os alicates e as espátulas com escova pequena e de cerdas macias;

  38. ESTERILIZAÇÃO POR AUTOCLAVE • Enxaguar. Secar com toalha de papel;

  39. ESTERILIZAÇÃO POR AUTOCLAVE • Utilize um borrifador ou gotejador para lubrificar as áreas de articulação. Movimente os alicates para facilitar a penetração do líquido;

  40. ESTERILIZAÇÃO POR AUTOCLAVE • Proteger as pontas de alicates com algodão;

  41. ESTERILIZAÇÃO POR AUTOCLAVE • Embalar em papel grau cirúrgico, montando cada kit em um envelope com 1 alicate e 1 espátula;

  42. ESTERILIZAÇÃO POR AUTOCLAVE • Colocar no suporte para envelopes, um pacote em cada espaço;

  43. ESTERILIZAÇÃO POR AUTOCLAVE • Coloque a quantidade de água destilada conforme solicitado no manual de instruções;

  44. ESTERILIZAÇÃO POR AUTOCLAVE • Coloque o suporte com os envelopes na autoclave e realize o ciclo de esterilização; • Ciclos entre 121ºC e 134ºC de temperatura em presença de vapor. O ciclo total com secagem dura cerca de 1 hora.

  45. ESTERILIZAÇÃO POR AUTOCLAVE • Luvas - Depois de usar as luvas, lave-as com água e sabão, enxágue, enxugue com papel toalha e desinfete-as com álcool a 70%, ainda calçadas nas mãos. Retire e guarde-as em local apropriado.

  46. CALOR SECO/ ESTUFA • A temperatura para garantir a esterilização é de 170ºC por 1 hora ou 160º C por 2 horas. • Não pode ser aberta durante a esterilização; • Os alicates, espátulas e outros instrumentos de metal esterilizados devem ser guardados, em local limpo e seco e constar na embalagem a data da esterilização.

  47. Não é recomendado o uso de palitos de madeira por não ser possível uma adequada limpeza/desinfecção do mesmo, quando usá-lo descarte-o imediatamente após o uso.

  48. CONCLUÍDO O SERVIÇO, DEVE-SE: • Lavar as mãos após o atendimento de cada cliente; • Lavar e esterilizar todos os instrumentos utilizados ou não, pois mesmo sem uso, estarão contaminados e devem estar limpos e esterilizados para o próximo cliente; • Lavar as bacias e cubas com água e sabão líquido ou detergente após cada uso; • Colocar os instrumentos utilizados em caixa plástica lavável, sinalizada: “Instrumentos Contaminados” e prepará-los para o processo de esterilização.

  49. OBRIGADO!!!

More Related