1 / 9

Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper

Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper Turma/Grupo: 14B Alunos: - Ana Luiza Alves de Oliveira - Gustavo Barroso Coutinho - Pedro Correia - Ayrton Porto. Introdução.

tarala
Download Presentation

Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper Turma/Grupo: 14B Alunos: - Ana Luiza Alves de Oliveira - Gustavo Barroso Coutinho - Pedro Correia - Ayrton Porto

  2. Introdução A Fercon – Ferragens e Materiais de Construção – é uma empresa que tem como objetivo fornecer com qualidade ao consumidor final os seguintes produtos: material básico, madeiras, telhas, materiais hidráulicos, cobre, metais, louças, pisos e revestimentos, esquadrias gravia e sasazaki. A entidade cresceu continuamente ao longo dos anos junto com o crescimento imobiliário de Brasília, pois a demanda por materiais de construção sempre foi crescente.

  3. Histórico A idéia de criar a empresa surgiu em 1988 em uma mesa de bar em Sobradinho. Em Maio de 1989 a idéia foi concretizada e a Fercon iniciou suas atividades. A primeira loja surgiu na 709 norte, com poucos recursos, mas com metas bem definidas. Seus três sócios não mediram esforços para construir uma empresa reconhecida no mercado.

  4. Seus três sócios não mediram esforços para construir uma empresa reconhecida no mercado. Seus esforços renderam frutos e atualmente a empresa conta com três unidades: na Asa Norte, na Asa Sul e no CA do Lago Norte. Os sócios também se comprometem a ter um relacionamento ético e humano com seus clientes, fornecedores e empregados, além de estarem conscientes que devem vender produto que não prejudiquem o meio ambiente.

  5. Logística A logística exerce um papel fundamental na empresa e para a entidade atingir seu objetivo precípuo que é de maximização de seu valor. No campo de atuação da entidade a gestão dos estoques é fundamental na rentabilidade da empresa, pois os estoques consomem recursos que poderiam estar investidos em outros ativos Para atender o cliente de forma efetiva é preciso realizar a previsão de vendas futuras, de acordo com a experiência da empresa.

  6. A Fercon trabalha com um “estoque mínimo”, ou seja, a maioria dos produtos possui uma quantidade mínima que deve permanecer no estoque. No final de cada expediente, um relatório é retirado, indicando quais produtos estão abaixo do estoque mínimo. O fluxo de materiais é o fluxo contínuo que fornece uma resposta eficiente agregando valor ao cliente. Desse modo é o cliente da Fercon que “puxa” o fluxo de material.

  7. O pedido do cliente pode ser feito de três maneiras:na própria loja, pelo telefone (tele-entrega) e por e-mail. A empresa vende mais de 17.000 produtos, que são distribuídos por mais de 400 fornecedores. Para fazer a entrega de materiais, a empresa conta com uma frota de mais de 10 caminhões.

  8. A sua relação com os fornecedores é uma parceria “unilateral”, pois no final, a empresa tem que atender às condições do fornecedor se quiser vender o produto.

  9. Conclusão Conclui-se que a logística é essencial e deve ser bem estudada para a empresa poder gerar lucro. O fluxo de materiais é o fluxo contínuo que fornece uma resposta eficiente agregando valor ao cliente. Desse modo é o cliente da Fercon que “puxa” o fluxo de material.

More Related