1 / 44

CONCEITOS PRIMITIVOS

CONCEITOS PRIMITIVOS. PONTO É um elemento da Geometria que não há como dimensionar. Os pontos são representados por uma letra maiúscula do nosso alfabeto. RETA Reta é uma linha sem comprimento e sem largura." As relas são representadas por uma letra minúscula do alfabeto. PLANO

tacey
Download Presentation

CONCEITOS PRIMITIVOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CONCEITOS PRIMITIVOS PONTO É um elemento da Geometria que não há como dimensionar. Os pontos são representados por uma letra maiúscula do nosso alfabeto. RETA Reta é uma linha sem comprimento e sem largura." As relas são representadas por uma letra minúscula do alfabeto. PLANO Plano ou Superfície é aquilo que tem somente comprimento e largura. O plano é representado por uma letra grega minúscula. r A

  2. CONCEITOS IMPORTANTES TEOREMA São as proposições que necessitamde demonstrações paraserem aceitas. Os pontos que pertencem àmesma reta sãodenominadoscolineares. POSTULADOS OU AXIOMAS São as proposições primitivas geométricas que são aceitas sem demonstração. Vamos conhecer alguns Postulados.

  3. POSTULADOS

  4. POSTULADO 1 Dada uma reta r, existem infinitos pontos pertencentes a ela e há infinitos pontos não pertencentes a ela. Os pontos A, C e E são colineares, pois existe uma reta que passa por eles.

  5. POSTULADO 2 Dado um plano alfa, existem infinitos pontos pertencentes a ele e há infinitos pontos não pertencentes a ele. Os pontos A, B e C são coplanares.

  6. POSTULADO 3 Dados dois pontos distintos A e B, existe uma, e somente uma, reta r que passa por esses doispontos. Dois pontos distintos sempre serão colineares. Dois pontos distintos A e B determinam uma reta AB.

  7. POSTULADO 4 Se dois pontos distintos A e B pertencem a um plano alfa, então a reta r que passa pelos pontosA e B está contida em alfa.

  8. POSTULADO 5 Dados três pontos distintos A, B e C, não pertencentes à mesma reta (não colineares), existe um único plano alfa que passa por esses três pontos.

  9. POSTULADO 6 Dado um ponto P, por ele passam infinitas retas.

  10. POSTULADO 7 Dados uma reta r e um ponto P não pertencente à reta r, existe uma, e somente uma, reta sparalela a r passando por P.

  11. POSTULADO 8 Um ponto P pertencente a uma reta r divide-a em duas semirretas opostas cuja origem é P.

  12. POSTULADO 9 Uma reta r contida em um plano alfa divide-o em dois semiplanos opostos cuja origem é r.

  13. POSIÇÕES RELATIVAS

  14. POSIÇÕES RELATIVAS DE UM PONTO E UMA RETA Um ponto pode pertencer ou não a uma reta.

  15. POSIÇÕES RELATIVAS DE UM PONTO E UM PLANO Um ponto P pode pertencer ou não a um plano alfa.

  16. POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE DUAS RETAS

  17. RETAS PARALELAS Duas retas r e s são paralelas quando são coplanares e não tem ponto em comum..

  18. RETAS CONCORRENTES Duas retas r e s distintas são concorrentes quando tem um único ponto P em comum..

  19. RETAS CONCORRENTES Quando duas retas concorrentes formam ângulo reto (90°), são chamadas de retas perpendiculares.

  20. RETAS REVERSAS Duas retas r es são reversas quando não são coplanares.

  21. RETAS REVERSAS Por duas retas reversas, é possível passar uma, e somente uma. Quando duas relas são reversas e formam ângulo reto, são denominadas retas ortogonais.

  22. EXEMPLO DE RETAS ORTOGONAIS No cubo ABCDEFGH, as retasr e s são ortogonais.

  23. EXEMPLOS DE RETAS PARALELAS Voltar

  24. EXEMPLOS DE RETAS CONCORRENTES Concorrentes e não perpendiculares Todos os tipos Concorrentes e perpendiculares Todos os tipos Voltar

  25. DETERMINAÇÃO DE UM PLANO

  26. DETERMINAÇÃO DE UM PLANO O que define um PLANO?

  27. TEOREMAS DA DETERMINAÇÃO DE UM PLANO três pontos A, B e C não colineares são semprecoplanares e sobre eles passa um único plano. T.01

  28. TEOREMAS DA DETERMINAÇÃO DE UM PLANO Duas retas r e s paralelas. T.02

  29. TEOREMAS DA DETERMINAÇÃO DE UM PLANO Duas retas r e s concorrentes. T.03

  30. TEOREMAS DA DETERMINAÇÃO DE UM PLANO Uma reta r e um ponto P fora dela. T.04

  31. POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE DOIS PLANO

  32. PLANOS PARALELOS Dois planos distintos, alfae beta, que não têm ponto em comum. A intersecção dos planos é um conjunto vazio. Exemplo

  33. PLANOS CONCORRENTES OU SECANTES São dois planos distintos, alfa e beta, que têm uma reta em comum. Exemplo

  34. POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE UMA RETA E UM PLANO

  35. RETA PARALELA AO PLANO Uma rela s é paralela a um planoalfase s e alfanão têm ponto em comum. Exemplo

  36. RETA CONTIDA NO PLANO Uma reta r está contida em um plano alfa quando todos os pontos da reta pertencem ao plano.

  37. RETA CONCORRENTE APLANO Uma reta r é concorrente a um plano a quando r  alfa e apresenta apenas um ponto P em comum ao plano.

  38. PERPENDICULARIDADE ENTRE UMA RETA E UM PLANO

  39. UMA RETA É PERPENDICULAR A UM PLANO QUANDO: A reta t for perpendicular a duas retas concorrentes r e s do plano alfa.

  40. UMA RETA É PERPENDICULAR A UM PLANO QUANDO: A reta t for perpendicular a umareta e ortogonal a outra,sendor e s retas concorrentesdo alfa.

  41. UMA RETA É PERPENDICULAR A UM PLANO QUANDO: A reta t for ortogonal às retas r e s concorrentes do plano alfa.

  42. PERPENDICULARIDADE ENTRE DOIS PLANO

  43. UMA RETA É PERPENDICULAR A UM PLANO QUANDO: Dois planos,alfaebeta,são perpendiculares se uma retar de alfaé perpendicular abeta.

More Related