Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Inteligências Múltiplas PowerPoint Presentation
Download Presentation
Inteligências Múltiplas

Inteligências Múltiplas

348 Views Download Presentation
Download Presentation

Inteligências Múltiplas

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Inteligências Múltiplas

  2. Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete Padrões de Inteligências Múltiplas de Howard Gardner.

  3. Introdução A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner (1985), psicólogo da Universidade de Harvard, é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação. Sua insatisfação com a idéia de QI e com visões unitárias de inteligência, que focalizam sobretudo as habilidades importantes para o sucesso escolar, levou Gardner a redefinir inteligência à luz das origens biológicas da habilidade para resolver problemas. Através da avaliação das atuações de diferentes profissionais em diversas culturas, e do repertório de habilidades dos seres humanos na busca de soluções, culturalmente apropriadas, para os seus problemas, Gardner trabalhou no sentido inverso ao desenvolvimento, retroagindo para eventualmente chegar às inteligências que deram origem a tais realizações.

  4. O que é inteligência afinal? Howard Gardner, baseou seus estudos em pesquisas para questionar a tradicional visão da inteligência, uma visão que enfatiza as habilidades lingüística e lógico-matemática. Segundo Gardner, todos os indivíduos normais são capazes de uma atuação em pelo menos sete diferentes e, até certo ponto, independentes áreas intelectuais. Ele sugere que não existem habilidades gerais, duvida da possibilidade de se medir a inteligência através de testes de papel e lápis e dá grande importância a diferentes atuações valorizadas em culturas diversas. Finalmente, ele define inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais.

  5. Inteligências múltiplas 1. Lingüística 2. Lógico-matemática 3. Musical 4. Espacial 5. Cinestésica 6. Inter-pessoal 7. Intra-pessoal

  6. Inteligência Linguística

  7. Inteligência Lógico-Matemática

  8. Inteligência Musical

  9. Inteligência Espacial

  10. Inteligência Cinestésica

  11. Inteligência Inter-Pessoal

  12. Inteligência Intra-Pessoal

  13. Intrapessoal Mapa Mental

  14. O que é ser inteligente? “Capacidade de aprender, apreender ou compreender; inclui percepção, apreensão, intelecto, intelectualidade, capacidade de adaptar-se facilmente, agudeza, perspicácia, destreza mental, habilidade.” Aurélio Buarque de Holanda “É a capacidade do ser humano descobrir aquilo que gosta de fazer, faz bem, cada vez melhor e, ensina os outros para que o façam ainda melhor.” Prof. Adalid