1 / 30

Por Uma Cultura de Paz

Por Uma Cultura de Paz. Gestão de Programas de Segurança Pública com a participação da Comunidade. Profa . Ms . Izabela Jatene UFPA. 13 de setembro de 2011. Defesa Social.

stuart
Download Presentation

Por Uma Cultura de Paz

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Por Uma Cultura de Paz

  2. Gestão de Programas de Segurança Pública com a participação da Comunidade Profa. Ms. Izabela Jatene UFPA 13 de setembro de 2011

  3. Defesa Social É o conjunto de mecanismos coletivos, públicos e privados, para a preservação da paz social. A defesa é do Estado e das garantias constitucionais, simultaneamente, e ocorre em três vertentes: a garantia dos direitos individuais e coletivos, a segurança pública e o enfrentamento de calamidades.

  4. Políticas de Segurança Pública • Responsabilidades constitucionais: • - União: Prevenção e repressão à criminalidade interestadual e defesa nacional; • Estados: Polícia Judiciária (polícia civil) e Polícia Ostensivo (polícia militar); • Municípios: Guardas municipais.

  5. Políticas Públicas de Segurança

  6. POLÍTICAS DE PREVENÇÃO SOCIAL DA VIOLENCIA E CRIMINALIDADE • Proteção e Promoção social: garantia de direitos, lazer, educação, cultura e profissionalização; • Criação de novos Conselhos de Segurança Pública; • Intervenção estratégica: ação conjunta dos órgãos de justiça criminal; • Participação comunitária; • Unidade Integrada PRO PAZ; • Policiamento comunitário; • Reinserção social de egressos do Sistema Penitenciário e seus familiares, por meio da Fábrica Esperança.

  7. Polícia Comunitária É um policiamento que utiliza estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento e comprometimento com o local de trabalho e com as comunidades na preservação da ordem pública, da vida, do patrimônio das pessoas e da disseminação da Cultura de Paz. Hoje o Estado do Pará conta com 7.942 agentes de policiamento comunitário, 429 multiplicadores e 7.513 promotores. Até final de 2011 contaremos com mais 811 agentes de policiamento comunitário.

  8. Polícia Comunitária A atividade de polícia comunitária associa e valoriza dois fatores: a prevenção criminal e a identificação e resolução de problemas ligados à área de segurança pública, por meio de uma parceria estabelecida entre instituições estatais de diferentes esferas e a comunidade. O objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida da população.

  9. Unidade Integrada Pró-Paz Atuará sob a ótica da Parceria e Integração entre a Segurança Pública, os Órgãos de Proteção Social e Comunidade. As unidades Integradas de Pró-Paz contarão com: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Núcleo de Mediação de Conflitos, programa de inclusão digital, área de esporte e lazer e auditório.

  10. Unidade Integrada Pró-Paz Terá sua atuação pautada na filosofia de polícia comunitária, na qual o cidadão é cliente e parceiro dos agentes do Sistema de Segurança Pública, e por meio dessa parceria, fortalece os laços com a comunidade, resgatando a confiança social, e adotando uma postura pró-ativa, visando com isso a redução da violência e da criminalidade, bem como favorecendo o processo de inclusão social.

  11. Programas Preventivos Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência PROERD Desenvolvido pela Polícia Militar, inicia no Pará em 2003 tendo como Municípios pioneiros: Barcarena, Conceição do Araguaia e Augusto Corrêa. Até hoje mais de 400 escolas já foram atendidas e formou aproximadamente 40 mil crianças em Belém e em vários Municípios do Estado.

  12. Programas Preventivos Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD • Ação conjunta da Polícia Militar e família na prevenção e redução do uso de Drogas e da Violência entre crianças e jovens; • - Estabelecer uma relação de confiança entre a Policial Militar e o cidadão; • - Ao iniciar o programa nas escolas, são realizados reuniões como os pais dos alunos e educadores da escola, com o objetivo de estabelecer um engajamento destes; • - Atua em salas de aulas com crianças das séries iniciais e com 5º e o 7º ano do ensino fundamental.

  13. Programas Preventivos Escola da Vida – Corpo de Bombeiros Militar do Pará Por meio do Projeto Escola da Vida, o Corpo de Bombeiros Militar visa contribuir de forma efetiva com a comunidade, proporcionando às crianças e adolescentes ações sócio-educativas lhes assegurando um espaço de construção e promoção da cidadania. Dentro do quartel eles realizam atividades de esporte, primeiros socorros, reforço e cidadania. Em 18 anos de atuação, já foram atendidos aproximadamente 15000 , estando atualmente com 1570 crianças e adolescentes.

  14. Programas Preventivos Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial – CIEPAS/PM Desenvolve o Policiamento Ostensivo para fazer frente às ocorrências que envolvam Crianças e Adolescentes em situação de risco social e pessoal e no cometimento de Ato Infracional. Colabora com as demais entidades comunitárias, governamentais e não governamentais, através de palestras e atividades fins, objetivando ampla difusão e compreensão do Estatuto da Criança e do Adolescente.

  15. Programas Preventivos Companhia Independente de Policiamento Escolar CIPOE/PM Desenvolve o Policiamento Ostensivo junto às escolas que apresentam índices de violência e criminalidades elevados, de acordo com dados estatísticos do Sistema de Segurança Pública. Desenvolve suas atividades em parceria com os diretores, professores, alunos e conselho escolar, visando a redução dos índices de violências dentro e fora do ambiente escolar.

  16. Programas Preventivos PRO PAZ Programa Estratégico, criado em 4 de junho de 2004, na primeira gestão do Governador Simão Jatene, para fomentar a integração, a articulação e o alinhamento das políticas públicas para a infância e a juventude. O objetivo é viabilizar à população do Estado do Pará em situação de vulnerabilidade social, ações de inclusão social visando a redução dos índices de violência e a propagação da cultura de paz e não violência.

  17. Projetos desenvolvidos PRO PAZ

  18. Pro Paz Integrado Unidade de atendimento integral e interdisciplinar de crianças e adolescentes que sofreram violência. Objetivando evitar a revitimização, promovendo orientação de suas famílias, o PRO PAZ INTEGRADO reune os serviços especializados da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (médico e psicossocial), do Centro de Perícias Renato Chaves (perícias técnicas) e da Polícia Civil – DATA Divisão de Atendimento à Criança e Adolescente (procedimentos policiais e investigativos). Nov. 2004 a Set. 2011 – 6.914 Crianças e Adolescentes atendidos . Em 2004: 4 casos/ dia. Atualmente: 12 casos/ dia.

  19. Mover Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente Desenvolve ações que possibilitem a articulação e integração entre Governo, Tribunais, Ministério Público e Sociedade Civil para a implantação e implementação do Sistema de Garantia de Direitos, nos 144 municípios, através de 13 Regionais de Proteção Social. Na primeira gestão do governador Simão Jatene foram capacitados 945 e no ano de 2011, o total de 210 operadores do sistema de garantia de direitos.

  20. Pro Paz nos Bairros Pólo de contra turno escolar que atende crianças, adolescentes e jovens de 8 a 29 anos, com atividades de esporte e lazer, arte e cultura, em espaços localizados nos bairros. Com a participação da comunidade o Pro Paz nos Bairros vem fortalecendo a integração dos diversos atores sociais. Pólos: 1) Guamá – UFPA – 543 crianças e adolescentes. 2) Terra Firme – UFRA – 560 criança e adolescentes. 3) Bengui - MANGUEIRÃO – 560 crianças e adolescentes 4) Marituba – IESP - 560 crianças e adolescentes.

  21. Pro Paz Arte & Cultura Realiza ações que possibilitem a criação, experimentação, formação e circulação artística nas diversas linguagens (verbal, sonora, corporal, visual, cinestésica), por meio de oficinas, cursos, laboratórios, exposições, circuitos, shows e espetáculos, onde crianças, adolescentes, jovens e artistas vivenciam a arte como processo criativo vital para uma nova forma de perceber o mundo.

  22. Pro Paz Escola Estabelece estratégias de enfrentamento a violência, favorecendo a prevenção e construção da cultura de paz, nas escolas estaduais, ampliando os espaços convergentes de educação para o exercício do protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, com vistas ao desenvolvimento social e a mitigação da violência nos espaços escolares.

  23. Pro Paz Cidadania Promove a acessibilidade da população mais carente, a serviços que constituem a atenção às necessidades básicas do cidadão, realizando ações de mobilização nos bairros para o resgate da cidadania via emissão de documentos, assistência jurídica, atendimento médico e odontológico. Durante as ações realizadas o número de atendimentos é o de jovens com atendimentos principalmente de emissão de CPF’s, Carteiras de Identidade e Profissional. Foram realizadas ações: Bairro do Guamá (6.500 atendimentos); Santarém (23.000 atendimentos); Altamira (60.000 atendimentos) e Marabá (73.000 atendimentos)

  24. Pro Paz Comunidade Fomenta a criação de projetos sociais em Associações, Cooperativas, ONG’s, Fundações e OSCIP’s, articulando com possíveis financiadores o apoio para a execução dos referidos projetos.

  25. Pro Paz Infra Implantação e revitalização de espaços esportivos e sócios culturais, em Municípios, para o desenvolvimento de projetos sociais e ações locais que atuem na difusão da cultura de paz, fortalecendo ao desenvolvimento social e a mitigação da violência nos espaços comunitários.

  26. Pro Paz Juventude Coordena a Política Pública de Juventude no Estado do Pará, integrando e articulando as ações governamentais para o desenvolvimento desse segmento social. Coordena o Pro Jovem no Estado: . Projovem Urbano; Projovem Trabalhador; Projovem Prisional; Projovem Campo.

  27. Pro Paz Juventude Política Estadual de Juventude Proteção Social Espaço da Juventude; Bolsa Trabalho; Programas Sócio Educativos; Conselho Estadual de Juventude; Programas sócio esportivo e de lazer; Promoção Social Cursos de Capacitação; Cursos Pre vestibular; Infocentro; Programas sócio culturais; Defesa Social Unidades Pro Paz

  28. Pro Paz Juventude Promove a mobilização de jovens de 18 à 29 anos de idade, para a construção de estratégias que levem ao seu pleno exercício da cidadania e ao protagonismo Juvenil. Está organizando, em parceria com a SEJUDH e movimentos sociais, conferências regionais de juventude com vistas à realização da II Conferência estadual e participação na Conferência Nacional, que ocorrerá em dezembro em Brasília/DF.

  29. Pro Paz Gestão Compartilhada Toda a ação do Pro Paz é realizada com a parceria das Secretarias Executivas do Governo do Estado e de outras esferas, por meio de atividades compartilhadas de execução e monitoramento que prevê a convergência de programas, projetos e ações em atenção ao publico juvenil.

  30. Av. Nazaré, 781 – Centro Integrado de GovernoCep: 66871-170E-mail: propaz@propaz.pa.gov.br – Tel.: 91-3201 3725

More Related