pontua o n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Pontuação PowerPoint Presentation
Download Presentation
Pontuação

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 10
steven-edwards

Pontuação - PowerPoint PPT Presentation

67 Views
Download Presentation
Pontuação
An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Pontuação Entoação e Escrita

  2. Usar a pontuação adequada em um texto é importante? Leia. Um homem rico, percebendo que ia morrer, pediu papel e caneta e escreveu assim: Deixo os meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres

  3. Não teve tempo de pontuar e morreu. A quem deixava sua fortuna? Os concorrentes a herdeiros eram quatro: o sobrinho, a irmã, o alfaiate e os pobres. Deixo os meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres • a) Imagine que você é o sobrinho. Que pontuação usaria para se tornar o herdeiro? • b) Agora você é a irmã. Que pontuaçãoo usaria? • c) A fortuna vai ficar para o alfaiate. Reescreva, utilizando outra pontuação. • d) A fortuna deve ficar para os pobres. Como o texto deve ser reescrito. • e) Agora, vamos reler todos os textos reescritos. O que se pode concluir da leitura e das diferentes maneiras de pontuar?

  4. a) Deixo os meus bens a minha irmã? Não! a meu sobrinho. jamais será paga a conta do alfaiate. nada aos pobres.

  5. a) Deixo os meus bens a minha irmã? Não! a meu sobrinho. jamais será paga a conta do alfaiate. nada aos pobres. B) Deixo os meus bens a minha irmã. Não a meu sobrinho. jamais será paga a conta do alfaiate. nada aos pobres.

  6. c) Deixo os meus bens a minha irmã? Não! a meu sobrinho? Jamais! será paga a conta do alfaiate. nada aos pobres.

  7. c) Deixo os meus bens a minha irmã? Não! a meu sobrinho? Jamais! será paga a conta do alfaiate. nada aos pobres. d) Deixo os meus bens a minha irmã? Não! a meu sobrinho? Jamais! será paga a conta do alfaiate? Nada. aos pobres.

  8. Portanto, ao ler um texto, pode-se notar que as frases possuem melodia, entoação e ritmo. Na escrita, para marcar essas características próprias da língua oral, usa-se a pontuação. Assim: